O FC Porto venceu o Chaves, neste sábado, em Trás-os Montes, por 3-0. Um jogo completamente dominado pelos portistas que, além da expectável superioridade, ainda beneficiaram de uma expulsão precoce de Junior Pius, defesa do Chaves, aos 28 minutos. Esta vitória marca o último jogo da presidência de Pinto da Costa, que durou 42 anos, pois dá lugar a André Villas-Boas no próximo dia sete de maio.
Sérgio Conceição apostou em João Mendes, Zé Pedro e Martim Fernandes na defesa, um alinhamento que no início da época seria mais provável na equipa B. Mas a experiência parece ter dado frutos. O FC Porto não teve calafrios na defesa e marcou cedo.
Foi Francisco Conceição, principal mágico da turma portista, que desenhou o primeiro golo. De livre direto, atirou um belo remate para dentro da baliza, a uns bons 25 metros. Igualou, dessa forma, o pai Sérgio em termos de golos marcados ao serviço do FC Porto.
O golo, obtido aos 27 minutos, desorientou os flavienses. Junior Pius, que tinha acabado de ver amarelo por protestos, viu o segundo amarelo aos 28’ por uma entrada fora de tempo, causando uma expulsão por acumulação de amarelos. O Chaves ficava mais frágil.
O FC Porto ficou mais confortável e marcou o segundo tento, por intermédio de João Mendes, depois de uma bola parada. Mas o golo acabou anulado, por fora-de-jogo posicional do lateral, ainda que a interpretação da equipa de arbitragem seja alvo de dúvidas.
Não satisfeitos, os portistas marcaram o segundo golo válido logo a seguir, aproveitando um erro da defensiva flaviense. Um dos centrais perdeu a bola e os portistas aproveitaram rapidamente para aumentar a vantagem. Bela ligação entre Taremi e Evanilson, a marcar na cara de Souza.
Na segunda parte, praticamente sem história, restou ao FC Porto controlar os intentos tímidos do Chaves e ainda conseguiu alargar a vantagem com um golo de Mehdi Taremi, de grande penalidade, após Pepê ter sofrido falta do médio Dário Essugo, emprestado pelo Sporting. Nota final para a estreia do jovem Gonçalo Sousa, de 17 anos, pelo FC Porto.
O Chaves fica com 23 pontos, a cinco do lugar de playoff para a permanência. Está obrigado a ganhar os dois últimos jogos para não descer diretamente, sendo que o último é em Alvalade, contra o Sporting. Está praticamente condenado à descida.
Onzes
Chaves: Moura, Sylla, Nogueira, Vasco Fernandes, Pius; Essugo, Kelechi, Morim, Rúben Ribeiro, Hector e João Correia.
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio, João Mendes, Nico, Alan Varela, Pepê, Conceição, Taremi e Evanilson.
Antevisão
É uma passagem de testemunho. O jogo do FC Porto em Chaves, neste sábado, marca o último de Pinto da Costa na sua era como presidente, antes da tomada de posse de Villas-Boas, no dia sete de maio.
Com este jogo, o FC Porto pode segurar mais firmemente o terceiro lugar, que é ameaçado pelo Braga e Vitória SC. Os homens da Invicta já não têm hipóteses de chegar à Liga dos Campeões.
Acompanhe o jogo, em direto, com o Desporto ao Minuto, a partir das 20h30.
Leia Também: 'Braço direito' de Villas-Boas assume "plenos poderes" na SAD do FC Porto