A seleção de Espanha tornou-se, na tarde desta sexta-feira, na primeira equipa a garantir um lugar nas meias-finais do Euro'2024, ao bater a anfitriã Alemanha, por 2-1, com o golo da vitória a ser marcado apenas no tempo de prolongamento.
O início do encontro ficou marcado pela lesão de Pedri. O médio espanhol foi 'varrido' por Toni Kroos logo aos oito minutos. Anthony Taylor recusou-se a mostrar amarelo ao alemão e o jogador do Barcelona acabou mesmo por sair lesionado.
Tirando esta incidência, a primeira parte ficou marcada por um ligeiro ascendente da Espanha, com oito remates contra três da Alemanha. O resultado aceitava-se se dado que a etapa inicial foi muito faltosa e com poucas ocasiões de golo.
O mesmo não se pode dizer do segundo tempo. A agressividade manteve-se, mas a magia que a seleção espanhola tem apresentado neste Euro'2024 apareceu e com ela o golo. Aos 52 minutos, e depois de um remate por cima de Morata, Lamine Yamal procurou espaço à entrada da área. O criativo espanhol encontro Olmo e este abriu o marcador em Estugarda.
Mas se se esperava um crescimento de Espanha sobre o adversário com este golo, isso não aconteceu. A Alemanha foi conquistando espaço à procura do empate e colocou em perigo a baliza de Unai Simón em diversas ocasiões. Aos 77 minutos, Füllkrug atirou ao poste, antes de Havertz atirar um chapéu por cima. Mas o golo acabaria mesmo por aparecer. Ao minuto 88, Wirtz marcou o golo dramático que atirou o encontro para prolongamento (89').
A pressão alta da Mannschaft manteve-se no tempo extra, com os germânicos a estarem mais vezes da remontada do que a Espanha do segundo. Wirtz tirou tinta ao poste com um remate cruzado nos descontos da primeira parte do prolongamento e Unai Simón voou para evitar um cabeceamento de Füllkrug que levava selo de golo.
Espanha esteve mais recolhida no prolongamento, mas a reação acabou por ser falta para a anfitriã deste Euro'2024. No último suspiro do encontro, Merino virou herói. Dani Olmo, que já tinha marcado o primeiro golo, tirou um cruzamento para o cabeceamento certeiro do médio da Real Sociedad. Estava feita a festa espanhola. O voo de Merino atirou Toni Kroos para a reforma, já que o médio alemão tinha anunciado que se ia despedir do futebol assim que a Alemanha fosse eliminada do Euro'2024.
A meia-final estava quase garantida, mas Dani Carvajal fez questão de tirar uma féria desse encontro. O defesa, que já estava amarelado, viu um cartão vermelho direto e ficará de fora da partida da próxima ronda. A ele juntam-se os também ausentes Morata e Le Normand.
A La Roja aguarda agora pela definição do vencedor do encontro entre Portugal e França, que se realiza a partir das 20h00 desta sexta-feira.
Leia Também: EM DIRETO: Espanha 'despacha' Alemanha e fica de olhos postos em Hamburgo