Lin Yu-ting, um dos nomes mais badalados dos presentes Jogos Olímpicos, que decorrem na capital francesa de Paris, garantiu, ao início da manhã deste domingo, a conquista de uma medalha, ao apurar-se para as meias finais, na categoria de peso-pena do torneio de boxe.
A taiwanesa derrotou a búlgara Svetlana Kamenova Staneva, por decisão unânime, ao cabo de três 'rounds', e fica, agora, a aguardar pela vencedora do embate entre a turca Esra Yildiz Kahraman e a brasileira Jucielen Cerqueira Romeu, para saber qual a adversária que terá pela frente, na próxima fase.
Na véspera, recorde-se, também Imane Khelif, a outra pugilista hiperandrógena a competir nesta prova, assegurou, também ela, pelo menos, a medalha de bronze, graças ao triunfo alcançado sobre a húngara Anna Luca Hamori.
Ambas as atletas, recorde-se, foi desqualificadas dos últimos Campeonatos do Mundo da modalidade, uma vez que se viram reprovadas no exame de género levado a cabo pela Federação Internacional de Boxe (IBA).
Ainda assim, a dupla foi autorizada, pelo Comité Olímpico Internacional (IOC) a participar em Paris'2024, decisão que tem provocado uma divisão, inclusive, no seio da própria modalidade.
Leia Também: Imane Khelif quebra o silêncio: "Questão de honra para todas as mulheres"