Powered by Betano
Liga Europa UEFA
Atlético Bilbao
Atlético Bilbao
Hoje
17H45
IF Elfsborg
IF Elfsborg
1
1.18
X
6.40
2
13.00
Liga Europa UEFA
AZ Alkmaar
AZ Alkmaar
Hoje
17H45
Galatasaray SK
Galatasaray
1
3.15
X
3.50
2
2.10
Liga Europa UEFA
Besiktas JK
Besiktas
Hoje
17H45
Maccabi Tel Aviv FC
Maccabi Tel Aviv
1
1.57
X
4.05
2
5.00
Liga Europa UEFA
FC Dínamo Kiev
Dínamo Kiev
Hoje
17H45
Vitória Plzen
Viktoria Plzen
1
2.67
X
3.05
2
2.65

Leixões compra complexo desportivo e presidente do Fão rejeita críticas

O complexo desportivo de Fão foi adquirido pela SAD do Leixões, da II Liga, revelou hoje à Lusa o presidente do Clube de Futebol (CF) de Fão, Paulo Campos, que recusa qualquer incumprimento com o Sporting de Braga.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
16/07/2024 21:42 ‧ 16/07/2024 por Lusa

Desporto

Leixões

Em novembro de 2018, Sporting de Braga, CF Fão e Câmara Municipal de Esposende chegaram a anunciar a formalização da compra do complexo desportivo de Fão pelo clube bracarense, que passou a utilizá-lo com várias equipas, com destaque para a equipa B, que milita na Liga 3, que fez dele sua 'casa'.

 

O clube liderado por António Salvador anunciou, na segunda-feira, a desistência do projeto, acusando o CF Fão de incumprimento do acordado, nomeadamente pelo não licenciamento de utilização do complexo.

Hoje, em comunicado, o CF Fão diz que "não incorreu em qualquer incumprimento do contrato-promessa" com o Sporting de Braga.

À Lusa, o presidente do CF Fão, Paulo Campos, lembrou que o complexo desportivo estava à venda em processo judicial interposto pelos credores do clube, que faliu pelas dívidas contraídas aquando da sua construção, e foi agora adquirido pela SAD do Leixões, por essa via, por cerca de 1,5 milhões de euros (ME).

O dirigente critica a postura do Sporting de Braga no processo, lembrando que o contrato-promessa, em 2018, estabeleceu em cerca de dois ME o preço do complexo e que, depois do "sinal" avançado, nunca concluiu a compra.

No comunicado, o CF Fão nota que a SAD liderada por António Salvador já sabia à data da celebração do acordo que "não existia a licença de utilização relativa" ao complexo desportivo de Fão e que isso não impediu o Sporting de Braga de ter tentado comprar o complexo apresentando uma proposta na execução judicial "por apenas um milhão de euros, ou seja, por um preço muito inferior àquele que contratualmente se tinha obrigado", os tais cerca de 2 milhões de euros.

À Lusa, Paulo Campos acrescenta ainda que o valor mínimo imposto pelo tribunal era de 1,3 ME.

Além disso, frisa o clube do concelho de Esposende, ainda em comunicado, que, "apesar da inexistência de tal licença, o Sporting de Braga não deixou de fazer uso e utilização intensiva do completo, nele tendo realizado, inclusivamente, todos os jogos oficiais da Liga 3 na qualidade de visitado, nem impediu o Sporting de Braga de alugar o espaço a outros clubes e de retirar disso dividendos".

Já a autarquia de Esposende aponta o dedo ao clube de Fão, notando, igualmente em comunicado, que "a responsabilidade pela legalização do complexo desportivo de Fão cabia exclusivamente ao CF Fão, não sendo possível à câmara agir em seu nome ou substituí-lo nesse processo".

A câmara de Esposende diz ainda que, "no decurso do processo de licenciamento do complexo desportivo, constatou-se que o CF de Fão adotou uma agenda própria e, a partir desse momento, deixou de cumprir os compromissos assumidos, o que impediu a legalização do complexo desportivo de Fão em tempo útil. Como consequência dessa demora e na sequência do processo de execução movido contra o CF de Fão, o complexo desportivo foi vendido judicialmente, sem que a câmara municipal se pudesse opor", pode ler-se.

A câmara municipal lamenta a queda da parceria com o Sporting de Braga considerando que "assim se perde uma oportunidade única e irrepetível para o engrandecimento da Vila de Fão e do município".

Ainda assim, sobre a compra da infraestrutura pelo Leixões, nota que a câmara municipal "conseguiu, mesmo assim, assegurar a manutenção da cláusula de reversão, protegendo os interesses da comunidade de Fão e de Esposende".

Leia Também: Sp. Braga desiste de complexo desportivo por "incumprimento" do Fão

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Nova casa de Ronaldo na Arábia é arrendada (e tem piscina olímpica)

Cristiano Ronaldo

Nova casa de Ronaldo na Arábia é arrendada (e tem piscina olímpica)

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Vettel foi da Fórmula 1 para os campos de agricultura

Fórmula 1

Vettel foi da Fórmula 1 para os campos de agricultura

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas