Sporting aplica reviravolta ao Estrela e dá Trincão no jejum do título

Os leões voltam ao cimo do campeonato antes de defrontar duas vezes o Benfica no espaço de uma semana, uma para a Liga, outra para a Taça.

Notícia

© Getty Images

David Silva
29/03/2024 22:31 ‧ 29/03/2024 por David Silva

Desporto

I Liga

O Sporting venceu o Estrela da Amadora, nesta Sexta-feira Santa (em que se pratica o jejum), por 1-2, no Estádio José Gomes, na Reboleira. Um reduto onde os leões não perdem há 26 anos e mantiveram essa senda. Francisco Trincão participou nos dois golos que perfizeram a reviravolta dos homens de Rúben Amorim, num jogo dominado pelos leões.

Apenas meia-hora depois de o Benfica ter reclamado a liderança à condição da I Liga, ao vencer por 1-0 o Chaves, último classificado da tabela, o Sporting iniciou um embate não habitual – deslocou-se ao Estádio José Gomes, na Amadora, para jogar com o Estrela. Nesta temporada de regresso dos homens da Reboleira à primeira divisão, o jogo da primeira volta terminou com um ‘apertado’ 3-2 para os leões.

E a verdade é que a primeira parte foi frenética no Estádio da Reboleira. Em casa, o Estrela não perdia há três jogos – Rúben Amorim destacou a valia dos amadorenses no José Gomes – e apresentou-se ousada diante do melhor ataque do campeonato. Amorim teve de jogar com uma defesa improvisada, já que Inácio estava cansado e Coates sofreu uma gastroenterite. 

'Frango' Israel origina resposta imediata do Sporting

O melhor marcador da competição começou a aparecer logo aos 11 minutos. Mesmo estando bem controlado, Gyokeres arranjou espaço para testar Bruno Brígido. Pouco depois, surgiu o primeiro golo do jogo, para festa dos homens da casa. Na sequência de um canto, Franco Israel tem uma abordagem deficiente e deixa a baliza aberta, à mercê de Leonel Bucca. Estreia a marcar do médio argentino, muito celebrada. 

Nem dez minutos depois, veio a resposta dos leões. Catamo encontrou Trincão com um belo passe nas costas da defesa amadorense e, com espaço, o jovem extremo cruzou para a cabeça de Paulinho. Tudo empatado de novo. O Sporting ia pondo a carne no assador (em dia de jejum) e obrigou Brígido a defesa apertada após remate de Morita. Do outro lado, Franco Israel redimiu-se com uma parada impressionante, após cabeceamento de Kikas. 

A segunda parte não acabaria sem a reviravolta do Sporting. Trincão, mais uma vez, pegou na bola e percorreu vários metros em drible, até encontrar espaço para o remate. Fê-lo, para primeira defesa de Brígido, mas Nuno Santos estava em boa posição para encostar. As equipas foram para o descanso com o Sporting a vencer 1-2. 

Bruno Brígido foi essencial na baliza do Estrela da Amadora

Ao intervalo, foi a vez de Gonçalo Inácio entrar, já que Matheus Reis estava amarelado. Também Sérgio Vieira promoveu alterações. Nuno Santos teve a primeira oportunidade aos 50 minutos, para defesa de Brígido. Outra tentativa de Gyokeres também esbarrou nas mãos do guardião. O sueco até acertou no poste no minuto seguinte, mas aparentou estar em fora de jogo. 

Até ao final, Bruno Brígido fechou a baliza a sete chaves. Viktor Gyokeres e Francisco Trincão bem tentavam mas, ou falhavam o alvo, ou eram travados pelo guardião brasileiro. 

O Sporting volta ao cimo da tabela, depois do Benfica ter estado na primeira posição durante duas horas e meia. Os leões enchem ainda mais o ‘balão de oxigénio’ antes do duplo dérbi antes do Benfica. Já o Estrela da Amadora fica com 26 pontos, ainda na luta pela permanência, apesar de ter mais três pontos que o 16.º. 

Onzes

Estrela da Amadora: Bruno Brigído, Kialonda Gaspar, Miguel Lopes, Fonseca, Nanu, Aloíso Souza, Leonardo, Rúben Lima, Bucca, Leo Jabá e Kikas

Sporting: Israel, Matheus Reis, St. Juste, Diomande, Catamo, Morita, Daniel Bragança, Nuno Santos,Trincão, Paulo e Gyokeres. 

Antevisão

Dia grande do futebol nacional. Sporting joga com o Estrela da Amadora, vizinho da área metropolitana de Lisboa, nesta sexta-feira, duas horas e meia depois de o Benfica começar a jogar com o Chaves, no Estádio da Luz. 

O Sporting tem um registo vencedor diante do Estrela, nas últimas décadas. Os homens da Reboleira não ganham em casa diante do Sporting há exatamente 26 anos. A última vitória em Alvalade aconteceu em 2005, há 19 anos. 

Rúben Amorim conta praticamente com todos os jogadores, agora que acabou a pausa para os compromissos internacionais. O jogo terá a arbitragem de Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Acompanhe o jogo em direto, com o Desporto ao Minuto, a partir das 20h30. 

Leia Também: Xabi Alonso garante que fica no Bayer Leverkusen: "Isto ainda não acabou"

Leia Também: Craques de Sporting e FC Porto na lista de possíveis reforços do Arsenal

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

FC Porto assinala aniversário de Pinto da Costa: "42 anos de liderança"

FC Porto

FC Porto assinala aniversário de Pinto da Costa: "42 anos de liderança"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Audi S3 de Ronaldo continua guardado e sem hipótese de ter novo dono

Audi

Audi S3 de Ronaldo continua guardado e sem hipótese de ter novo dono

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas