Hoje é dia de escrever mais uma página de ouro na história do futebol português. A seleção de sub-17 defrontar, esta quarta-feira, a congénere de Itália na luta pelo título europeu do escalão, procurando alcançar o terceiro título do seu palmarés.
Em 2016, que está associado à conquista do título europeu em França, a seleção de sub-17 arrebatou o título europeu, quebrando um ciclo de cinco derrotas consecutivas em finais, triunfando diante de Espanha, numa final decidida nos penáltis.
Antes, em 2003, a seleção de sub-17 venceu, em Viseu, o respetivo Europeu da categoria, ao bater na final a Espanha por 2-1.
Agora, a formação que é orientada pelo selecionador João Santos vai procurar dar continuidade ao bom Europeu que tem realizado, com destaque para o jovem Rodrigo Mora. O criativo tem sido a figura em destaque nesta prova. Será, por isso, uma peça fundamental para bater os italianos.
A final do Campeonato da Europa de sub-17 entre Itália e Portugal, que está agendada para o Alphamega Stadium, na cidade cipriota de Limassol, tem início agendado para as 18h30 desta terça-feira (hora de Portugal Continental) e terá arbitragem de Radoslav Gidzhenov.
Treinadores em discurso direto
Massimiliano Favo:
Elogios para Portugal...: "Portugal é uma equipa forte. Eles têm técnica e habilidade individual. Temos 50% de chances de vencer como em todas as finais".
... com um aviso: "Faremos tudo para vencer porque para nós seria o primeiro título de sub-17 depois de três derrotas em finais [2013, 2018 e 2019]. Será um bom jogo certamente."
João Santos:
Disponibilidades: "Todos os jogadores estão operacionais para amanhã que é o que nos interessa, que estejam todos disponíveis para que, com o seu contributo e a sua competência, tenhamos sucesso."
Adversário: "São sempre uma equipa muito organizada, combativa, com valores individuais muito bons. Esperamos um jogo com qualidade, emoção e que seja uma festa do futebol numa final de sub-17."
Equipa sem pressão: "Temo-nos pautado por apresentarmos um futebol positivo, gostamos de marcar golos, portanto é isso que esperamos amanhã. Somos uma equipa que cria muitas oportunidades, num ou noutro momento não fomos tão eficazes, mas ao longo desta época temos um registo enorme de golos marcados e é nesse caminho que queremos continuar a seguir, independentemente contra quem seja."
Últimos resultados
Itália: V-V-V-E-V
Portugal: V-V-D-V-V
Últimos onzes
Itália: Massimo Pessina, Emanuel Benjamim, Francesco Verde, Andrea Natali, Cristian Cama, Federico Coletta, Alessandro Di Nunzio, Emanuele Sala, Mattia Liberali, Francesco Camarda, Mattia Mosconi.
Portugal: Diogo Ferreira, Duarte Soares, Rui Silva, Afonso Dias Sousa, Martim Cunha, Eduardo Felicíssimo, João Simões, Rodrigo Mora, Geovany Quenda, Gabriel Silva, Cardoso Varela
Ausências
Itália: (-)
Portugal: (-)
Leia Também: Sub-17 disputam 30.ª final das seleções portuguesas de futebol