Estrela-Sporting: Quebrar jejum em dia santo ou manter a 'estrelinha'?

O Sporting tem uma curta deslocação ao Estádio José Gomes, na Amadora, nesta sexta-feira. Não perde neste recinto há 26 anos.

Notícia

© Getty Images

David Silva
29/03/2024 08:00 ‧ 29/03/2024 por David Silva

Desporto

I Liga

Sexta-feira de grandes emoções para os adeptos do futebol. Se, para os católicos, este é um dia santo, em que se celebra a Sexta-feira Santa (em que ocorreu a crucificação de Jesus Cristo), hoje também acontecem dois grandes jogos da I Liga - Estrela da Amadora-Sporting e Benfica-Chaves.

Os homens da casa podem quebrar o jejum de 26 anos sem ganhar ao Sporting no próprio reduto (é digno recordar que estiveram mais de uma década fora da I Liga). A última vitória aconteceu precisamente no dia 29 de março de 1998. 

Já o Sporting, líder da Liga, quer manter a 'estrelinha' de campeão. É a equipa que mais marca e uma das que menos sofre; além disso, encontra-se praticamente na máxima força, sem ausências forçadas.

Rúben Amorim avisou que este é um jogo "ainda mais decisivo" do que o dérbi que se avizinha com o Benfica. "Estrela é sempre difícil, tem jogadores muito rápidos na frente. Tivemos problemas no primeiro jogo cá", lembrou Amorim. O último jogo acabou com um 3-2 traiçoeiro no Estádio de Alvalade. 

Acompanhe, mais logo, a partir das 20h30, o jogo em direto, com o Desporto ao Minuto. Fábio Veríssimo será o árbitro principal da partida.

Treinadores

Sérgio Vieira:

Chave para o jogo. "É preciso parar toda a dinâmica coletiva. Na primeira volta, não conseguimos pontuar, mas olhámos para o desempenho coletivo e tivemos muitas coisas boas. Infelizmente, por pequenos detalhes, não conseguimos ser eficazes no momento defensivo. O nosso pensamento é sempre no que podemos fazer no máximo das nossas capacidades e, se o fizermos, temos condições para lutar pelos três pontos."

Ausências. "Sentimos que, quando temos poucas baixas, conseguimos preparar bem as partidas e discuti-las com qualquer adversário. Queremos manter a lógica de sermos uma equipa ofensivamente perigosa e capaz de deixar o Sporting em alerta e, defensivamente, ser muito coesos e rigorosos. Se vamos conseguir ou não, depende dos jogadores e da sua confiança, motivação e disciplina. Estarei sempre a apoiá-los, independentemente de acertarem ou errarem. Se errarem pouco, estaremos mais perto de vencer"

Rúben Amorim:

Jogo decisivo. "Quando menos se espera, perdemos seis pontos em quatro jornadas. Tudo pode acontecer. Este jogo com o Estrela ainda é mais importante, porque é o preparar para um jogo especial. Diferente. Não pelo campeonato, mas pela envolvência. Este jogo é mais importante e mais decisivo do que o Benfica."

Descanso dos jogadores. "Em relação à equipa, está bem. Paragem deu para recuperar alguns jogadores, descansar, outros foram para a seleção, apenas o Inácio fez os noventa minutos durante o último jogo. Devido ao tempo de recuperação e o historial dele, porque teve uma lesão no isquiotibial, tem de haver uma gestão. O resto está pronto para o jogo. Tivemos um percalço com o Seba, que acabou por recuperar, o Marcus já fez dois dias mais ou menos de treino. O Trincão, recuperámo-lo até ao último minuto, vamos levá-lo. Temos de levar toda a gente para um jogo difícil."

Últimos resultados

Estrela: E-V-D-E-D

Sporting: V-D-V-E-V

Últimos onzes

Estrela: Bruno Brígido, Miguel Lopes, Kialonda Gaspar, Léo Jabá, Diogo Fonseca, Nanu, Aloísio Souza, Léo Cordeiro, Rúben Lima, Kikas, Régis Ndo

Sporting: Franco Israel, Ousmane Diomande, Sebastián Coates, Matheus Reis, Geny Catamo, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Paulinho

Ausências

Estrela: Gustavo Henrique, João Reis e Rodrigo Pinho (lesionados).

Sporting: António Adán e Pedro Gonçalves (lesionados).

Leia Também: Rúben Amorim anuncia plano para Geovany Quenda: "Um grande projeto"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Manchester United de luto. Morreu Denis Law, aos 84 anos

Óbito

Manchester United de luto. Morreu Denis Law, aos 84 anos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1820
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas