O FC Porto não aproveitou a derrota do Benfica frente ao Sporting, 24 horas antes, e também se deixou derrotar, este domingo, na receção ao Vitória SC (1-2), em jogo da 28.ª jornada da I Liga. Os dragões perderam assim a possibilidade de se aproximarem do segundo lugar, que garante o acesso à fase preliminar da Liga dos Campeões.
Depois de uma entrada em falso, os dragões ficaram em maiores dificuldades no segundo tempo, depois da expulsão de Pepe. Por seu turno, o Vitória SC continua a superar-se e já igualou os 56 pontos do rival Sp. Braga, ficando a apenas dois pontos do... FC Porto.
Refira-se, ainda, que o último triunfo do Vitória SC no Dragão, em jogos do campeonato, havia sido em agosto de 2018. Quase seis anos depois, a equipa vitoriana volta a sorrir na cidade Invicta.
️Vitória SC iguala o SC Braga no 4.º lugar e está agora a 2 pontos do FC Porto e do acesso à Liga Europa (via campeonato).
— Playmaker (@playmaker_PT) April 7, 2024
Os vitorianos ainda vão defrontar o SC Braga em casa na penúltima jornada e ainda há um SC Braga x FC Porto no fecho do campeonato. pic.twitter.com/twjY6BRPQ2
Filme do jogo
Depois do embate na Taça de Portugal, em Guimarães, que deixou o FC Porto mais perto da final do Jamor, o Vitória SC entrou em campo com vontade de fazer estragos e com pouco a perder.
Aos 12 minutos, e na sequência de um livre indireto, Galeno tentou cortar a bola, mas acabou por trair Diogo Costa, desviando-a para dentro da baliza.
O Vitória SC viu-se em vantagem, mas não se acomodou e foi em busca de explorar as costas da defensiva portista que esta noite não contava com a presença de Otávio (a cumprir castigo). Foi mesmo por aí que Jota Silva (33') encontrou o caminho para o segundo golo vitoriano no Dragão. Bola nas costas de Pepe e o mais recente internacional a bater Diogo Costa.
Sérgio Conceição não gostava do que estava a ver e começou a preparar uma tripla alteração que acabaria por não acontecer. No entanto, a agitação no banco trouxe frutos e o FC Porto reduziria a distância no marcador ainda antes do intervalo. Pepê lançou Galeno (44') que, na cara de Bruno Varela, redimiu-se do autogolo e devolveu a esperança aos adeptos presentes no Estádio do Dragão.
A primeira mexida de Conceição aconteceu, sim, ao intervalo, com Zé Pedro a render Fábio Cardoso no eixo defensivo. Do outro lado, Álvaro Pacheco também mexia no xadrez, Tomás Ribeiro e Ricardo Mangas entraram para os lugares de Handel e Afonso Freitas, sendo que o segundo não duraria mais do que 10 minutos, tendo saído com queixas musculares aos 55 minutos.
O FC Porto parecia melhor, contra um Vitória mais na expectativa, mas Bruno Varela ia sendo mais espetador do que interveniente. Nesse sentido, Conceição voltou a mexer, fazendo entrar Iván Jaime e João Mário e retirando Sánchez e Alan Varela.
O FC Porto estava a ficar mais perigoso, e já com o regressado Taremi em campo, mas Pepe recebeu ordem de expulsão após palavras dirigidas a Fábio Veríssimo, que chegou a fazer o gesto de óculos para 'explicar' o que motivou a decisão drástica.
A inferioridade numérica tirou força ao FC Porto, tal como seria de prever, e o Vitória aproveitou para gerir a vantagem no marcador de uma outra forma e sempre apostado em explorar as costas dos dragões que iam subindo no terreno em busca do empate.
O cansaço ia tomando conta das duas equipas e o resultado não mais se alterou até ao final dos 90 minutos. O FC Porto acumulou, assim, a segunda derrota consecutiva no campeonato, a sexta em 28 jornadas, e não aproveitou o deslize do rival Benfica para se aproximar do segundo posto.
Momento do jogo: A expulsão de Pepe, no momento em que o FC Porto estava por cima do jogo e que parecia estar perto do empate, colocou um ponto final na história do jogo.
🇵🇹Pepe iguala o máximo de expulsões com 🟥vermelho direto na Liga Portuguesa:
— Playmaker (@playmaker_PT) April 7, 2024
7 🇵🇹Pepe
7 🇵🇹Rui Jorge
7 🇩🇿Rafik Halliche pic.twitter.com/5KwRFyI6Xc
Equipas iniciais
ONZE DO FC PORTO: Diogo Costa; Sánchez, Pepe, Fábio Cardoso, Wendell; Nico, Alan Varela, Pepê; Galeno, Namaso e Francisco Conceição.
ONZE DO VITÓRIA SC: Bruno Varela; Manu, Jorge Fernandes, Borekovic; Bruno Gaspar, Handel, João Mendes, Tiago Silva, Afonso; Jota e Kaio César.
Antevisão
O FC Porto recebe, este domingo, o Vitória SC em jogo da 28.ª jornada da I Liga. Depois de portistas e vitorianos terem medido forças na Taça de Portugal, na passada quarta-feira, há novo embate, desta feita no Estádio do Dragão, com o conjunto azul e branco a ter via aberta para reduzir a desvantagem pontual face ao Benfica, segundo classificado, que ontem foi derrotado pelo Sporting e ficou mais longe do título.
Por seu turno o Vitória também quer aproveitar a derrota do Sp. Braga, ante o Arouca, para igualar a marca dos 56 pontos.
Ainda assim, e tendo em conta o histórico mais recente, vale lembrar que o FC Porto venceu os últimos jogos contra o Vitória SC no campeonato.
Siga, em direto, todas as incidências da partida entre FC Porto e Vitória SC a partir das 20h30 no Desporto ao Minuto.
Leia Também: FC Porto-Vitória SC: Depois da Taça, é hora de reencontro no campeonato