No Estádio Cidade de Coimbra, que desde a 14.ª jornada serviu de casa à equipa do distrito de Braga, já despromovida à Liga 3, os golos foram apontados pelo penafidelense Rúben Pereira, aos cinco minutos, e pelos minhotos Bruno Silva e Boubacar, aos 65 e 89 minutos.
O Penafiel, que dominou praticamente durante toda a primeira parte, abriu o marcador aos cinco minutos, num golpe de cabeça de Rúben Pereira, no seguimento de um livre indireto.
A formação minhota tentou reagir, mas foi novamente a equipa duriense a estar próxima do golo, num remate de Chico Teixeira, na marcação de um livre direto, a que Carlos Paulo respondeu com uma boa defesa.
A melhor oportunidade do Länk Vilaverdense ocorreu em cima do intervalo, aos 44 minutos, por André Silva, que, já área, em posição frontal para a baliza, tentou um 'chapéu' ao guarda-redes Manuel Baldé, que desviou a bola pela linha final.
No segundo tempo, assistiu-se a um jogo repartido, com maior domínio do Länk Vilaverdense, que chegou ao empate aos 65 minutos por Bruno Silva, num lance em que o guarda-redes Manuel Baldé faz uma defesa incompleta e larga a bola, permitindo o remate certeiro do jogador da formação minhota.
Mais perigosa, a equipa do distrito de Braga somou várias oportunidades de golo, uma delas aos 76 minutos, por Sherwin, que a passe de Gonçalo Teixeira, rematou a rasar o poste, após desvio de um adversário.
Aos 89 minutos, Boubacar, que já tinha tentado sem sucesso o remate de longe, fez uma arrancada de vários metros e antes da meia-lua 'dispara' forte e colocado, levando a bola a entrar na baliza de Manuel Balde, que ainda tocou no esférico.
Com esta vitória, a oitava da época, o Länk Vilaverdense abandonou a última posição da II Liga, por troca com o Belenenses, ambos com 26 pontos [os minhotos foram punidos com a retirada de um ponto devido a atraso no pagamento de salários], enquanto o Penafiel mantém a 13.ª posição, com 38 pontos.