Perante um oponente que está na oitava posição, apenas uma vitória evita essa despromoção imediata, num cenário em que os transmontanos apenas podem ambicionar terminar no 16.º lugar, de acesso ao play-off de manutenção, mas, mesmo assim, a dependerem do Portimonense, que ocupa atualmente esse posto e tem mais cinco pontos.
Os algarvios apenas entram em campo no sábado, num jogo em que recebem o Rio Ave (15:30), e mesmo com um empate ficarão sempre à frente do Desportivo de Chaves, diante do qual têm vantagem no confronto direto, com duas vitórias.
O cenário é, assim, muito complicado para os flavienses, que precisam praticamente de um 'milagre' para se manterem na I Liga, divisão a que tinham subido novamente há duas épocas.
Com o campeão definido, o Sporting, e o segundo lugar, do Benfica, a 33.ª jornada 'contribui' para as contas da descida -- com Vizela já despromovido -, numa luta que inclui também Gil Vicente, Estoril Praia, Boavista e Estrela da Amadora, mas estes a salvo de uma descida direta.
Mais contas a fazer no fim de semana envolvem a luta europeia, entre FC Porto e Sporting de Braga pelo terceiro lugar, enquanto o Vitória de Guimarães é quinto, mas até pode chegar a quarto e quando está a cinco pontos dos bracarenses, que jogam em casa dos vimaranenses no sábado e recebem o FC Porto na 34.ª ronda.
O terceiro e quarto lugares dão acesso à Liga Europa e o quinto à Liga Conferência Europa.
Programa da 33.ª jornada:
- Sexta-feira, 10 mai:
Desportivo de Chaves -- Famalicão, 20:15
- Sábado, 11 mai:
Vizela - Estrela da Amadora, 15:30
Portimonense - Rio Ave, 15:30
Estoril Praia -- Sporting, 18:00
Vitória de Guimarães - Sporting de Braga, 20:30
- Domingo, 12 mai:
Gil Vicente -- Farense, 15:30
Casa Pia - Moreirense, 18:00
Benfica -- Arouca, 18:00
FC Porto -- Boavista, 20:30