Os casos de Robinho e Dani Alves, que têm em comum crimes sexuais e um longo passado no futebol brasileiro e mundial, vêm trazer uma reflexão ao futebol e à sociedade no Brasil. Tal foi ilustrado pelas declarações de Danilo, ex-jogador do FC Porto, ao ser questionado sobre as recentes condenações dos ex-colegas de seleção.
"Entendo que, na minha posição, como jogador há mais tempo na Seleção, exercendo o papel que exerço, é importante que eu fale. Acho, sim, que é importante passar por conscientização dentro da seleção brasileira, na formação, mas também gostaria de fazer a reflexão de que a gente não faça o julgamento que isso acontece só no futebol, é reflexo da sociedade e vem a se espelhar no futebol", começou por dizer, em conferência de imprensa, citada pelo Globo Esporte.
"Enquanto atletas de alto nível temos que entender o lugar que a gente ocupa, nosso papel, entender que nossas ações tem um poder maior de influenciar positivamente e negativamente. Está na hora de entender melhor que nosso papel é jogar futebol, representar os clubes e a seleção brasileira, mas também servir de exemplo de comportamento e de forma de lidar fora de campo para a juventude", na opinião de Danilo, jogador da Juventus.
O lateral, que passou pelo FC Porto, deu o exemplo pessoal e lembrou que todos têm mulheres na família. "Temos que entender que temos mães, irmãs, filhas, esposas, namoradas e que essas mulheres passam por provações e pensamentos que nós, enquanto homens, não passamos. Como pensar em que roupa vai sair por um julgamento ou por abrir um suposto precedente para qualquer coisa. Conversando com uma pessoa outro dia ela me disse: 'Se tem um camião parado na rua, eu não passo atrás porque tenho receio que ali tenha alguém que me faça mal'. Nós, enquanto homens, não temos esse tipo de receio" disse Danilo.
Leia Também: Robinho preso em Santos após decisão do Supremo Tribunal de Justiça
Leia Também: Justiça brasileira emite ordem de prisão para Robinho