Já depois de André Villas-Boas, presidente do FC Porto, ter estado no Estádio José Alvalade, na tarde deste sábado, para marcar presença nas cerimónias fúnebres de Manuel Fernandes, Rui Costa, líder máximo do Benfica, deslocou-se até ao estádio do Sporting para homenagear a antiga glória do futebol português, tendo estado durante largos minutos à conversa com Frederico Varandas, presidente dos leões.
"Estamos a falar de uma grande figura do futebol português que, independentemente das qualidades futebolísticas, merece todo o nosso respeito. Quer enquanto presidente do Benfica, quer enquanto Rui Costa e ex-jogador de futebol também. Queremos homenagear uma figura tão importante do futebol português, que tanto honrou o futebol. Nestas situações as rivalidades ficam à parte", começou por dizer, em declarações aos jornalistas.
"Manuel Fernandes foi um dos expoentes máximos do futebol português, não há dúvida nenhuma. Deixa-nos uma das maiores figuras que tivemos. Hoje já não é tão natural os jogadores estarem tão apegados aos seus clubes a vida inteira por variadíssimas razões. Manuel Fernandes faz parte daqueles que representou um clube a vida toda, que se dedicou a um clube a vida toda e nós temos muitos, e alguns deixaram-nos há bem pouco tempo, e é sempre de enaltecer essas figuras. A nível de futebol nacional, são referências, são ídolos dos seus clubes, mas não deixam de ser grandes figuras do futebol português", vincou de seguida.
Ainda antes de abandonar a zona rodeada por jornalistas, o presidente do Benfica foi desafiado a comentar as palavras de André Villas-Boas, em torno do crescimento do futebol português, acabando por concordar com o presidente do FC Porto, com um alerta pelo meio.
"Concordo que o futebol tem de ter outra dinâmica, mas não utilizemos estas situações para outras. No caso concreto, é o caso do desaparecimento de um ex-jogador do Sporting, que deu muito ao Sporting e merece o respeito de todos os outros clubes nacionais pelo que deu ao futebol português. Ódio no futebol? Não tem só a ver com futebol, mas um bocado com a sociedade. Muitas vezes o futebol é aproveitado para isso", completou.
Leia Também: Lendas de Benfica e FC Porto presentes na homenagem a Manuel Fernandes
Leia Também: André Villas-Boas em Alvalade no último adeus a Manuel Fernandes
Leia Também: Dor e emoção no adeus de Alvalade a Manuel Fernandes, o eterno capitão