Diário do Euro'2024: 'Traição' de João Félix impediu o duelo ibérico

Ao longo do Euro'2024, o Desporto ao Minuto apresenta-lhe um diário de bordo que o deixará a par de todas as novidades. Há resultados, marcadores, declarações, momentos de bastidores e muito mais para acompanhar ao minuto.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/07/2024 07:12 ‧ 06/07/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Euro'2024

Terminou com lágrimas portuguesas o 22.º dia do Euro'2024. Após dois dia de descanso, as emoções do futebol regressaram à Alemanha... mas trouxe consigo tristeza para Portugal. A seleção fez, na sexta-feira, a sua melhor exibição no Europeu, mas caiu nos quartos de final perante a França, nos penáltis (5-3). Mas já lá vamos a esta eliminação

As exibições da seleção neste Campeonato da Europa não vinham a impressionar os portugueses, mas fora dele os adeptos têm goleado no que toca a apoio. Esta sexta-feira não foi exceção. A cidade de Hamburgo pintou-se de verde e vermelho para apoiar a equipa nacional nesta partida com França. E fora dos relvados já estava a apoiar Artur Soares Dias, que foi dispensado do Europeu.

Dentro das quatro linhas iam defrontar-se o ídolo e o aprendiz. Não é segredo que Kylian Mbappé idolatra Cristiano Ronaldo, como comprovam os jogos anteriores entre ambos. Neste reencontro, Mbappé, que nunca tinha vencido Cristiano Ronaldo, superou o português. Uma noite duplamente feliz para o homem da máscara, ele que nem terminou o encontro no relvado.

Portugal teve mais posse de bola (63% contra 37%), mais cantos (11 contra 4) e mais ataques (71 contra 58). Em suma, dominou em quase todas as estatística da partida, mas não foi capaz de fazer um golo perante os franceses, que, diga-se de passagem, pouco fizeram para bater a defesa lusa. Até houve tempo para Vitinha 'mostrar' um amarelo ao árbitro.

A equipa das quinas teve várias ocasiões flagrantes para marcar, mas o jogo voltou a encaminhar-se para os castigos máximos. Nos penáltis, os franceses foram mais competentes e marcaram os cinco, enquanto João Félix, que tinha sido lançado em campo aos 106 minutos, a render Rafael Leão, falhou na 'hora H' e atirou ao poste direito. Estava terminado o sonho português e 'rebentava' a festa francesa.

Após o encontro, o sentimento geral era de tristeza. Pepe foi às lágrimas e deixou dúvidas sobre o seu futuro. Vitinha estava frustrado e Roberto Martínez destacou a crueldade que o resultado final demonstrava. A equipa das quinas falhava a presença nas meias-finais de um Europeu pela quarta vez e Cristiano Ronaldo despediu-se daquele que foi, em princípio, o último Campeonato da Europa sem golos. O português somou ainda o nono jogo em 'branco' consecutivo em fases finais desta competição. Mas não foram só coisas más, já que se tornou pública uma história tocante que envolveu o madeirense.

Mas não foi só do Portuga-França que se fez o 22.º dia do Euro'2024. Mais na zona sul da Alemanha, na cidade de Estugarda, Espanha teve de ir a prolongamento para enviar para casa a anfitriã da competição. Mais do que o resultado em si, que colocou os espanhóis nas meias-finais, o dia 5 de julho de 2024 marcou o ponto final na carreira do brilhante de Toni Kroos. O médio não se despediu dos relvados em fase descendente, muito pelo contrário, mas não evitou as lágrimas no adeus. E também não se livrou das críticas depois de uma entrada mais dura sobre Pedri que lesionou o médio espanhol.

Atento a esta partida esteve Iker Casillas. O antigo guarda-redes espanhol criticou o árbitro da partida e deixou também uma mensagem ao amigo Kroos. De la Fuente estava radiante com o triunfo, mas menos sorridente com as três baixas confirmadas para o duelo diante de França. Nagelsmann não conseguiu esconder a tristeza.

As emoções dos quartos de final prosseguem já este sábado. Inglaterra defronta a Suíça e os Países Baixos medem forças com a Turquia. Estes últimos sabem que não vão poder contar com os préstimos de Demiral, que viu o castigo de dois jogos confirmados. Já Bellingham safou-se de um castigo. E sobre o ex-Sporting, o presidente da federação turca arrasou o castigo. Por falar em jogadores com ligação a Portugal, Jan Vertonghen decidiu renunciar à carreira internacional depois da eliminação da Bélgica em pleno Euro'2024.

Os jogos deste dia

Inglaterra-Suíça, 17h00 (Merkur Spiel-Arena, Dusseldorf) - TVI

Países Baixos-Turquia, 20h00 (Olympiastadion, Berlim) - Sport TV1

Leia Também: As imagens do 22.º dia do Euro'2024: Muitas lágrimas e cheiro a despedida

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Neymar

Pai de Neymar reage a vídeo sensual de Fernanda Campos... 'ex' do filho

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Automobilismo

O pedido de Ayrton Senna que mudou o automobilismo para sempre

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas