O Santa Clara é campeão da II Liga pela segunda vez na história, graças ao triunfo conquistado, ao final da tarde deste domingo, na receção à União de Leiria, por 2-0, em jogo relativo à 34.ª e última jornada da presente temporada.
Uma partida complicada para os insulares, que, apesar de terem entrado em campo já com a promoção direta à I Liga matematicamente garantida, fizeram questão de dar por encerrada a campanha 2023/24 com 'chave de ouro', a qual encontraram, finalmente, aos 63 minutos.
Foi então que Pedro Ferreira aproveitou uma defesa incompleta de Pawel Kieszek para, em grande estilo, 'disparar' para o fundo da baliza. A 'machadada final' acabaria por surgir já à beira do apito final, por intermédio de Bruno Almeida.
Precisamente à mesma hora, o Nacional recebeu e bateu o Mafra, por 2-0, à 'boleia' de duas grandes penalidades convertidas por Chuchu Ramírez, que se revelaram insuficientes para levar a cabo uma ultrapassagem ao rival das ilhas.
Feitas as contas, o Santa Clara termina na primeira posição, com 73 pontos, seguido do Nacional, com 71. O pódio ficou encerrado com o AVS, que, com 64 pontos, tem playoff de promoção agendado com o antepenúltimo classificado da I Liga, o Portimonense.
Já no polo inverso da tabela, Lank Vilaverdense e Belenenses são, automaticamente, despromovidos à Liga 3, ao contrário do Feirense, que ainda irá procurar a 'salvação', através de um outro playoff.
Leia Também: Feirense 'salva-se' de humilhação na despedida e segura empate