A equipa das 'quinas' perdia ao intervalo por 44-41, mas anulou essa diferença no terceiro período e selou o triunfo nos 10 minutos finais, construindo uma vantagem de 'dois dígitos' num duelo em que o selecionador luso, Mário Gomes, utilizou os 12 jogadores ao seu dispor.
O conjunto luso marcou o primeiro 'cesto' no Pavilhão Desportivo Unidade Vimaranense, por André Cruz, e voltou a assumir a dianteira do 'marcador' a oito segundos da primeira interrupção, com um triplo de Diogo Gameiro, após ter estado em desvantagem na maioria do primeiro período.
Depois de o argentino Nicolás Laprovittola, com 13 pontos, e de Rafael Lisboa, com oito, sobressaírem nos 10 minutos iniciais, o conjunto alviceleste 'virou' o resultado no segundo quarto, equilibrado na maior parte do tempo, e chegou ao intervalo na frente (44-41).
As defesas superiorizaram-se aos ataques no terceiro período, com Portugal a opor-se às movimentações argentinas com mais agressividade e a desperdiçar algumas situações para passar de novo para a frente, mesmo alcançando o empate a 52 pontos nos 10 segundos finais, por Daniel Relvão.
A seleção lusa operou a reviravolta com três pontos de Cândido Sá nos primeiros dois minutos do último quarto e aproveitou algumas perdas de bola contrárias para ampliar a vantagem.
O português Rafael Lisboa, com 17 pontos, e o argentino Nicolás Laprovittola, com 16, foram os melhores marcadores de um encontro em que os jogadores lusos apresentaram uma taxa de 42% de eficácia de lançamento contra 34% dos sul-americanos.
O torneio de preparação para a fase de qualificação do Eurobasket2025, que vai ser reatada em novembro, prossegue no sábado, com o confronto entre Argentina e Grã-Bretanha, às 19:30, e encerra no domingo, com o Portugal - Grã-Bretanha, agendado para as 17:00.