O Sporting perdeu pontos na corrida pelo título. A jogar em Alvalade, os verde e brancos não foram além de um empate, este sábado, na receção ao Arouca (2-2). em jogo a contar para a 22.ª jornada do campeonato nacional.
Um autogolo de Rui Silva abriu a contagem em Alvalade. Conrad Harder empatou para os campeões nacionais, antes de Henrique Araújo marcar à beira do intervalo de penálti. Com os leões reduzidos a dez unidades pela expulsão de Hjulmand, Francisco Trincão fixou o resultado final.
Rui Borges saiu da partida com dois motivos para grande preocupação, dado que Debast e Bragança tiveram de ser substituídos devido a lesão ainda no decorrer da primeira parte.
Filme do jogo:
Depois da derrota a meio da semana contra o Borussia Dortmund, Rui Borges decidiu mexer nas opções iniciais. O regresso do goleador Gyokeres à titularidade, depois de dois jogos como suplente, foi a grande novidade. Com o sueco de volta, era esperado que o clube de Alvalade entrasse a todo o gás... mas não foi isso que aconteceu.
Aos oito minutos, e após um mau atraso de St. Juste, o guarda-redes Rui Silva procurou dominar a bola com o calcanhar, mas acabou por a introduzir na própria baliza. O Arouca estava na frente do marcador para grande surpresa dos adeptos leoninos.
Mas o pior ainda estava para vir. No espaço de quatro minutos, o Rui Borges foi forçado a fazer duas alterações fruto das lesões de St. Juste e de Daniel Bragança, que foram rendidos por Debast e Harder. E foi mesmo o avançado dinamarquês que igualou o encontro. Aos 17 minutos, e após assistência de Gyokeres, o dianteiro não perdoou.
A igualdade galvanizou os campeões nacionais, que dispuseram de várias oportunidades para selarem a remontada. Ainda assim, acabou por ser o Arouca a chegar ao intervalo na frente. Após um lance analisado pelo VAR, Miguel Nogueira apontou para a marca de grande penalidade, castigando falta de Hjulmand sobre Henrique Araújo. O avançado do Arouca fez o gosto ao pé nos descontos da segunda parte (45+5').
Determinado a mudar o rumo dos acontecimentos, o Sporting entrou mais forte para a segunda parte, mas tudo se complicou para a formação de Alvalade quando, aos 62 minutos, Hjulmand viu o segundo cartão amarelo e o consequente vermelho.
A jogar com mais um elemento, o Arouca partiu à procura de um golo que decidisse o jogo, mas acabou por se expor no setor defensivo. Com a manta arouquense um pouco curta, o Sporting chegou ao empate aos 74 minutos por intermédio de Trincão.
Até final, e com a estreia do jovem Alexandre Brito pelo meio, as duas equipas tentaram voltar a fazer estragos. Harder, aos 90+1', rematou de calcanhar ao lado e depois foi Gyokeres a falhar o alvo. Do lado do Arouca, e ao cair do pano, Jason atirou para grande defesa de Rui Silva, que se redimiu do autogolo.
Contas feitas, o Sporting chegou aos 52 pontos, mais dois do que o Benfica, que venceu este sábado o Arouca. O Arouca é, para já, 12.º, com 24 pontos.
Momento do jogo: O primeiro golo da partida é um lance que marca definitivamente este jogo. Num lance para os apanhados, St. Juste atrasou a bola sem olhar e apanhou Rui Silva desprevenido. Quando tentou chegar à bola, o guardião acabou por pontapeá-la para a própria baliza.
Equipas iniciais
Sporting: Rui Silva, Iván Fresneda, Jeremiah St. Juste, Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo, Morten Hjulmand, João Simões. Francisco Trincão, Daniel Bragança, Quenda e Gyokeres.
Suplentes: Franco Israel, Zeno Debast, Ricardo Esgaio, Harder, Biel, Alexandre Brito, Eduardo Quaresma, Manuel Mendonça e Afonso Moreira.
Arouca: Mantl, Tiago Esgaio, Jose Fontán, Chico Lamba, Weverson, David Simão, Fukui, Trezza, Sylla, Pablo Gonálbez e Henrique Araújo.
Suplentes: João Valido, Matias Rocha, Jason, Puche, Dnadín, Mansilla, Loum, Alex Pinto e Pedro Santos.
Antevisão
O Sporting recebe, este sábado, o Arouca e procura reagir ao desaire frente ao Borussia Dortmund na Liga dos Campeões com uma vitória num jogo a contar para a 22.ª jornada da I Liga.
Os leões têm estado ao seu melhor nível no campeonato, prova onde não perdem desde o encontro frente ao Moreirense, pelo que o passado recente na Europa não entrará na equação para este duelo.
Com Morita de fora e Gyokeres apto, Rui Borges deverá fazer regressar Morten Hjulmand ao onze inicial, que pode surgir com o sueco na frente de ataque, de modo a apontar aos três pontos desde o apito inicial do árbitro.
Já o Arouca conta com a sua melhor série da temporada, com seis jogos sem perder, com a última derrota a surgir no terreno do Casa Pia, em finais de dezembro, e promete visitar Alvalade com ambição de disputar os três pontos.
Com 23 pontos, os arouquenses encontram-se na 12.ª posição com seis pontos de vantagem sobre a luta pela manutenção. Quanto aos verde e brancos, são líderes isolados, com 51 pontos, mais quatro que o rival Benfica.
O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental) deste sábado, com arbitragem de Miguel Nogueira, sendo que poderá acompanhar as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.