Portugal dá esta terça-feira aquele que é o seu primeiro passo na preparação rumo ao Europeu deste verão na Alemanha. A equipa das quinas recebe em Alvalade a Finlândia, no primeiro de três testes antes da partida para solo germânico.
A seleção nacional deu o pontapé de saída na viagem rumo ao Euro'2024 no domingo, com um treino na Cidade do Futebol, em Oeiras. Cristiano Ronaldo e Rúben Neves foram autorizados por Roberto Martínez a juntarem-se mais tarde ao estágio, enquanto Otávio foi observado pelo departamento médico da seleção.
Depois do encerramento da fase de apuramento para o Euro'2024 com uma vitória em Alvalade, a equipa das quinas procura agora repetir o triunfo e entrar com o pé direito rumo àquela que se espera ser uma caminhada com um final feliz na cidade de Berlim e com a conquista de um novo título Europeu.
O encontro entre Portugal e Islândia, que será ajuizado pelo austríaco Christian-Petru Ciochirca, tem apito inicial agendado para as 19h45 desta terça-feira e decorrerá no Estádio José Alvalade, em Lisboa.
Treinadores em discurso direto
Roberto Martínez:
Lesão de Otávio e entrada de Matheus Nunes: "Foi uma escolha natural e muito óbvia. Durante o estágio de março, Matheus Nunes fez um belo jogo contra a Suécia, com as funções de Otávio. Temos jogadores preparados para entrar e dar o que a seleção precisa. Perder o Otávio dá-me tristeza. Dá tudo pela seleção. Trabalhou muito bem durante a fase de apuramento. Acontece na carreira de um futebolista. Deu-me tristeza".
Situação física na seleção: "Pepe e Nélson Semedo acima dos 80%? Certamente estão. O Otávio não está medicamente apto. Todos os outros jogadores estão num nível que queremos. Todos têm caminhos e situações diferentes, mas acredito muito no que o meu grupo de jogadores podem fazer. Estão todos acima dos 80%, não há problema.
Regressos de Cristiano Ronaldo e Rúben Neves: "Chegam no dia 7 de junho. Todos os jogadores tiveram sete dias para recuperar. Voltam e têm um plano para entrar no duelo frente à Islândia, não é o mesmo plano para jogar contra a Croácia".
Markku Kanerva:
Jogo frente a Portugal: "É difícil marcar golos a Portugal. Isso foi claro na fase de qualificação. Teremos de ser eficazes e temos de explorar isso muito bem. E Portugal marca também muitos golos. Teremos de defender muito bem e saber como 'ferir' Portugal quando tivermos a bola. Temos de fazer o nosso melhor".
Ausência do Euro'2024: "Cabe-me a tarefa de construir uma equipa vencedora. Ficámos muito perto de nos qualificarmos. Ficámos desapontados por termos perdido com o País de Gales".
Importância de jogar: "Estes jogos particulares são muito importantes para nós no futuro. Temos de conseguir um bom resultado. No futuro, queremos pertencer ao grupo de equipas que se qualificam para as grandes competições".
Últimos resultados
Portugal: V-V-V-V-D
Finlândia: D-V-V-D-V
Últimos onzes
Portugal: Jesse Joronen, Richard Jensen, Arttu Hoskonen, Pyry Soiri, Kaan Kairinen, Ilmari Niskanen, Robin Lod , Fredrik Jensen, Anssi Suhonen, Oliver Antman, Benjamin Kallman.
Finlândia: Diogo Costa, Pepe, Danilo Pereira, Gonçalo Inácio, Diogo Dalot, Otávio, Rúben Neves, Vitinha, João Cancelo, Cristiano Ronaldo, João Félix.
Ausências
Portugal: Cristiano Ronaldo, Rúben Neves, Pepe e Nélson Semedo.
Finlândia: (-)
Leia Também: Assim foi a preparação de Portugal para arranque da saga de particulares