Sporting despacha Portimonense e deixa champanhe nas mãos... do Famalicão

Leões não facilitam e podem ser campeões já na noite de domingo, caso o Benfica não vença na visita a Vila Nova de Famalicão. Paulinho, Trincão e Gyokeres foram os marcadores de serviço.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
04/05/2024 19:57 ‧ 04/05/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

I Liga

O Sporting deu mais um passo de gigante, este sábado, rumo à conquista do título de campeão nacional, ao receber e despachar o Portimonense (3-0), em jogo da 32.ª jornada da I Liga. Os leões podem, de resto, celebrar a conquista do campeonato já amanhã, caso o Benfica não vença na deslocação a Vila Nova de Famalicão. 

Numa tarde de homenagem a Manuel Fernandes, Rúben Amorim voltou a mexer no onze e acabou por ver a equipa dar uma boa resposta, com o resultado a ser curto perante aquilo que aconteceu ao longo dos 90 minutos em Alvalade, que registou a assistência recorde desta época. 

Paulinho, aos 13 minutos, Trincão, aos 70', e Gyokeres, nos descontos, foram os marcadores de serviço do Sporting, que está cada vez mais voltar a alcançar o título depois da época 2020/21. 

O Portimonense, por seu turno, complica a sua vida na I Liga, mantendo-se no antepenúltimo lugar da tabela classificativa e confirmando a permanência... do Rio Ave. 

Filme do jogo

O Sporting entrou em campo com vontade de resolver cedo a partida frente ao conjunto algarvio e não demorou muito tempo em causar calafrios na defesa adversária. Depois de um par de avisos, Paulinho desfez o nulo, aos 13 minutos, após cruzamento rasteiro de Nuno Santos para o coração da grande área. 

Os comandados de Rúben Amorim ficaram mais tranquilos, por conta da vantagem madrugadora, mas nem assim deixaram de carregar no acelerador, criando inúmeras situações para aumentar a contagem em Alvalade. No entanto, do outro lado estava Nakamura, guardião nipónico, que foi colecionando defesas de elevado grau de dificuldade, com o ferro também a impedir que Paulinho bisasse, e que impediu que o resultado se avolumasse mais até ao final dos primeiros 45 minutos. 

Ainda na primeira parte, houve um momento digno de registo: a homenagem a Manuel Fernandes, histórica figura do clube que se encontra a lutar contra uma doença grave. Aos nove minutos, os adeptos presentes em Alvalade levantaram-se para 'esquecer' o que acontecia dentro de campo, e aplaudir durante 60 minutos o antigo capitão. 

Na segunda parte, o Sporting foi em busca de mais um golo, que trouxesse mais tranquilidade, também para as bancadas, mas o Portimonense baixoU, ainda mais, as linhas e foi adiando um eventual segundo golo. 

Rúben Amorim queria mais e recorreu a Daniel Bragança e Geny Catamo - saíram Esgaio e Pedro Gonçalves - para tentar dar a volta e procurar o segundo golo da noite. E não precisou de muito tempo para ver a equipa corresponder. Paulinho apareceu no corredor esquerdo e foi à linha de fundo cruzar para trás, onde apareceu Trincão (70'), que disparou para o fundo da baliza e deixou Alvalade à beira do delírio total. 

O segundo golo acabou por colocar um ponto final na história do jogo, pese embora o Sporting até tenha tido à sua disposição um par de oportunidades para dilatar o marcador. Continuou a valer, para a equipa de Portimão, Nakamura, que ia fazendo algumas defesas bem vistosas. 

No entanto, o resultado ainda não estava fechado com o inevitável Viktor Gyokeres (90'+2) a lutar até ao fim pelo seu golo, conseguindo bater o guardião adversário já em período de descontos e fixar o resultado final. 

Com este resultado, o Sporting acumula a 27.ª vitória na presente edição do campeonato e chega à marca dos 84 pontos, ficando agora à espera que o Famalicão consiga impedir o Benfica de vencer amanhã, domingo, para celebrar o título de campeão... no sofá. 

Momento do jogo: Neste tipo de jogos já se sabe a receita mais simples é marcar bem cedo. Foi isso que o Sporting fez. A partir daí ficou tudo mais fácil para os leões. 

Equipas iniciais 

ONZE DO SPORTING: Franco Israel, Diomande, Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hjulmand, Pedro Gonçalves, Nuno Santos; Trincão, Paulinho e Gyökeres.

ONZE DO PORTIMONENSE: Nakamura, Igor Formiga, Alemão, Pedrão, Luan, Lucas Ventura, Taichi Fukui, Carlinhos, Seck, Hildeberto, Hélio Varela. 

Antevisão

O Sporting recebe, este sábado, o Portimonense em jogo da 32.ª jornada da I Liga, podendo dar mais um passo de gigante rumo à conquista do título de campeão nacional. Em caso de vitória frente à formação algarvia, que ainda luta pela permanência, os leões ficam à espera de um deslize do Benfica em Vila Nova de Famalicão, noutra partida desta ronda que acontece amanhã, domingo. 

Ainda assim, e antes de pensar no cenário de ser campeão no sofá, a equipa liderada por Rúben Amorim terá de derrotar um Portimonense que tudo fará para pontuar e afastar-se da zona de descida. 

Siga, em direto, todas as incidências da partida entre Sporting e Portimonense a partir das 18h00 no Desporto ao Minuto. 

Leia Também: Novos desenvolvimentos em Londres. Rúben Amorim volta à mesa do West Ham

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Sporting

Juve Leo atira-se a Varandas após nulo: "Será que vai demorar..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas