O Sporting visitou e derrotou, esta terça-feira, o Famalicão (1-0), em jogo em atraso da 20.ª da I Liga, que estava incialmente previsto para fevereiro. Mais de dois meses depois, os leões acertaram o calendário e um golo de Pedro Gonçalves, aos 20 minutos, bastou para aumentar a vantagem pontual face ao Benfica, de quatro para sete pontos, garantindo, assim, pelo menos o segundo lugar e a presença na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões.
Por seu turno, o FC Porto ficou matematicamente afastado de conseguir chegar ao título esta temporada. Feitas as contas, o Sporting, agora com 77 pontos, deu mais um passe de gigante e fica mais perto de ser campeão, restando apenas cinco jornadas para o final do campeonato.
75.º golo de Pedro Gonçalves pelo Sporting: é o 22.º melhor marcador de sempre dos leões e apresenta uma média de 0,43 golos/jogos pic.twitter.com/EZzRjnLAzB
— Playmaker (@playmaker_PT) April 16, 2024
Filme do jogo
Rúben Amorim voltou a mexer no onze do Sporting e viu Daniel Bragança acertar na trave logo aos 16 minutos, com Luiz Júnior a esticar-se todo e ainda a tocar na bola antes desta espirrar na trave.
O susto deixou o Famalicão em sentido, mas não impediu Pedro Gonçalves de desfazer o nulo apenas quatro minutos depois. Trincão lançou o companheiro de equipa, que na cara do guardião famalicense, não perdoou e abriu as contas, optando por não festejar por respeito à antiga equipa.
O golo forçou o Famalicão a arriscar mais em termos ofensivos e o Sporting acabou por ir gerindo os vários momentos de jogo até ao intervalo. Nota, ainda, durante os primeiros 45 minutos, para o momento que custou a Diomande o quinto amarelo no campeonato, o que significa que será baixa para a receção ao Vitória SC, agendada para domingo.
No regresso dos balneários, Rúben Amorim não perdeu tempo e fez entrar Eduardo Quaresma para o lugar de Diomande, com o intuito claro de evitar qualquer tipo de possibilidade de o Sporting ficar reduzido a dez unidades.
A toada de jogo manteve-se igual no segundo tempo, com os leões a jogar com uma maior contenção do que o habitual, tentando tirar proveito da velocidade do trio da frente sempre que possível.
O ritmo começava a ficar frenético em Vila Nova de Famalicão e Rúben Amorim voltou a mexer na equipa aos 68 minutos, fazendo entrar três jogadores de uma assentada: Esgaio, Morita e Paulinho entraram para os lugares de Catamo, Daniel Bragança e Pedro Gonçalves.
Nesta altura da partida era Nuno Santos quem ia sendo o homem mais perigoso da noite, provocando dois sustos a Luiz Júnior.
Do outro lado, Armando Evangelista só começou a arriscar mais aos 70 minutos, altura em que fez entrar Sorriso para o lugar do desinspirado Puma Rodríguez, com Filipe Soares a render Topic sete minutos depois.
Ainda assim, o Famalicão revelava dificuldades claras em entrar no último terço do terreno de jogo e as oportunidades de golo a serem... escassas. O lance de maior perigo dos famalicenses chegou aos 79 minutos (!) através de um remate de Cádiz que saiu por cima da baliza.
Aos 88 minutos, Nathan surgiu em boa posição para visar a baliza de Israel, mas Coates surgiu ao estilo bombeiro para afastar o perigo e evitar um sério calafrio para Amorim e companhia.
Ao terceiro minuto de descontos, mais um susto para Israel e companhia, com Chiquinho a desperdiçar um lance que poderia dar o empate mesmo à beira do apito final.
Os minutos passavam e o sofrimento dos comandados de Rúben Amorim aumentava a olhos vistos, mas o triunfo tangencial acabaria mesmo por ser confirmado pelo árbitro Fábio Veríssimo seis minutos depois dos 90.
Momento do jogo: O golo de Pote deixou o Sporting mais confortável na partida e obrigou o Famalicão a encontrar um plano alternativo.
Equipais iniciais
ONZE DO FAMALICÃO: Luiz Júnior, Nathan, Riccieli, Justin de Haad, Aguirregabiria, Zaydou, Topic, Gustavo Sá, Puma Rodríguez, Chiquinho e Cádiz.
ONZE DO SPORTING: Israel, Coates, Inácio, Diomande, Catamo, Daniel Bragança, Hjulmand, Nuno Santos, Pedro Gonçalves, Trincão e Gyokeres
Antevisão
Esta terça-feira é dia de acertar calendário na I Liga. O líder Sporting visita o Famalicão em jogo em atraso da 20.ª jornada, inicialmente agendado para 3 de fevereiro que acabaria por ser adiado, à última hora, por falta de policiamento no Estádio Municipal de Famalicão.
Mais de dois meses depois, os leões tentam aumentar para sete a vantagem pontual face ao Benfica, em caso de vitória, ao mesmo tempo que afastariam o FC Porto das contas do título de forma definitiva.
Com lotação esgotada e com Fábio Veríssimo encarregue de dirigir a partida entre Famalicão e Sporting a partir das 20h15. Siga, em direto, todas as incidências da partida no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Famalicão anuncia lotação esgotada para o duelo com o Sporting