A seleção nacional de futebol feminino aproximou-se do Euro'2025, esta terça-feira, ao derrotar a Irlanda do Norte (1-2) com uma reviravolta, algo que praticamente confirmou a subida à Liga A da Liga das Nações, com a quarta vitória à quarta jornada do grupo 3 da Liga B, para além da qualificação para o play-off de acesso ao Campeonato da Europa.
A verdade é que a partida não começou nada bem para a equipa de Francisco Neto, com o tento madrugador apontado por Wade (5'), a passe de Mahill, a deixar a seleção irlandesa na frente do marcador.
A reação não tardou em aparecer... e logo em dose dupla. Aos 18 minutos, Francisca Nazareth apareceu no sítio certo para empatar a partida, após assistência de Lúcia Alves, sendo que o tento da 'cambalhota' pertenceu à autoria de Andreia Norton, em cima da meia hora de jogo.
O segundo tempo foi, acima de tudo, de gestão. A seleção da casa tentou chegar ao empate, perante um conjunto luso que, embora tenha ameaçado o terceiro, também se preocupou em segurar a vantagem mínima alcançada desde o minuto 30.
Com este resultado, Portugal soma 12 pontos em 12 possíveis, mais seis do que a Bósnia e Herzegovina, que segue logo atrás, com seis pontos, tratando-se do próximo adversário, em duelo agendado para o dia 12 de julho. Um ponto bastará para garantir o trono. Já a Irlanda do Norte segue na terceira posição, com quatro pontos, enquanto a Malta soma apenas um.
[Notícia atualizada às 21h01]
Leia Também: Francisco Neto alerta que "não há jogos iguais" e quer sorrir na Irlanda