O Sporting de Braga bateu o Gil Vicente (2-1), este sábado, num jogo em que Simon Banza fez as pazes com os golos ao cair do pano, valendo o regresso da equipa de Artur Jorge aos triunfos na I Liga.
Num primeiro tempo em que as melhores ocasiões pertenceram aos bracarenses, os gilistas até foram os primeiros a festejar, ainda que por escassos segundos, numa finalização certeira do ex-Benfica Martim Neto a ser invalidada por fora de jogo de Alipour no início da jogada, ainda dentro dos primeiros 20 minutos de jogo.
Já perto do intervalo, aos 39 minutos, Abel Ruiz deixou os cerca de 14 mil adeptos presentes na Pedreira a festejar, num lance, imagine-se, iniciado por Matheus no meio-campo. O guardião brasileiro antecipou-se ao perigo que poderia ser causado pelos gilistas e, em poucos segundos, viu a equipa construir a jogada do primeiro golo.
Já na segunda parte, a equipa de Vítor Campelos ameaçou o empate e acabou mesmo por obtê-lo da marca de grande penalidade, em cima da hora de jogo, por intermédio de Alipour.
A partir daí, tanto Sporting de Braga, como Gil Vicente, dividiram o jogo a nível de oportunidades flagrantes, até que a equipa de Artur Jorge acabou por ser feliz, aos 89 minutos, com o golo decisivo de Simon Banza. Ainda assim, antes do apito final, o jogo ficou marcado por um momento de muita tensão, com as quedas aparatosas de Serdar e Matheus, levando mesmo a que o central saísse do estádio de ambulância, em tempo de descontos.
Com este resultado, o Sporting de Braga, com 53 pontos na quarta posição, passa a estar a dois pontos do FC Porto, que ainda irá jogar este sábado (diante do Vizela), afastando-se, também à condição, do rival Vitória SC. Já o Gil Vicente é nono classificado, com 28 pontos.
[Notícia atualizada às 20h15]
Leia Também: Jogada que deixou Braga a festejar começou com Matheus... no meio-campo
Onzes
Sporting de Braga: Matheus, Cristian Borja, Paulo Oliveira, Serdar, Víctos Gómez, Zalazar, João Moutinho, Roger, Bruma, Simon Banza e Abel Ruiz.
Gil Vicente: Andrew, Buta, Rúben Fernandes, Gabriel Pereira, Alex Pinto, Mory Gnabe, Maxi Domínguez, Martim Neto, Félix Correira, Tidjany Touré e Ali Alipour.
Antevisão
O Sporting de Braga procura regressar aos triunfos na I Liga, este sábado, na receção ao Gil Vicente, num dérbi minhoto que acontece após o empate dos arsenalistas frente ao Rio Ave (0-0).
O conjunto de Artur Jorge segue na quarta posição, com 50 pontos, mais três por comparação ao rival Vitória SC, encontrando-se a cinco do FC Porto, na última vaga do pódio, enquanto os gilistas - com três igualdades consecutivas - ocupa a oitava posição, com 28 pontos.
O jogo tem apito inicial agendado para as 18 horas (horário de Portugal Continental), na Pedreira, com arbitragem de Iancu Vasilica, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Artur Jorge foi abordado por clube russo, mas quer continuar em Braga