A seleção de Inglaterra garantiu, este sábado, uma vaga nas meias finais do Euro'2024 depois de bater a Suíça no desempate por grandes penalidades. Depois do empate (1-1) no tempo regulamentar, que se manteve no prolongamento, houve lugar ao drama dos penáltis em Dusseldorf.
Menos de 24 horas após Espanha e França garantirem um lugar nas meias finais, deixando Alemanha e Portugal pelo caminho, Suíça e Inglaterra tentavam agarrar o terceiro de quatro bilhetes, mas, uma vez mais, a discussão... prolongou-se.
Depois de uma primeira parte morna, num retrato bem fiel à prestação inglesa neste Europeu, os golos ficaram reservados para os últimos 15 minutos da segunda parte.
Embolo, aos 76', quebrou o nulo em Dusseldorf e acionou todos os alarmes no banco de Gareth Southgate, que operou, de imediato, uma tripla mexida.
O jogo inglês agitou-se, mas foi Bukayo Saka quem devolveu o empate ao marcador, aos 81 minutos, com um remate seco que surpreendeu Yann Sommer e que evitou o descalabro dos ingleses na Alemanha.
A Suíça até dispôs de uma grande oportunidade em cima dos 90 minutos, mas faltou pontaria aos helvéticos, que assim, levaram o jogo para prolongamento, o terceiro em outros tantos jogos nestes 'quartos' do Euro'2024.
No tempo extra foram novamente os suíços quem estiveram sempre mais perto do golo, mas o empate manteve-se nos 30 minutos suplementares e a decisão teve, mesmo, de seguir para as grandes penalidades.
Na marca do castigo máximo, e à semelhança do que acontecera no Portugal-França, apenas um jogador falhou. Akanji atirou fraco e permitiu a defesa de Pickford, com Alexander-Arnold a marcar o último e decisivo penálti, que valeu o bilhete aos ingleses para as meias-finais.
A sequência dos penáltis em Dusseldorf:
- Marca Cole Palmer (Inglaterra)
- Falha Akanji (Suíça)
- Marca Bellingham (Inglaterra)
- Marca Schar (Suíça)
- Marca Saka (Inglaterra)
- Marca Shaqiri (Suíça)
- Marca Toney (Inglaterra)
- Marca Amdouni (Suíça)
- Marca Alexander-Arnold (Inglaterra)
A seleção dos três leões vai ficar, assim, de olhos postos em Berlim para conhecer o adversário que se segue. Países Baixos ou Turquia vão discutir, esta noite, a última vaga nas 'meias' e um deles vai defrontar Inglaterra na quarta-feira, em Dortmund.
[Notícia atualizada às 19h44]
Leia Também: "Roberto Martínez não pensou na equipa. Só pensou em Cristiano Ronaldo"