Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Amanhã
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Amanhã
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Amanhã
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Amanhã
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

Paulinho mostra os dentes... e o campeão vence. Sporting sorri no Estoril

Avançado português marcou o único golo na Amoreira, numa partida em que os leões alcançaram dois recordes.

Notícia

© Reuters

Rodrigo Querido
11/05/2024 19:58 ‧ 11/05/2024 por Rodrigo Querido

Desporto

I Liga

Paulinho teve de mostrar os dentes para o Sporting sorrir. O campeão em título venceu, este sábado, na visita ao Estoril, por 1-0, em jogo da penúltima jornada da I Liga.

O remate certeiro do avançado português já nos últimos dez minutos permitiu que os leões batessem não só o recorde de pontos numa edição da I Liga, como também o recorde de vitórias numa edição do campeonato.

Filme do jogo:

Foi um Sporting em versão campeão aquele que entrou em campo no Estádio António Coimbra da Mota, nesta solarenga tarde de sábado. E prova disso foi a guarda de honra que o Estoril fez aos vencedores da edição 2023/24 da I Liga. Quem também tinha motivos para celebrar eram os canarinhos, que asseguraram a manutenção com a 'ajuda' do Portimonense.

Em relação à vitória na última jornada contra o Portimonense, Rúben Amorim procedeu a quatro alterações. A entrada de Diogo Pinto, que rendeu o lesionado Franco Israel no onze já era esperada, sendo que Matheus Reis, Daniel Bragança e Morita também foram titulares. Nuno Santos, Hjulmand e Paulinho sentaram-se no banco.

O jogo colocou frente a frente duas equipas já com a situação resolvida no campeonato e isso comprovou-se dentro de campo. A primeira parte jogou-se a um ritmo lento e ficou marcada por muitas paragens. Sem grandes emoções nos 45 minutos iniciais, as melhores ocasiões surgiram já perto do descanso. A melhor oportunidade foi mesmo criada pelos canarinhos com Rodrigo Gomes a acertar no poste da baliza leonina.

A etapa complementar começou como tinha terminado a inicial, sem grandes mexidas. Mas foi por pouco tempo. Rúben Amorim procedeu às primeiras alterações aos 57 minuto e rapidamente a partida ganhou novo ritmo. Aos 63 minutos, Ricardo Esgaio esteve perto de fazer um golo de bandeira. Com o pé esquerdo, que não é o seu preferencial, o defesa dos leões atirou fortíssimo de fora da área para uma defesa vistosa de Marcelo Carné. Pouco depois, Gyokeres rodou e rematou forte de pé esquerdo para defesa de Carné.

Vasco Seabra também fez as suas primeiras alterações pouco depois da hora de jogo, mas voltou a ser o campeão em título a estar mais perto de marcar. Aos 76 minutos, Francisco Trincão rematou para defesa apertada de Carné. O Estoril respondeu por Rodrigo Gomes, que rematou cruzado pouco por cima da trave da baliza de Diogo Pinto.

Depois de muita pressão dos leões, eis que surgiu o primeiro e único golo do encontro aos 81 minutos. Nuno Santos cruzou desde a esquerda para o segundo poste onde surge Paulinho, vindo de trás, a rematar para o seu segundo golo de forma consecutiva na I Liga. E pouco depois, Rúben Amorim cumpriu a promessa de estrear o jovem Miguel Menino.

Com esta vitória, o Sporting estabeleceu um recorde de 28 vitórias no campeonato, número inédito dos leões em todas as edições do campeonato. Além disso, foi ultrapassada a barreira da melhor pontuação de sempre. Agora, os leões têm 87 pontos e passaram à frente dos 86 que tinham sido estabelecidos por Jorge Jesus em 2015/16.

Caso vença o jogo ainda por disputar frente ao já despromovido Desportivo de Chaves, o Sporting pode terminar a época com 90 pontos, marca que será a segunda melhor de sempre, apenas atrás dos 91 conseguidos pelo FC Porto, de Sérgio Conceição, em 2021/22.

Já o Estoril, de Vasco Seabra, ocupa o 13.º lugar com 33 pontos. Na derradeira ronda, o clube da Linha vai medir forças no Minho com o Moreirense.

Momento do jogo: O golo tardio de Paulinho veio dar um colorido ao marcador e justificar o maior ascendente do Sporting no decorrer do segundo tempo.

Equipas iniciais

Estoril: Marcelo Carné, João Basso, Pedro Álvaro, Bernardo Vital, Wagner Pina, Michel, Zanocelo, Rodrigo Gomes, Rafik Guitane, Cassiano e João Marques.

Suplentes: Dani Figueira, Raúl Parra, Volnei, Marqués, João Carlos, Mangala, Mor Ndiaye, Heri e Fabrício.

Sporting: Diogo Pinto, Diomande, Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Morita, Daniel Bragança, Matheus Reis; Trincão, Gyökeres e Pote. 

Suplentes: Francisco Silva, Nuno Santos, Neto, Paulinho, Fresneda, Hjulmand, Rafael Pontelo, Koindredi e Menino.

Antevisão

É em modo campeão que o Sporting visita, este sábado, o Estoril-Praia, em jogo a contar para a 33.ª e penúltima jornada da I Liga. Se de um lado está um clube que já sabe que não vai cair do primeiro lugar, do outro está um emblema que não assegurou a manutenção.

Depois de perder 3-2 na última ronda contra Farense, o Estoril vai ter um teste difícil rumo ao seu principal objetivo da temporada. Ainda que a descida direta já esteja afastada, o Portimonense está a apenas cinco pontos dos estorilistas, quando estão por se disputar seis pontos nas duas últimas rondas.

Mas o Sporting não contará com tarefa fácil na visita ao emblema da Linha. É que o Estoril já fez mossa aos principais rivais do Sporting esta temporada, dado que já venceu Benfica e FC Porto. É, por isso, um sério aviso para os campeões nacionais.

A equipa orientada por Rúben Amorim, que soma 84 pontos, tem ainda como objetivo de bater o recorde de pontos do clube no campeonato, que é de 86, conseguidos na época 2015/16, com Jorge Jesus no comando.

Caso vença os dois jogos ainda por disputar, o Sporting pode terminar a época com 90 pontos, marca que será a segunda melhor de sempre, apenas atrás dos 91 conseguidos pelo FC Porto, de Sérgio Conceição, em 2021/22.

Além disso, a formação 'leonina' pode fixar o seu novo máximo de vitórias no principal escalão, caso alcance a 28.ª numa destas duas últimas partidas da prova. Na ronda anterior, diante do Famalicão, o conjunto liderado por Amorim igualou o recorde de 27 que tinha sido alcançado nas edições de 2015/16, com Jesus, e 2021/22, já com o atual técnico.

O encontro entre Estoril e Sporting, que decorrerá no Estádio António Coimbra da Mota, tem apito inicial agendado para as 18h00, será ajuizado por João Gonçalves e poderá segui-lo, em direto, através da página do Desporto ao Minuto.

Leia Também: Estoril-Sporting: Campeão mantém a 'Linha' ou vai baixar as 'armas'?

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ugarte esteve no Uruguai e um pormenor do Sporting saltou à vista

Mundial'2026

Ugarte esteve no Uruguai e um pormenor do Sporting saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

GP de Las Vegas em Fórmula 1 ocorre ao sábado. Porquê?

Fórmula 1

GP de Las Vegas em Fórmula 1 ocorre ao sábado. Porquê?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas