O Vitória SC sofreu para conseguir ganhar ao Floriana, por 1-0, esta quinta-feira, na segunda pré-eliminatória da Liga Conferência. O clube português jogou melhor, mas sentiu muitas dificuldades para contornar o bloco baixo do conjunto maltês que, na baliza, tinha um guarda-redes inspirado.
Apesar de ter dominado grande parte da partida, o Vitória SC começou o jogo por baixo e acabou por ser o Floriana a criar as primeiras oportunidades de golo. Aos três minutos, Thiaguinho Santos atirou ao poste, enquanto que aos 13’ houve bola na barra, por Grech.
Depois de 15 minutos em que praticamente só deu Floriana, eis que os vimaranenses conseguiram ter bola. Ainda assim, até ao intervalo, o Vitória SC continuava sem assustar o experiente Mafoumbi, que se mostrou sempre seguro quando chamado a intervir.
Rui Borges operou algumas trocas a meio da segunda parte e levou a jogo Samu, Jesús Ramirez e Kaio Cesar, ainda que tenha sido o sujeito do costume a chegar ao tão desejado golo. Jota Silva, aos 78’, concluiu na perfeição uma assistência do recém-entrado Ramirez e desfez o persistente nulo.
Até ao final, o Vitória SC procurou ampliar a vantagem, mas Mafoumbi estava determinado em ganhar o prémio de homem do jogo. O guarda-redes congolês confirmou ser a estrela da equipa maltesa e impediu os minhotos de levarem uma vantagem mais segura para a segunda mão.
Vitória SC receberá agora o Floriana na próxima quinta-feira, no Dom Afonso Henriques, estando o apito inicial marcado para as 20h15 (hora de Portugal continental).
Momento do jogo: Jota Silva voltou a fazer a diferença. O empate parecia mais que certo, mas o avançado português 'tirou da cartola' o golo que faz, para já, a diferença na eliminatória.
[Notícia atualizada às 20h08]
Equipas iniciais
Onze do Floriana:
Mafoumbi, Fernandinho, Kouro, Spiteri, El Hasni, Garzia; Garcia, Grech, Vella; Reid e Thiago Santos.
Suplentes:
Andrijanic; Buttigieg; Cedric Yameogo; Cutajar; Micallef; Nwoko; Obonogwu; Veselji; Zammit Lonardelli.
Onze do Vitória SC:
Bruno Varela, João Mendes, Borevkovic, Jorge Fernandes e Alberto Baio; Nuno Santos, Tomás Handel e Tiago Silva; Ricardo Mangas, Nélson Oliveira e Jota Silva.
Suplentes:
Charles, Gui Ribeiro, Miguel Maga, Mikel Villanueva, Manu Silva, Marco Cruz, Samu, Zé Carlos, Kaio César, Bica e J. Ramírez
Antevisão
O Vitória SC dá início, esta quinta-feira, à fase de jogos oficiais da época 2024/25 e logo com um confronto europeu. Os vimaranenses jogam diante do Floriana, em Malta, a partir das 18h00, a primeira mão da segunda pré-eliminatória da Liga Conferência, fruto da quinta posição da I Liga, alcançada na época passada.
Os encontros particulares de pré-época deixaram os adeptos a sonhar com a fase de grupos da competição europeia, dado o balanço positivo registado: nos sete duelos realizados em julho, o Vitória SC ganhou seis e empatou apenas um.
O Floriana, por outro lado, foi vice-campeão do primeiro escalão do futebol maltês e antes já disputou a primeira pré-eliminatória, diante do Tre Penne, clube de São Marino. A vitória por 3-1, em casa, permitiu ao Floriana empatar a um golo na segunda mão e, mesmo assim, passar à próxima fase.
O apito inicial deste encontro está agendado para as 18h00 (horário de Portugal Continental), no estádio Centenary Stadium, e será ajuizado pelo árbitro irlandês Ben McMaster. Acompanhe tudo, em direto, no Desporto ao Minuto.