O Sporting de Braga sorriu no fecho da 27.ª jornada da I Liga, esta segunda-feira, ao vencer na deslocação ao reduto do Portimonense (3-5), num autêntico jogo 'de loucos', culminando na aproximação ao FC Porto, no terceiro lugar, em função do deslize dos dragões diante do Estoril, deixando ainda para trás o rival Vitória SC.
O jogo não poderia ter começado melhor para a equipa de Artur Jorge (cujo nome foi fortemente apontado ao Botafogo nos últimos dias, colocando-se até o cenário de saída após o jogo em Portimão), uma vez que Bruma, na primeira ocasião, festejou o tento inaugural, apenas com três minutos decorridos.
Os algarvios reagiram aos 18 minutos, numa grande penalidade convertida por Pedrão que deixou os bracarenses em protestos, mas a verdade é que a resposta apareceu ainda antes do intervalo, com um golo de Roger em cima da meia hora de jogo, após um passe de mestre por parte de Zalazar.
Logo a abrir a segunda parte, Simon Banza rapidamente anulou a entrada 'atrevida' do conjunto de Paulo Sérgio e fez o terceiro da sua equipa, aos 49 minutos, seguindo-se depois o bis na partida, na conversão de uma grande penalidade (61'), com um alerto do VAR por mão na bola a levar o árbitro Cláudio Pereira a rever as imagens e a identificar a irregularidade.
Já com contornos de goleada, o Sporting de Braga ainda chegou ao quinto, no bis de Bruma (69'), motivando uma reação do Portimonense praticamente no imediato. O recém-entrado Hildeberto Pereira reduziu aos 71 minutos, na cara de Matheus, viu um golo ser-lhe anulado pouco depois (79'), por fora de jogo, seguindo-se o 3-5 apontado por Fukui, aos 87 minutos. Até ao apito final, houve ainda ameaças para que a desvantagem passasse a ser tangencial, mas a reação apareceu tarde.
Com este resultado, o Sporting de Braga passa a somar 56 pontos, no quarto lugar, afastando-se não só do rival Vitória SC (53 pontos), como ainda se aproximou do FC Porto na luta pelo terceiro posto, à distância de apenas dois pontos. Já o Portimonense mantém-se na antepenúltima posição, com 23.
[Notícia atualizada às 22h20]
Leia Também: Roger apareceu sozinho 'do nada' e recolocou o Sp. Braga na frente
Leia Também: Segunda parte arrancou e Sp. Braga não tardou em festejar neste lance
Leia Também: Bruma bisa e Roger assiste, mais uma vez. Eis o 1-5 do Sp. Braga
Onzes
Portimonense: Kosuke Nakamura, Relvas, Alemão, Pedrão, Seck, Guga, Dener, Estrela, Lucas Ventura, Midana e Hélio.
Sporting de Braga: Matheus, Víctor Gómez, Serdar, Niakaté, Joe Mendes, Zalazar, João Moutinho, Bruma, Roger, Abel Ruiz e Banza.
Antevisão
Após a paragem para compromissos internacionais, o Sporting de Braga volta a jogar na I Liga, esta segunda-feira, frente ao Portimonense, numa deslocação ao sul do país que poderá conduzir a uma aproximação ao FC Porto, no terceiro lugar.
Os bracarenses encontram-se a dividir o quarto lugar com o rival Vitória SC e, em caso de triunfo, ficariam a dois pontos da última vaga do pódio, de acesso à Liga Europa, enquanto o quarto lugar, sem contar com o desfecho da Taça de Portugal, garante uma vaga na Liga Conferência. Isto tudo depois de uma semana em que começaram a surgir notícias de uma eventual saída de Artur Jorge para o Botafogo logo após o jogo em Portimão.
Já os algarvios seguem na antepenúltima posição e tentam aproveitar os novos deslizes de Vizela e Desportivo de Chaves, na tentativa de fuga aos lugares de descida direta à II Liga.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h15 (horário de Portugal Continental) desta segunda-feira, com arbitragem de Cláudio Pereira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Sporting de Braga visita Portimonense para 'apertar' FC Porto