Bronca em Paris com duas atletas acusadas de serem homens: "Perigoso"

Pugilistas Lin Yu-ting e Imane Khelif foram autorizadas a participar nos Jogos Olímpicos, apesar da polémica em torno do facto de terem reprovado nos testes de elegibilidade de género em 2023.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
31/07/2024 23:44 ‧ 31/07/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Jogos Olímpicos

Está à vista mais uma polémica nos Jogos Olímpicos, que decorrem na capital francesa de Paris. A prova de boxe feminino arranca na quinta-feira, mas já está a gerar muitas críticas por causa de uma tomada de posição do Comité Olímpico Internacional (COI)

 

As pugilistas Lin Yu-ting, de Taiwan, e Imane Khelif, do Argélia, desqualificadas no Mundial de 2023 por reprovarem nos testes de elegibilidade de género, foram autorizadas a participar nestas olímpiadas. Mas há quem não concorde com esta decisão.

Lin compete na categoria -57kg e Khelif nos -66kg. Caitlin Parker está na categoria de 75 kg, pelo que não vai enfrentar nenhuma das duas, mas deixou clara a sua posição.

"Não concordo que isso seja permitido, especialmente em desportos de combate, porque pode ser incrivelmente perigoso. Não é que eu nunca tenha treinado com homens antes, mas pode ser perigoso para os desportos de combate e deve ser seriamente analisado. É bom que estas coisas estejam a vir ao de cima e que sejam postas sob os holofotes para serem analisadas mais a fundo", disse a atleta de 28 anos, que derrotou a mexicana Vanessa Ortiz por unanimidade, por pontos, para chegar aos quartos de final.

Khelif e Lin foram desqualificadas dos Campeonatos do Mundo de 2023 em Nova Deli, na Índia, organizados pela Associação Internacional de Boxe (IBA), depois de não terem passado nos testes de elegibilidade de género - os testes deram que tinham cromossomas XY em vez de XX, como as mulheres.

Apesar da polémica, o COI garantiu que as duas atletas cumprem os regulamentos.

"Todos os atletas que competem na categoria feminina estão a cumprir as regras de elegibilidade da competição. São mulheres nos seus passaportes e está lá escrito que são do sexo feminino. Estes atletas (Khelif e Lin) competiram muitas vezes antes, durante muitos anos, não acabaram de chegar, competiram em Tóquio (em 2021)", garantiu o porta-voz do COI, Mark Adams.

Leia Também: Futebolistas espanholas revelam que Marta pediu desculpa após expulsão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Redes Sociais

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Xpeng

Xpeng já é "uma das três maiores marcas de elétricos" do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas