Powered by Betano
Leicester City FC
Leicester
Amanhã
12H30
Chelsea FC
Chelsea
1
6.40
X
4.45
2
1.44
AFC Bournemouth
Bournemouth
Amanhã
15H00
Brighton & Hove Albion FC
Brighton
1
2.30
X
3.40
2
2.85
Arsenal FC
Arsenal
Amanhã
15H00
Nottingham Forest
Nottingham Forest
1
1.32
X
4.80
2
8.75
Aston Villa FC
Aston Villa
Amanhã
15H00
Crystal Palace FC
Crystal Palace
1
1.55
X
4.10
2
5.30

Desta vez, os penáltis não nos salvaram. Portugal está fora do Euro'2024

Nulo no tempo regulamentar obrigou a nova dose de prolongamento e grandes penalidades. Desta feita, Diogo Costa não conseguiu evitar o pior e a equipa das quinas está fora do Europeu, regressando a casa antes de 14 de julho.

Notícia

© Getty Images

Francisco Amaral Santos
05/07/2024 22:42 ‧ 05/07/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Euro'2024

Desta vez, os penáltis não salvaram Portugal. A seleção nacional foi eliminada, esta sexta-feira, do Euro'2024, depois de ter perdido contra França no desempate por grandes penalidades.

Após o nulo (0-0) que durou os 90 minutos, mais a meia hora do prolongamento, a equipa das quinas caiu na marca dos 11 metros, saindo do Campeonato da Europa ainda antes de 14 de julho, o dia da grande final. 

João Félix foi o único jogador, das duas seleções, a desperdiçar a grande penalidade, atirando com estrondo ao ferro, numa noite em que Diogo Costa não conseguiu evitar o pior - leia-se defender três penáltis, tal como havia feito na ronda anterior, diante da Eslovénia. 

França, por seu turno, segue em frente e vai disputar as 'meias' com Espanha já na terça-feira, às 20h00, em Munique. 

Filme do jogo

Depois dos primeiros 15 minutos serem dominados pelos portugueses, que tentavam ir em busca da baliza francesa, os gauleses começaram a subir linhas e começaram a criar perigo junto de Diogo Costa. Theo Hernández tentou o remate a longa distância, mas o guardião português não tremeu e parou a 'bomba' do lateral do AC Milan. 

O intervalo ia se aproximando e o volume de jogo de França começava a ganhar cada vez maior dimensão. Portugal, por seu turno, começava a sentir muitas dificuldades em sair para ataque organizado e apostava na velocidade de Rafael Leão para ir contrariando o domínio francês. 

Portugal complicava sempre que tinha via aberta para a baliza e Mike Maignan ia tendo uma noite bastante tranquila em Hamburgo. A seleção nacional até dispôs de um livre direto perto do intervalo, mas Bruno Fernandes (e não Cristiano Ronaldo) atirou muito ao lado e o nulo manteve-se até ao fim dos primeiros 45 minutos. 

A segunda parte começou com novo aperto dos franceses, mas foi Bruno Fernandes quem esteve perto do golo aos 59 minutos. Cancelo lançou o compatriota, que atirou rasteiro e com força, mas Maignan esticou-se todo para evitar o golo. Logo depois, a bola voltou aos pés de Cancelo, que tentou atirar cruzado, mas sem acertar na baliza. 

Portugal empolgou-se aos 63 minutos ficou novamente na cara do golo. Rafael Leão deixou Vitinha em boa posição, mas o médio do PSG atirou à figura de Maignan e a seleção nacional perdeu nova ocasião clara de chegar à vantagem. 

França não tardou em responder e Kolo Muani (65') ficou muito perto de fazer o primeiro golo da noite em Hamburgo, com Rúben Dias a aparecer no último momento e a desviar a bola que ia na direção da baliza. 

Cinco minutos depois foi Camavinga (70') quem teve tudo para colocar França em vantagem, mas atirou ao lado da baliza de Diogo Costa. 

Pouco depois foi a vez do recém-entrado Dembélé atirar em jeito e quase surpreender Diogo Costa, mas os franceses, tal como os portugueses, também pareciam estar em noite não no que toca à finalização. 

Roberto Martínez sentia que a equipa precisava de novas soluções e aos 74 minutos optou por renovar a ala direita. Nélson Semedo e Francisco Conceição entraram para os lugares de João Cancelo e Bruno Fernandes, ao passo que Bernardo Silva fletiu para o centro do terreno. 

O tempo corria para o final dos 90 minutos e o jogo ficava cada vez mais partido, e com espaços que iam sendo explorados pelas duas seleções. 

Ainda antes do apito final, Martínez operou mais uma mexida, com João Palhinha, que havia visto um amarelo e que estaria impedido de participar nas 'meias', a sair para dar o lugar a Rúben Neves. 

O prolongamento até poderia ter começado a sorrir para Portugal, não fosse o desperdício protagonizado por Cristiano Ronaldo, aos 92 minutos, que à boca da baliza, mandou a bola para as nuvens, depois de um belo trabalho de Francisco Conceição. 

Portugal parecia estar melhor no tempo extra, mas continuava a falhar na hora de finalizar. Aos 101 minutos, a bola sobrou para Rafael Leão, que tinha tudo para fazer o golo, mas acertou mal na bola. 

O intervalo do prolongamento chegava e a possibilidade de disputar uma nova ronda de grandes penalidades ganhava cada vez mais força. 

Roberto Martínez operava a última mexida na entrada para os derradeiros 15 minutos, fazendo entrar João Félix para o lugar de Rafael Leão. 

O avançado do Atlético de Madrid precisou de dois minutos para ter um lance de perigo, novamente iniciado por Francisco Conceição. O jovem extremo do FC Porto cruzou da direita para o corredor contrário, onde apareceu Félix para atirar, de cabeça, à malha lateral. 

O jogo ficou, no entanto, ainda mais morno, mas não sem antes Nuno Mendes ter a última oportunidade. Bernardo Silva deixou via aberta, mas o lateral português, também por conta do cansaço acumulado, atirou fraco para as mãos de Maignan.

O desempate por grandes penalidades acabaria por ser o desfecho mais previsível, mas não da forma como acontecera frente à Eslovénia. 

Desta feita, Diogo Costa não conseguiu outro milagre e não evitou que os franceses convertessem as respetivas grandes penalidades. Do lado português, João Félix teve pontaria a mais e acertou com estrondo no poste, cabendo a Theo Hernández o derradeiro remate para qualificar França e 'mandar' Portugal para casa. 

Momento do jogo: O último momento do prolongamento poderia ter sido de grande glória para Portugal. Nuno Mendes teve nos pés uma grande oportunidade para meter a seleção nacional na fase seguinte do Europeu, mas acabou por acusar o cansaço e não aplicar a força que a bola pedia. 

Equipas iniciais 

ONZE DE PORTUGAL: Diogo Costa, Nuno Mendes, Rúben Dias, Pepe, Cancelo, Palhinha, Vitinha, Bruno Fernandes, Rafael Leão, Bernardo Silva e Cristiano Ronaldo

ONZE DE FRANÇA: Maignan, Theo Hernández, Upamecano, Saliba, Konudé, Camavinga, Kanté, Tchouameni, Griezmann, Mbappé e Kolo Muani

Antevisão 

Pela terceira vez consecutiva em Europeus, Portugal vai defrontar França esta sexta-feira nos quartos de final do Euro'2024. Depois da final da prova em 2016, e do reencontro na fase de grupos de 2020, que foi disputada em 2021, portugueses e franceses voltam a medir forças, desta vez com um lugar nas 'meias' em discussão em Hamburgo. 

Depois de uma fase de grupos longe de impressionar, com duas vitórias e uma derrota, e após uns 'oitavos' em sofrimento total e só resolvidos nas grandes penalidades, a seleção nacional de Roberto Martínez terá de fazer mais e melhor para afastar uma das grandes favoritas à conquista da prova liderada por Didier Deschamps. 

Conheça (ao detalhe) o estádio que vai acolher o Portugal-França

Conheça (ao detalhe) o estádio que vai acolher o Portugal-França

Volksparkstadion, em Hamburgo, vai conhecer o segundo semi-finalista do Euro'2024 na noite de sexta-feira.

Notícias ao Minuto | 17:10 - 04/07/2024

O apito inicial da partida entre Portugal e França está agendado para as 20h00 no Volksparkstadion, em Hamburgo, e terá a arbitragem do inglês Michael Oliver. Poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto e ao pormenor, no Desporto ao Minuto

'Pesadelo'. Portugal reencontra França e há um dado que salta à vista

'Pesadelo'. Portugal reencontra França e há um dado que salta à vista

Equipa das quinas conta apenas com seis triunfos frente aos gauleses. Apenas um aconteceu em jogos oficiais... e todos os portugueses sabem qual foi.

Miguel Simões | 07:35 - 04/07/2024

Leia Também: Portugal-França: Repetir a receita de Éder e continuar a sonhar

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Ugarte esteve no Uruguai e um pormenor do Sporting saltou à vista

Mundial'2026

Ugarte esteve no Uruguai e um pormenor do Sporting saltou à vista

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Gasolina

Usar gasolina 98 aumenta a performance e autonomia?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas