Portugal recebeu e venceu a Finlândia (4-2), esta terça-feira, no primeiro de três jogos de preparação para o Euro'2024. Em pleno Estádio José Alvalade, a formação das quinas exibiu-se a bom nível, mas acabou por desperdiçar várias ocasiões de golo, permitindo ainda um bis inesperado dos finlandeses que trouxe outra emoção a um jogo de cariz particular.
Rúben Dias, Diogo Jota e Bruno Fernandes, em dose dupla, foram os marcadores de serviço numa noite de muita criatividade e alguma falta de eficácia.
Seguem-se os duelos frente a Croácia e Irlanda antes da viagem para a Alemanha, onde vai decorrer o Euro'2024.
Filme do jogo
Portugal entrou em campo com vontade de cedo resolver o encontro e não precisou de muito tempo para efetuar o primeiro remate... não enquadrado. Rafael Leão tinha tempo e espaço para fazer melhor, mas atirou frouxe e ao lado da baliza finlandesa.
A seleção nacional não abusava, contudo, no ritmo e ia tentando gerir o jogo através da posse de bola. Aos 12 minutos, e depois de um par de iniciativas dos finlandeses, Nuno Mendes deixou Diogo Jota na cara do golo, mas o avançado do Liverpool acabou por deixar a bola fugir no momento de tentar tirar um adversário do caminho.
Aos 15 minutos foi a vez de Vitinha pisar terrenos adiantados e entrar na grande área finlandesa com perigo. No entanto, na hora de cruzar para o coração da grande área, o cruzamento do médio do PSG saiu demasiado curto e foi facilmente interceptado pelo guardião Hradecky.
O golo estava mesmo à porta e não tardou muito mais tempo. Vitinha foi chamado a converter um canto a partir da esquerda e viu Rúben Dias aproveitar para desfazer o nulo com um cabeceamento já em queda, mas que valeu na mesma o primeiro golo em Alvalade.
O golo deixou o jogo ainda mais desequilibrado, com Portugal a ficar muito mais perto de chegar ao segundo golo do que permitir um eventual empate. As oportunidades iam-se acumulando, ora pelo flanco esquerdo, onde estavam Nuno Mendes e Rafael Leão, ora pelo lado oposto, onde andavam Cancelo e Francisco Conceição.
Apesar da avalanche ofensiva, Portugal continuava sem chegar ao segundo golo, parecendo faltar alguma objetividade aos jogadores portugueses no último passe.
Ainda assim, a seleção das quinas acabaria por chegar ao segundo golo ainda antes do intervalo. Francisco Conceição caiu na grande área, o árbitro mandou seguir, mas o VAR alertou para a existência de grande penalidade. Diogo Jota avançou para a marca dos 11 metros e... não perdoou.
Roberto Martínez aproveitou o intervalo para rodar e refrescar a equipa fazendo entrar, de uma só assentada, Bruno Fernandes, Diogo Dalot, Gonçalo Inácio, Pedro Neto e Gonçalo Ramos para os lugares de Rúben Dias, Nuno Mendes, João Palhinha, Rafael Leão e Diogo Jota.
Portugal voltou a entrar melhor no reatar da partida e ficou à beira do terceiro golo por intermédio de João Cancelo, que apareceu solto na grande área para falhar um penálti... em movimento. Hradecky não se deixou intimidar com a aproximação do português e evitou mais um golo português em Alvalade.
O terceiro golo de Portugal era apenas mera questão de tempo e aos 56 minutos foi Bruno Fernandes a inscrever o nome na lista de marcadores de serviço, com um belo remate em arco após assistência de Francisco Conceição.
O quarto golo da seleção das quinas até parecia estar à vista, mas a Finlândia não deixou de apontar o tento de hora, aos 73 minutos, por intermédio de Teemu Pukki, avançado com história no futebol inglês.
A seleção nórdica entusiasmou-se e chegou ao segundo golo pouco tempo depois, novamente à boleia de Pukki (77').
A seleção nacional não deixou de ficar em choque, perante a ousadia finlandesa, mas não perdeu tempo em ir atrás do prejuízo. Pedro Neto apareceu no corredor esquerdo, fez uma 'maldade' a um adversário e deixou caminho aberto para o quarto golo, mas Francisco Conceição falhou de forma... escandalosa.
O quarto golo acabaria mesmo por chegar, novamente pelos pés de Bruno Fernandes (85'), que assim fixou o resultado final em Alvalade, dando assim maior justiça perante o que havia acontecido ao longo dos 90 minutos.
Ainda antes do apito final, nota para a bola poste de Francisco Conceição, o espalha brasas de serviço de Roberto Martínez.
No próximo sábado, será a vez de Portugal deslocar-se ao Jamor para defrontar a Croácia, antes de receber dentro de uma semana a Irlanda no Estádio Municipal de Aveiro.
Momento do jogo: O primeiro golo de Portugal, apontado por Rúben Dias, abriu caminho para um triunfo que se adivinhava fácil, pese embora a boa reação dos finlandeses no segundo tempo.
Equipas iniciais
Portugal: José Sá, João Cancelo, Rúben Dias, António Silva, Nuno Mendes, João Palhinha, João Neves, Vitinha, Rafael Leão, Diogo Jota e Francisco Conceição.
O nosso 𝗫𝗜 𝗜𝗡𝗜𝗖𝗜𝗔𝗟 para o jogo frente à 🇫🇮 #PartilhaAPaixão | #EURO2024 pic.twitter.com/0NIuZf67nk
— Portugal (@selecaoportugal) June 4, 2024
Finlândia: Hradecky, Niskanen, Jensen, Ivanov, Alho, Suhonen, Peltola, Nissila, Antman, Kallman e Talvitie.
Antevisão
A seleção nacional arranca, na noite desta terça-feira, uma ronda de três jogos de preparação para o Euro'2024 diante da Finlândia, no Estádio José Alvalade, numa partida em que Pepe, Cristiano Ronaldo, Rúben Neves e Nélson Semedo são ausências certas.
Também Matheus Nunes, que apenas ontem se juntou aos trabalhos da seleção na Cidade do Futebol, em Oeiras, por conta da dispensa de Otávio, não deverá fazer parte das escolhas de Roberto Martínez para este primeiro teste antes do 'torneio a doer' na Alemanha.
Do outro lado estará uma seleção da Finlândia que falhou a presença no Euro'2024, depois de ter ficado em terceiro lugar no grupo H atrás de Dinamarca e Eslovénia. Os finlandeses até tiveram oportunidade de ir ao playoff mas acabaram 'despachados' pelo País de Gales.
O Portugal-Finlândia, que será o 11.º encontro entre as duas seleções, está agendado para as 19h45, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, e terá arbitragem do romeno Christian-Petru Ciochirca. Fique com o Desporto ao Minuto e acompanhe todas as incidências da partida.
Leia Também: Tem um minuto? Veja os números dos jogadores da seleção para o Euro'2024