"Estarei em Atenas como membro executivo da UEFA, presidente da Associação de Ligas Europeias e, obviamente, como presidente da Liga portuguesa, mas estarei em Atenas fundamentalmente como ex-árbitro, a torcer por mais um talento do futebol português", disse Pedro Proença, em declarações divulgadas pela LPFP.
Proença, que foi o último árbitro português a marcar presença numa final europeia, em 2012, desejou sorte a Soares Dias.
"Sei bem o que vai na cabeça do Artur e de toda a sua equipa, portanto aquilo que desejo é que a sorte acompanhe o Artur e a sua equipa, porque a sua competência já está reconhecida por esta honrosa nomeação", explicou.
O presidente da LPFP, que também lidera a Associação de Ligas Europeias, esteve em Dublin, onde participou na reunião do Comité Executivo da UEFA, e assistiu na quarta-feira à final da Liga Europa, na qual os italianos da Atalanta se impuseram por 3-0 aos alemães do Bayer Leverkusen.
O árbitro da associação do Porto Artur Soares Dias, de 44 anos, vai arbitrar a final da Liga Conferência Europa, entre Olympiacos e Fiorentina, na próxima quarta-feira, na capital grega, antes de participar no Campeonato da Europa, na Alemanha.
Soares Dias vai ser coadjuvado pelos árbitros os assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, enquanto Tiago Martins, que também vai estar no Campeonato da Europa de 2024, vai estar no videoárbitro (VAR).
Esta vai ser a quinta final europeia de competições de clubes com árbitros portugueses, depois de António Garrido e Pedro Proença terem dirigido as finais da Liga dos Campeões de 1979/80 e 2011/12, respetivamente, e de Vítor Pereira ter apitado a final da Taça UEFA de 2001/02 e da Supertaça Europeia de 2001.
Leia Também: Proença 'oficializado' na primeira reunião do Comité Executivo da UEFA