Alexandre Montez trocou o triatlo pelo ciclismo de olho no WorldTour

O português Alexandre Montez (Credibom-LA Alumínios-MarcosCar) deixou o triatlo, modalidade em que somava medalhas internacionais nos escalões jovens, para abraçar o ciclismo de estrada, apontando a vencer a juventude na 85.ª Volta a Portugal e chegar ao WorldTour.

Notícia

© Lusa

Lusa
28/07/2024 11:40 ‧ 28/07/2024 por Lusa

Desporto

Volta a Portugal

Aos 22 anos, Montez estreia-se na Volta a Portugal de olho na classificação da juventude - em que atualmente é segundo, atrás do espanhol Jaume Guardeño (Caja Rural-Seguros RGA) -, que assume, em entrevista à agência Lusa, como "uma hipótese".

 

"Não tenho grande expectativa. Já estar à partida é uma grande vitória. Sempre foi um sonho de menino estar na Volta a Portugal. Acompanhava pela televisão e participar já é um grande privilégio", afirma o ciclista.

Segundo Montez, "tudo o que vier será bom" nesta 85.ª edição, de aprendizagem e acumulação de experiência, em pleno ano de afirmação.

O jovem de Aldeia de Além, em Alcanede (Santarém), tem somado resultados promissores na estrada, e este ano foi segundo na Clássica da Arrábida e terceiro na Volta a Portugal do Futuro.

Em 2023, altura em que representou Portugal nos Mundiais de ciclismo em sub-23, foi bronze nos nacionais de estrada, no fundo, e 10.º na Volta ao Alentejo -- como se isso não bastasse, é ainda o atual vice-campeão nacional de ciclocrosse, mais uma vertente em que 'dá cartas'.

Falar com Alexandre Montez permite perceber a sua paixão pela modalidade, por que teve sempre "um gosto especial desde pequeno", mas até podia não estar aqui, uma vez que antes de chegar à Credibom-LA Alumínios-MarcosCar era um 'ás' no triatlo.

Em 2018, e com apenas 16 anos, conquistou a medalha de prata nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, e a de ouro na estafeta mista, com Madalena Cavilhas.

Entrou nos radares de atenção desta modalidade, que combina a mestria na bicicleta com a natação e a corrida, e foi somando bons resultados, de Europeus júnior a Taças da Europa, até assumir o ciclismo por completo, no final de 2022.

"Apesar de ser uma modalidade muito mais dura do que o triatlo, gosto mais, divirto-me mais, desfruto da bicicleta. (...) No triatlo, sempre vi o futuro muito risonho. Acho que é assim que devemos ver as coisas, com ambição e crer", diz.

De resto, a oportunidade chegou com um convite do seu atual diretor desportivo, Hernâni Broco, e aqui mantém a mesma vontade. "Tenho a ambição de dar o meu melhor e subir de escalão no ciclismo", refere.

Sem um futuro muito "delineado", gostava de chegar ao WorldTour, vendo como motivador a presença de nomes como João Almeida ou António Morgado nesse escalão.

"Dá-me motivação, apesar de ter a consciência de que hoje em dia não é fácil sair de Portugal, mesmo sendo jovem. Veremos o que o futuro nos guarda", acrescenta.

O diretor desportivo, o ex-ciclista Hernâni Broco, confirma o convite que fez a um menino que diz conhecer "desde os 14 anos". "Foi uma aposta pessoal convencê-lo", declara à Lusa.

Segundo Broco, a evolução de Montez desde que aceitou o desafio "tem sido surpreendente", razão pela qual a equipa também tem apostado nele, protegendo-o a par de Luís Fernandes, que é oitavo à geral.

"Atualmente, é o melhor sub-23 nacional. Gostava que pudesse dar o passo, como ambiciona, para correr lá fora. É uma aspiração legítima, e se conseguir ajudá-lo nesse sonho, ficaria muito contente", explica o diretor desportivo.

A 85.ª Volta a Portugal em bicicleta está na estrada até 04 de agosto, terminando em Viseu com um contrarrelógio individual.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Basquetebol

Tragédia em Espanha. Jovem basquetebolista morre após grave acidente

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas