Esta terça-feira, pelas 15h30, teve lugar na Cidade do Futebol a cerimónia da candidatura ao Mundial'2030, em que Portugal é co-anfitrião, juntamente com Espanha e Marrocos, com jogos também no Uruguai, Argentina e Paraguai. No evento foi desvendada a visão, os pilares, o logótipo e o vídeo da candidatura à competição.
Em Portugal, três estádios farão parte do maior certame de seleções a nível mundial - da Luz, de Alvalade e do Dragão. Fernando Gomes confirmou isso através do seu discurso inicial.
O slogan da candidatura é "Yalla Vamos 2030", juntando as línguas dos três países anfitriões. O logótipo foi apresentado, que junta "os elementos-chave da nossa localização geográfica. O Sol, que faz com que os nossos países sejam os principais destinos turísticos do mundo. O mar que celebra as linhas costeiras que nos ligam. O futebol a paixão comum no coração dos nossos povos", explicou o Coordenador da Comissão de Candidatura, António Laranjo.
[Logótipo]© Site YallaVamos2030
Foram apresentados quatro pilares: Sustentabilidade, inovação, investimento e impacto social. Laranjo não quis revelar quais as sedes e remeteu para mais tarde: "Será em julho, quando entregarmos o dossiê da candidatura, que isso se saberá". Mas, na prática, confirmou que uma meia-final será jogada em Portugal.
"Portugal não é candidato a ter uma final no Mundial. Se não terá, tem uma esperança muito grande em ter uma meia-final. O país que terá a final certamente deixará a meia-final para os outros dois", explicou.
Cristiano Ronaldo foi anunciado como embaixador do Mundial, ao lado de Álvaro Morata, Andrés Iniesta e Bono. Deixou uma mensagem de vídeo: "Portugal já demonstrou no passado a capacidade de organização que tem. O que desejo, é que 2030 seja um ano de sucesso, que possa tudo correr da melhor maneira. É um orgulho enorme ver Portugal a receber o Mundial'2030. Grande abraço e sucesso".
Foi ainda anunciado o site oficial da candidatura (https://yallavamos2030.com) e o vídeo oficial:
Ver esta publicação no Instagram
Leia Também: Atenção, Benfica: Bah dispensado da seleção da Dinamarca devido a lesão
Leia Também: Trio do FC Porto já treina com a seleção do Brasil