Houve de tudo na apresentação oficial do Sporting aos sócios e adeptos, este sábado, no Estádio José de Alvalade. Os ingredientes para uma noite especial estavam reunidos e nem Sebastián Coates faltou à festa, tendo sido ovacionado uma última vez por quem tantas vezes gritou o seu nome.
Antes disso, todos os jogadores do plantel foram apresentados e ficou claro (dúvidas houvessem) que há preferidos no conjunto de Rúben Amorim. A Viktor Gyokeres não faltaram motivos para que se sentisse especial, tendo o mesmo acontecido com Morten Hjulmand, o novo capitão.
Depois de ouvidos os nomes de todas as opções para a temporada 2024/25, foi tempo de aplaudir Coates. Com Frederico Varandas e Hugo Viana no relvado, o uruguaio endereçou palavras a todos aqueles que a ele se juntaram nesta aventura em Portugal e neste momento houve uma 'chuva de lágrimas' na capital, enxaguadas pouco depois para o apito inicial do jogo contra o Athletic Club, no Troféu Cinco Violinos.
E foi assim que, 10 minutos depois, a tristeza pela despedida do 'El Capitan' daria lugar ao primeiro festejo da noite. Pedro Gonçalves inaugurou o marcador assistido por Viktor Gyokeres e só na segunda parte se voltou a gritar 'golo'. Aos 80', Marcus Edwards conclui uma jogada iniciada nos pés de Daniel Bragança e Trincão, três minutos depois, estabeleceu o resultado final (3-0).
Reforços e jovem à lupa
Vladan Kovacevic
É cada vez mais incerto qual será o guarda-redes titular do Sporting na nova temporada, isto é, caso Amorim defina esse mesmo estatuto. Se por um lado é Franco Israel que ficará com o número 1, foi Kovacevic o titular neste encontro, tendo sido substituído apenas ao minuto 68', a par de outros quatro jogadores.
Zeno Debast
Acreditando que a Diomande caberá cobrir o duro legado deixado por Coates no centro da defesa e que Gonçalo Inácio jogará pela esquerda, é preciso definir apenas quem ficará com o lado direito. Eduardo Quaresma ficou-se por essa posição, enquanto que Debast ocupou o centro. Ainda assim, deixou claro que quer ser titular e, acima de tudo, que merece esse voto de confiança por parte de Amorim.
Rodrigo Ribeiro
Entrou aos 58', para o lugar de Gyokeres. A concluir um contra-ataque liderado por Pedro Gonçalves, atirou por cima da barra e desperdiçou uma boa oportunidade para levar perigo à baliza. No lance do terceiro golo, surgiu na área e soube esperar pelo aparecimento de Matheus Reis, que assistiu Trincão.
Geovany Quenda
Foi a grande surpresa do onze inicial. Amorim lançou o jovem de 17 anos na ala direita, talvez a pensar já na Supertaça, contra o FC Porto, em que não poderá contar com Nuno Santos, que está lesionado, nem com Matheus Reis, que cumprirá castigo. Quenda deu muita velocidade ao jogo e foi um dos elementos que obrigou o Athletic a baixar a linha defensiva.
João Muniz
Foi a jogo ao minuto 69 e não teve tempo para mostrar muito. Numa defesa com tantas opções, terá dificuldades em somar minutos na equipa principal esta temporada.
Os restantes destaques do jogo
Viktor Gyokeres
Não marcou, mas serviu os colegas de equipa em mais do que uma ocasião, com destaque para a assistência para Pedro Gonçalves.
Pedro Gonçalves
Marcou, bateu livres e cantos e esteve sempre atento às movimentações dos colegas, à procura de deixá-los em posições privilegiadas.
Leia Também: 'Ribeiro' de soluções e problemas: Análise aos reforços frente ao Sevilla