"No dia em que o estádio do Chelsea cantou o meu nome, deixei de lá ir"

Treinador português comentou atualidade desportiva.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
01/05/2024 12:56 ‧ 01/05/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

José Mourinho

José Mourinho em declarações aos jornalistas esta quarta-feira, em Vila do Conde, à margem de uma homenagem ao pai feita pelo Rio Ave. 

Memórias de Vila do Conde: "Vivi cá um ano, com os meus 18 anos, antes de entrar em Lisboa, na faculdade. Foi ótimo para mim."

Inspiração do pai: "Foi sempre difícil para mim carregar o peso de ser filho de quem era, principalmente a dimensão humana. É difícil para mim ser filho de um homem roçava a perfeição. É isso que carrego com orgulho." 

Sentiu-se obrigado a seguir a mesma carreira: "As coisas foram acontecendo. Nunca fui atrás de nada como uma obsessão. A sensação que tenho e a certeza, e ainda hoje falando com a minha mãe, o mesmo orgulho que sentia por ele, ele sentia por mim."

Projetos futuros: "O que acontecer, vai acontecer. Sei que o peso da minha história é pesado. Sei que mesmo quando treino equipas não talhadas para ganhar, as pessoas esperam que ganhe sempre. Nos últimos dois anos joguei duas finais europeias. Quero jogar mais." 

Saudades: "Vou treinar porque quero. É uma parte fundamental da minha vida. Sem treinar não há felicidade. Onde? Qualquer clube que tenha um bom centro de treino (risos)". 

Mensagem para Pinto da Costa e para AVB: "Estou na história do FC Porto com treinador, não como associado. Mantive-me afastado do processo eleitoral e continuarei fora da atualidade do clube. Claro que é um clube importante na minha história. Dizer alguma palavra ao senhor presidente Pinto da Costa, quem sou eu para dizer algo mais do que aquilo que a história diz? Ao novo presidente, Villas-Boas, com quem vivi perto cinco ou seis anos da minha carreira, obviamente que não posso desejar nada de negativo." 

AVB como dirigente: "Ele é que trabalhou comigo (risos)... Estamos a falar de 15 anos em que não trabalhamos juntos. As pessoas mudam tanto, para melhor ou para pior. Ele teve uma experiência no futebol e obviamente que se preparou para este desafio da sua vida. Seguramente preparou-se bem. Se se candidatou, é porque sente capacidade para isso. O mais importante é o que ele pensa de si próprio e não aquilo que os outros possam pensar próprio." 

Benfica: "Não façam perguntas dessas. Não ando no futebol movido por esse tipo de sentimentos. E depois, não me façam perguntas sobre clubes que têm treinador. Mantive-me sempre à parte de qualquer comportamento não ético. Por perguntas como essas, vocês estragam-me muitas vezes o fim de semana. Em Londres eu vivo a dois minutos do estádio do Chelsea. Da minha casa ouvem-se os golos e as manifestações. No dia em que o estádio começou a cantar o meu nome, deixei de ir ao futebol. Ao do Chelsea não vou mais. Tenho de ir a outros estádios. Da minha casa ao estádio da Luz, são 20 ou 30 minutos. Tenho amigos com camarotes. Fui dois ou três jogos. Vocês começaram a fazer perguntas desse tipo já não vou. Rio Ave? É um bocadinho longe." 

Amorim encaixa bem na Premier League: "Uma pergunta que não devia responder. O que posso dizer? Gosto dele como pessoa e como treinador. Tem condições para treinar em qualquer Liga e em qualquer clube. Está numa Liga boa e num grande clube. A decisão é dele e dos clubes que o queiram convencer com mais ou menos argumentos. O que fica claro, da minha parte, é que gosto da pessoa e do treinador." 

Regresso a Portugal: "Tive a possibilidade de assumir a seleção. Uma possibilidade muito real. Agora estamos no Euro, com um treinador que tem feito um ótimo trabalho e uma grande geração de jogadores ótima. Quero que corra bem, que é ganhar. Ganhando, vai continuar e ir ao Mundial. Se tiver de acontecer um dia, irá acontecer. Não tive nenhum convite de nenhum clube português."

Favoritos ao Euro'2024: "Para mim é uma das três equipas mais fortes. Portugal, França e Inglaterra. Podem acontecer surpresas, sim. Mas olhando para a qualidade e quantidade de jogadores, acho que Portugal tem de ir para ganhar."

Leia Também: De Rossi 'alcança' Mourinho: "Não olho para essa corrida de pontos"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Redes Sociais

A reação de Leandro Barreiro após a noite mágica (e histórica) na Luz

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2Benfica1841
3FC Porto1740
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1831
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Estoril1821
10Famalicão1820
11Rio Ave1720
12Gil Vicente1719
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Dakar'2025

João Ferreira "orgulhoso do desempenho" na edição mais dura de sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas