Derlei não esquece os tempos em que foi orientado por José Mourinho na União da Leiria e no FC Porto. Em entrevista ao programa Futebol Arte, da Sport TV, emitido na quinta-feira, o antigo avançado brasileiro recordou, ainda, o momento em que assinou pelos dragões e aquilo que disse a Pinto da Costa.
"Quando chego ao FC Porto até disse ao presidente [Pinto da Costa], quando assinei, que ia para jogar e não para ficar como alguns jogadores que assinavam contrato de quatro ou cinco anos e ficavam a passear e a receber o salário. Não era a minha intenção", começou por dizer Derlei, prosseguindo.
"Vou para jogar e ele até me disse: 'Muitos dizem isso, mas vamos ver que a camisola pesa um bocado mais'", recordou o antigo avançado brasileiro antes de abordar o momento em que conheceu Mourinho pela primeira vez, com a pré-época da União de Leiria já a decorrer.
"Apresentaram-nos e ele disse-me: 'Fera, fica tranquilo. Vamos fazer uma boa temporada e vais fazer bastantes golos'. Lembro-me do primeiro treino e de estar à espera do preparador físico, o Rui Faria, para me levar a correr à volta do campo. Mas não. Fiz o aquecimento com todos e Mourinho deu-me um colete. Aos poucos comecei a fazer os trabalhos. Em nenhum momento andei a correr à volta do campo. Fiquei super feliz. Ele só me inseriu no grupo de trabalho", recordou, antes de comprar a mudança de ambos para o FC Porto.
"O sistema de jogo dele era basicamente o mesmo que nós jogávamos na União de Leiria", rematou o antigo avançado brasileiro que apontou 39 golos com a camisola do FC Porto.
Além de FC Porto e União de Leiria (42 golos), Derlei também vestiu a camisola de Benfica e Sporting.
Leia Também: AVB: "Se não fosse a sagacidade de um treinador realmente especial..."