Está encontrado o vencedor da Taça da Liga feminina. O Benfica conquistou, na tarde desta quarta-feira, a edição 2023/24 da competição, ao derrotar o rival Sporting, por 1-0.
Naquele que era o quarto dérbi entre os dois clubes da capital portuguesa, o Estádio do Restelo vestiu-se de gala em pleno Dia do Trabalhador para um jogo que teve bons momentos de parte a parte, sobretudo graças às duas guarda-redes.
Ainda que a primeira parte tenha terminado sem golos, a verdade é que quer Lena Pauels, quer Hanna Seabert protagonizaram boas defesas que levaram o nulo para o intervalo. As águias entraram melhor no encontro e visaram a baliza de Seabert com remates de Raysla. Mas as leoas foram equilibrando o dérbi com o passar do minutos e também ameaçaram as redes à guarda de Lena Pauels.
A segunda parte começou com o Sporting por cima no encontro. A guarda-redes do Benfica foi chamada a intervir em grande estilo num cabeceamento de Diana Silva, antes de Rita Fontemanha, aos 80 minutos, atirar contra a defesa contrária quando tinha uma grande possibilidade de marcar.
Já nos dez minutos finais, Filipa Patão foi à banco de suplentes à procura de opções para refrescar o ataque e foi nesta aposta que o Benfica venceu o encontro. Chandra Davidson estava há apenas dois minutos em campo quando marcou o golo da vitória.
Depois de uma perda de bola de Rita Fontemanha a meio-campo, Kika Nazareth serviu Andreia Faria. A avançada encontra Chandra a entrar na área que, depois de atirar para defesa de Seabert, conseguiu fazer a bola ultrapassar a linha de golo.
O Sporting ainda tentou ir em busca do golo que levasse a partida para prolongamento, mas a vitória acabou mesmo por cair para o lado do Benfica, que alcançou quarta Taça da Liga feminina do palmarés. As encarnadas tinham vencido em 2022/23, 2020/21 e 2019/20.
Já as leoas disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.
Minuto a minuto:
90+9' - Termina o encontro
90+7' - Andreia Norton tenta o remate de fora da área, mas a bola sai por cima da trave da baliza de Hannah Seabert.
90+3' - Cartão amarelo para Mariana Cabral por protestos.
90+1' - Saem Joana Martins e Fátima Dutra no Sporting para as entrada de Maiara Niehues e Alícia Correia.
90' - Sete minutos de descontos.
85' - Cartão amarelo para Catarina Amado.
84' - GOLOOOOOOOOOOOO DO BENFICA. CHANDRA DAVIDSON ENTRA PARA MARCAR! Depois de uma perda de bola de Rita Fontemanha a meio-campo, Kika Nazareth serve Andreia Faria. A avançada encontra Chandra a entrar na área que, depois de atirar para defesa de Seabert, conseguiu fazer a bola ultrapassar a linha de golo.
82' - Também mexe o Sporting. Sai Brittany Raphino e entra Ana Capeta.
82' - Dupla mexida no Benfica. Saem Marie Alidou e Nycole Raysla para as entradas de Chandra Davidson e Andreia Norton.
80' - Que perdida do Sporting! Rita Fontemanha tinha tudo para fazer golo, mas não conseguiu melhor do que rematar contra as pernas da defesa contrária.
73' - Nycole Raysla remata à entrada da área para defesa de Hannah Seabert.
60' - Filipa Patão mexe na equipa e faz entrar Catarina Amado para o lugar de Jéssica Silva. A avançada deixa o encontro em lágrimas.
48' - Grande defesa de Lena Pauels! Após um livre que foi cobrado por Joana Martins, Diana Silva apareceu no coração da área a desviar, mas a guardiã germânica defendeu o cabeceamento.
46' - Começa a segunda parte.
45+2' - Intervalo no Restelo. Mantém-se o nulo inicial.
45+1' - Primeiro cartão amarelo da partida. Kika Nazareth fez falta sobre Olivia Smith e acabou por ser admoestada.
45' - Dois minutos de compensação.
35' - Grande defesa de Seabert. Nycole Raysla surgiu na cara da guardiã o Sporting, que conseguiu travar o remate da camisola nove das encarnadas.
27' - Perigo para a baliza do Benfica. Olivia Smith quase consegue aproveitar um cruzamento vindo da esquerda, mas a bola sai ao lado da baliza.
20' - Encontro mais equilibrado nos últimos minutos.
10' - Livre em posição frontal para o Benfica. Remate de Carole Costa sai pouco por cima da trave.
8' - Mexida forçada no Sporting. Jacynta Gala ficou lesionada depois de um toque e entrou para o seu lugar Diana Silva.
5' - Grande oportunidade para o Benfica. Após remate de Kika Nazareth, a bola chegou a Nycole Raysla, mas a brasileira não conseguiu desfeitear Seabert.
1' - Arranca o duelo no Estádio do Restelo.
Equipas iniciais
Benfica: Lena Pauels, Ana Seiça, Carole Costa, Christy Ucheibe, Marie Alidou, Andreia Faria, Kika Nazareth, Anna Gasper, Lúcia Alves, Jéssica Silva e Nycole Raysla.
Suplentes: Rute Costa, Sílvia Rebelo, Paige Almendariz, Marta Cintra, Andreia Norton, Catarina Amado, Chandra Davidson, Andrea Falcón e Laís Araújo.
Sporting: Hanna Seabert, Ana Borges, Andrea Norheim, Rita Fontemanha, Fátima Dutra, Brenda Peréz, Cláudia Neto, Joana Martins, Jacynta Gala, Olivia Smith e Britany Raphino.
Suplentes: Carolina Jóia, Bruna Lourenço, Ana Capeta, Diana Silva, Maiara Niehues, Rita Almeida, Maísa Correia, Mariana Rosa e Alícia Correia.
Antevisão
É dia de jogo grande na cidade de Lisboa. Benfica e Sporting defrontam-se, na tarde desta quarta-feira, no Estádio do Restelo, na final da edição 2023/24 da Taça da Liga feminina.
A formação encarnada venceu o troféu em três ocasiões (em 2022/23, 2020/21 e 2019/20), sendo o recordista da prova. Por seu turno, a equipa de Mariana Cabral chega pela segunda vez à final da Taça da Liga, mas nunca ergueu o troféu da Taça da Liga.
Ainda assim, as leoas guardam boas memórias do Estádio do Restelo, onde conquistaram a Supertaça em 2020/2021, diante do adversário desta quarta-feira.
O jogo entre Benfica e Sporting, que será ajuizado pela árbitra Sara Diana Alves, tem apito inicial agendado para as 17h45, e poderá acompanhar, em direto, as principais incidências através da página do Desporto ao Minuto.
Leia Também: Filipa Patão quer Taça da Liga e aponta a "temporada de excelência"
Leia Também: Mariana Cabral admite que Taça da Liga pode cair para Sporting ou Benfica