É 'domingão' de futebol. A festa da Taça de Portugal culmina neste domingo, no Estádio Nacional do Jamor, em Oeiras, com o FC Porto a enfrentar o Sporting para o último troféu da temporada. A equipa de Rúben Amorim pode ganhar a 'dobradinha', enquanto Sérgio pode ganhar o primeiro troféu da época.
Os portistas venceram o Vitória SC, nas meias-finais, o Santa Clara, nos quartos-de-final, Estoril e Montalegre.
Os leões ultrapassaram, para chegar a esta fase, o Benfica, nas meias-finais, o União de Leiria, o Tondela e o Dumiense.
Neste domingo, como em todos os finais de época, podem haver despedidas. Sérgio Conceição tem sido ligado a uma saída neste verão, para Itália, ao fim de sete anos de reinado. Já Rúben Amorim tem sido muito cobiçado mas apontou o bicampeonato como um objetivo.
Será, acima de tudo, um grande espetáculo de futebol entre os dois grandes. O FC Porto pode ganhar a Taça de Portugal pela terceira vez consecutiva. Já os leões arrecadaram o troféu em 2018/19. Acompanhe todas as incidências do jogo, em direto, com o Desporto ao Minuto, pelas 17h15.
Treinadores
Rúben Amorim:
História. "Esse é o objetivo [continuar a fazer história] mais do que as conquistas individuais. É verdade que esta equipa técnica quer conquistar a Taça porque nunca a ganhou, mas a dobradinha para o Sporting é muito mais importante. Há 22 anos que não conseguimos vencer. Esta equipa tem de tornar esta época especial. Os recordes são importantes mas valem pouco, o que interessa é o que esta equipa conquista. Temos mais uma hipótese amanhã contra uma grande equipa e um treinador que ganhou mais do que ninguém em Portugal. Vai ser um jogo muito difícil, mas estamos preparados. Fizemos uma semana muito boa, o ambiente foi completamente diferente daquele que tivemos nas últimas duas semanas. Estou muito confiante que vamos fazer história no clube amanhã e vamos continuar no nosso caminho."
Ganhar como treinador ou jogador. "Como treinador o significado é sempre diferente, não quer dizer que seja mais ou menos feliz. Há uma responsabilidade diferente e parece que aqueles rapazes todos são da minha responsabilidade. Diria que poderá ser mais especial amanhã, pelo meu papel ser mais abrangente e estarmos a um jogo de fazermos algo que num clube grande como o Sporting não é feito há 22 anos. Aquele paradigma que queremos mudar em Portugal não o fizemos. Começámos e isto seria um bom passo. Temos de trabalhar muito. Amanhã no fim do jogo, se tudo correr bem, será um dia especial para todos nós."
Sérgio Conceição:
Historial na Taça. "Não vivo com isso, faz parte de uns anos de muita dedicação, muita paixão, muito trabalho, muito sacrifício e muitas horas em que faltei à minha família para poder ganhar, nestes sete anos, quase tantos títulos quanto os nossos dois maiores rivais juntos. Estou completamente focado e concentrado como se fosse o meu primeiro título. É com isso que vivo, porque, no fundo, o passado é história. Tenho muito respeito pela história de quem faz parte do grupo de trabalho, como, por exemplo, o nosso presidente, que tem centenas e centenas de títulos, mas o título mais importante é o que temos pela frente, porque é o próximo e aquele que temos, neste momento."
Chave para ganhar. "O importante, nestes jogos, é sermos, em termos das caraterísticas, fiéis ao que somos enquanto equipa. Temos uma determinação elevada, isso adquire-se naturalmente por ser uma final. Depois, acho que a intensidade, a agressividade e o plano para jogo tem de ser ao seu melhor. Não sei viver sem a paixão. Se todos nós vivermos este momento com esse brilho no olhar, as coisas acabam por correr bem, não tenho dúvida."
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde , Zé Pedro, Wendell, Nico González, Alan Varela, Francisco Conceição, Pepê, Wenderson Galeno, Evanilson.
Sporting: Diogo Pinto, Sebastián Coates, Luís Neto, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Hidemasa Morita, Morten Hjulmand, Nuno Santos, Francisco Trincão, Viktor Gyökeres, Pedro Gonçalves
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-E-V
Sporting: V-V-V-E-V
Ausências
FC Porto: Zaidu, Marcano, Pepe (lesão)
Sporting: Adán, Israel, Matheus Reis, Adán (lesão)
Leia Também: Amorim contradiz Martínez: "Pote e Trincão? Não tem a ver com estágios"
Leia Também: Francisco Trincão 'responde' à ausência do Euro: "Algo tenho de fazer..."