FC Porto-Sporting: Dobradinha, 22 anos depois, ou 'redenção' de Sérgio

As duas equipas defrontam-se no Estádio do Jamor, pelas 17h15, neste domingo.

Notícia

© DR FPF

Notícias ao Minuto
26/05/2024 07:13 ‧ 26/05/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Antevisão

É 'domingão' de futebol. A festa da Taça de Portugal culmina neste domingo, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, com o FC Porto a enfrentar o Sporting para o último troféu da temporada. A equipa de Rúben Amorim pode ganhar a 'dobradinha', enquanto Sérgio pode ganhar o primeiro troféu da época.

Os portistas venceram o Vitória SC, nas meias-finais, o Santa Clara, nos quartos-de-final, Estoril e Montalegre.

Os leões ultrapassaram, para chegar a esta fase, o Benfica, nas meias-finais, o União de Leiria, o Tondela e o Dumiense. 

Neste domingo, como em todos os finais de época, podem haver despedidas. Sérgio Conceição tem sido ligado a uma saída neste verão, para Itália, ao fim de sete anos de reinado. Já Rúben Amorim tem sido muito cobiçado mas apontou o bicampeonato como um objetivo. 

Será, acima de tudo, um grande espetáculo de futebol entre os dois grandes. O FC Porto pode ganhar a Taça de Portugal pela terceira vez consecutiva. Já os leões arrecadaram o troféu em 2018/19. Acompanhe todas as incidências do jogo, em direto, com o Desporto ao Minuto, pelas 17h15. 

Treinadores

Rúben Amorim: 

História. "Esse é o objetivo [continuar a fazer história] mais do que as conquistas individuais. É verdade que esta equipa técnica quer conquistar a Taça porque nunca a ganhou, mas a dobradinha para o Sporting é muito mais importante. Há 22 anos que não conseguimos vencer. Esta equipa tem de tornar esta época especial. Os recordes são importantes mas valem pouco, o que interessa é o que esta equipa conquista. Temos mais uma hipótese amanhã contra uma grande equipa e um treinador que ganhou mais do que ninguém em Portugal. Vai ser um jogo muito difícil, mas estamos preparados. Fizemos uma semana muito boa, o ambiente foi completamente diferente daquele que tivemos nas últimas duas semanas. Estou muito confiante que vamos fazer história no clube amanhã e vamos continuar no nosso caminho."

Ganhar como treinador ou jogador. "Como treinador o significado é sempre diferente, não quer dizer que seja mais ou menos feliz. Há uma responsabilidade diferente e parece que aqueles rapazes todos são da minha responsabilidade. Diria que poderá ser mais especial amanhã, pelo meu papel ser mais abrangente e estarmos a um jogo de fazermos algo que num clube grande como o Sporting não é feito há 22 anos. Aquele paradigma que queremos mudar em Portugal não o fizemos. Começámos e isto seria um bom passo. Temos de trabalhar muito. Amanhã no fim do jogo, se tudo correr bem, será um dia especial para todos nós."

Sérgio Conceição:

Historial na Taça. "Não vivo com isso, faz parte de uns anos de muita dedicação, muita paixão, muito trabalho, muito sacrifício e muitas horas em que faltei à minha família para poder ganhar, nestes sete anos, quase tantos títulos quanto os nossos dois maiores rivais juntos. Estou completamente focado e concentrado como se fosse o meu primeiro título. É com isso que vivo, porque, no fundo, o passado é história. Tenho muito respeito pela história de quem faz parte do grupo de trabalho, como, por exemplo, o nosso presidente, que tem centenas e centenas de títulos, mas o título mais importante é o que temos pela frente, porque é o próximo e aquele que temos, neste momento."

Chave para ganhar. "O importante, nestes jogos, é sermos, em termos das caraterísticas, fiéis ao que somos enquanto equipa. Temos uma determinação elevada, isso adquire-se naturalmente por ser uma final. Depois, acho que a intensidade, a agressividade e o plano para jogo tem de ser ao seu melhor. Não sei viver sem a paixão. Se todos nós vivermos este momento com esse brilho no olhar, as coisas acabam por correr bem, não tenho dúvida."

Últimos onzes

FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde , Zé Pedro, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno, Evanilson.

Sporting: Diogo Pinto, Sebastián Coates, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves

Últimos resultados

FC Porto: V-V-V-E-V

Sporting: V-V-V-E-V

Ausências

FC Porto: Zaidu, Marcano, Pepe (lesão)

Sporting: Adán, Israel, Matheus Reis, Adán (lesão)

Leia Também: Amorim contradiz Martínez: "Pote e Trincão? Não tem a ver com estágios"

Leia Também: Francisco Trincão 'responde' à ausência do Euro: "Algo tenho de fazer..."

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nova polémica do futebol inglês envolve Guardiola, Carragher e jornalista

Inglaterra

Nova polémica do futebol inglês envolve Guardiola, Carragher e jornalista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Benfica2353
2Sporting2252
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2238
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2228
10Rio Ave2326
11Moreirense2226
12Arouca2224
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2220
16AVS2219
17Farense2215
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Xpeng

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas