Livro de Ricardo Serrado eleva Messi pela sensibilidade propriocetiva

O futebolista argentino Lionel Messi brilha pela sensibilidade propriocetiva na tomada de decisão, frisa Ricardo Serrado, que apresenta no domingo a segunda edição de uma obra filosófico-científica sobre o vencedor de oito Bolas de Ouro

Notícia

© Getty Images

Lusa
08/06/2024 09:12 ‧ 08/06/2024 por Lusa

Desporto

Cultura

"O que eu sugiro é que os atletas com uma mais apurada sensibilidade do seu corpo em relação a um objeto obterão desempenhos e uma coordenação motora muito superiores. Quando muitos deles têm os olhos mais colados à bola para poderem controlá-la, Messi usa o corpo para dominá-la e procura soluções com a visão. É talvez o atleta com maior sensibilidade propriocetiva", observou à agência Lusa o escritor e investigador científico.

Publicado originalmente pela Edições Vieira da Silva, em 2015, o livro "O futebolista que joga no futuro: Como a natureza humana pode explicar o futebol" centra-se na noção de proprioceção, que nem sempre se esgotará na distinta aptidão para manipular uma bola.

"Acredito que haja atletas com essa sensibilidade muito elevada, mas, depois, falta-lhes profissionalismo, ética de trabalho, competitividade e disciplina. São tudo coisas que, por exemplo, Cristiano Ronaldo, entre outros, possui e que lhe permitiram contornar aspetos nos quais ele não era tão bom. A proprioceção não é, por si só, suficiente para se ser o melhor do mundo, mas, quando alguém une essa superior sensibilidade a uma boa ética de trabalho, arrisca-se a ser o melhor de sempre, tal como eu julgo que Messi é", referiu.

Além de atualizar as respetivas estatísticas, Ricardo Serrado percorre "diversas áreas do saber" para enquadrar o génio do avançado dos norte-americanos do Inter Miami e lança duas ideias na segunda edição da obra, que será apresentada no domingo, às 20:00, na Feira do Livro de Lisboa, com a presença do ex-internacional português António Simões.

"Desde logo, o desporto contemporâneo - e, particularmente, o futebol -, é uma extensão das características biológicas inatas do ser humano. Há o 'homo sapiens', que é sábio, o 'homo faber', que concebe instrumentos, e o 'homo ludens', que é lúdico. Sugiro o 'homo athleticus', isto é, o homem que tem o exercício físico inerente à sua condição humana e que o mostra em função das necessidades específicas ditadas por cada época. O 'homo athleticus' nasceu para correr grandes distâncias e está programado geneticamente para caçar pela corrida de resistência. Como já não precisamos de caçar, essa necessidade revela-se em atividades desportivas como as que vemos na contemporaneidade", notou.

A outra ideia defende que um atleta "joga o que está, em grande medida, programado no seu corpo", particularizando o exemplo do campeão mundial de seleções pela Argentina, que brilhou pelos espanhóis do FC Barcelona, de 2004 a 2021, seguindo-se um período nos franceses do Paris Saint-Germain, antes da chegada aos Estados Unidos, em 2023.

"É no design e na engenharia biológica deste corpo que se funda o seu talento. Chego a sugerir que, se Messi tivesse mais um, dois ou três centímetros, provavelmente não seria o futebolista que é hoje. Poderia ser na mesma um grande atleta. Não estou a dizer que fosse melhor ou pior. Agora, muitas das coisas que ele faz atualmente acontecem por ter um corpo com determinadas programações biológicas, fisiológicas e neuronais", indicou.

Doutorado em Filosofia da Mente pela Universidade do Porto, Ricardo Serrado justifica a elaboração do livro com "razões emocionais e estéticas" em torno do avançado, que vai completar 37 anos em 24 de junho e que é "o único futebolista" com o qual se emociona.

"Esse sentimento de transcendência que eu sinto quando estou a ver Messi a jogar criou em mim um impulso para escrever algo sobre um atleta que me fascina e que representa o futebol em estado puro na perspetiva da estética, da arte e da beleza do jogo", ilustrou.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

As fotografias do casamento de Hulk com sobrinha da ex-mulher

Hulk

As fotografias do casamento de Hulk com sobrinha da ex-mulher

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1640
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14AVS1715
15Arouca1715
16Farense1714
17C.D. Nacional1613
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Trânsito

Condutores perdem 60 horas em média no trânsito em Lisboa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas