Morreu, esta quinta-feira, Manuel Fernandes, antigo jogador do Sporting que se encontrava hospitalizado há várias semanas, vítima de doença prolongada.
Aos 73 anos, o antigo internacional português tinha sido alvo de várias homenagens, nos últimos meses, por parte do Sporting, que fez questão de levar o troféu de campeão nacional ao hospital no qual Manuel Fernandes se encontrava internado.
Pelos leões marcou 257 golos em 433 jogos, tendo também vestido a camisola de Vitória FC, Fabril e dos norte-americanos do New England Tea Man e Rochester Lancers. No palmarés acumulou duas I Liga, duas Taças de Portugal e uma Supertaça.
Manuel Fernandes foi também treinador, tendo passado por Sporting, Campomaiorense, Vitória FC, Santa Clara, Penafiel, ASA, União de Leiria.
Leões já reagiram
O Sporting emitiu, entretanto, uma nota de pesar, manifestando a tristeza por ver partir "uma das figuras mais importantes da história do clube".
"O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Manuel Fernandes, antigo futebolista, treinador e dirigente Leonino que faleceu esta quinta-feira aos 73 anos", pode ler-se.
"Oriundo da CUF, Manuel Fernandes chegou ao emblema de Alvalade em 1975 e rapidamente se afirmou como uma figura de grande relevo. Um goleador nato, foi-se tornando, ao longo dos mais de dez anos em que jogou no Sporting CP, no ídolo de uma geração e numa das figuras mais importantes da história do Clube", lembram os leões, que deixam uma mensagem mais sentida à família.
"Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de enaltecer e agradecer os anos de esforço e dedicação ao Clube", remata o clube verde e branco.
O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Manuel Fernandes, antigo futebolista, treinador e dirigente Leonino que faleceu esta quinta-feira aos 73 anos.
— Sporting CP (@SportingCP) June 27, 2024
Oriundo da CUF, Manuel Fernandes chegou ao emblema de Alvalade em 1975 e rapidamente se afirmou como… pic.twitter.com/A6u6kP2smj