Académica está empenhada em chegar a um consenso para Estádio de Coimbra

A Associação Académica de Coimbra -- Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF) afirmou que está "empenhada" em conseguir chegar a um consenso com a Câmara Municipal para um novo acordo de utilização do Estádio Cidade de Coimbra.

Notícia

© D.R.

Lusa
21/07/2024 11:10 ‧ 21/07/2024 por Lusa

Desporto

Académica

O novo acordo, que ainda não está firmado mas que conta já com uma proposta do município, será debatido na reunião do executivo camarário, na segunda-feira, com a autarquia a querer que este novo contrato lhe devolva outra capacidade de atuação sobre aquele equipamento desportivo que é sua propriedade, nomeadamente a realização de grandes eventos e a sua cedência gratuita a outros clubes do concelho.

 

No sábado, em comunicado enviado à agência Lusa, a Académica disse que "continua empenhada em conseguir chegar a um consenso" com a Câmara de Coimbra, comprometendo-se a apresentar um programa de desenvolvimento desportivo para garantir que parte das receitas das rendas dos espaços do Estádio Cidade de Coimbra fique na esfera do clube, para apoio à formação e ao futebol feminino.

Para além de assumir esse compromisso, a Briosa afirmou que irá convocar uma assembleia-geral extraordinária, "depois de estabilizado o respetivo contrato, para que os sócios se pronunciem sobre o mesmo".

O grande ponto de discórdia entre município e clube de futebol (que milita na Liga 3) está relacionado com o destino a dar às receitas das rendas dos espaços do Estádio Cidade de Coimbra (na época 2022/2023 a Académica arrecadou 356 mil euros de receitas a partir dessa exploração).

A Câmara de Coimbra entendeu, numa fase inicial de negociação, que as receitas decorrentes dessa exploração deveriam destinar-se "única e exclusivamente" a comparticipar os encargos e custos com a manutenção e conservação do próprio estádio, não devendo financiar quaisquer custos associados com a atividade desportiva do clube de futebol, referiu o município, numa nota de imprensa, na sexta-feira.

No entanto, a Académica apresentou a possibilidade de afetar parte das receitas das rendas a atividades não profissionais, nomeadamente no apoio aos escalões de formação e ao futebol feminino.

Nesse sentido, a Câmara de Coimbra, admitindo alguma abertura negocial, pediu à AAC-OAF um programa de desenvolvimento desportivo detalhado, referindo, na sexta-feira, que o mesmo ainda não tinha sido entregue.

No comunicado da Briosa de sábado, o clube afirma que a autarquia só na sexta-feira é que pediu um programa de desenvolvimento desportivo, mas um documento dos serviços municipais que está associado ao processo e que a agência Lusa consultou afirma que o município pediu "por diversas vezes" esse mesmo documento.

"Até ao momento, a AAC-OAF limitou-se a enviar mapas de despesa referentes à sua atividade desportiva não profissional", nota esse mesmo documento da autarquia.

A Briosa criticou também a versão inicial da proposta do município, considerando que, com essa primeira versão de acordo, o clube tornar-se-ia num "mero departamento de manutenção e conservação do município de Coimbra".

No comunicado, a Académica defendeu que o clube também deveria poder organizar, em parceria com o município, grandes eventos culturais no Estádio Cidade de Coimbra, quando a proposta do município é para que essa responsabilidade passe por completo para a esfera da autarquia.

Recordar que, apesar de a Câmara de Coimbra ter pagado à Everything is New 400 mil euros para que os concertos dos Coldplay em 2023 fossem na cidade, a Académica arrecadou 300 mil euros por parte da promotora pela cedência do espaço, face às condições do acordo atual de gestão do Estádio, que cessa no final deste mês, após a autarquia o ter denunciado em 2023.

Leia Também: Câmara quer que rendas do Estádio deixem de financiar Académica

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

O Al Nassr não foi o único a receber apoio de Dolores Aveiro

Dolores Aveiro

O Al Nassr não foi o único a receber apoio de Dolores Aveiro

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2050
2Benfica2044
3FC Porto2042
4Sp. Braga2040
5Santa Clara2035
6Casa Pia2030
7Vitória SC2029
8Estoril2027
9Famalicão2024
10Rio Ave2024
11Moreirense2023
12Gil Vicente2022
13Arouca2022
14C.D. Nacional2019
15AVS2018
16Estrela2017
17Farense2015
18Boavista2012
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Há quatro razões para optar por um Renault Clio a GPL

Renault

Há quatro razões para optar por um Renault Clio a GPL

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas