Dois triatletas portugueses com gastroenterite após nadarem no rio Sena

Triatleta português desenvolveu sintomas compatíveis com infeção gastrointestinal, depois de ter participado em duas provas de triatlo nos Jogos Olímpicos Paris'2024. Melanie Santos também desenvolveu sintomatologia semelhante.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
07/08/2024 12:04 ‧ 07/08/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Paris'2024

As provas de natação no Rio Sena dos Jogos Olímpicos Paris'2024 parecem ter feito aquela que é a primeira vítima na comitiva portuguesa. O Comité Olímpico de Portugal (COP) emitiu esta quarta-feira um comunicado oficial, no qual informa que o triatleta Vasco Vilaça desenvolveu, nas últimas horas, sintomas compatíveis com infeção gastrointestinal.

 

Na nota oficial, o COP garante que Vilaça, que esteve presente nas provas de triatlo masculino e estafeta mista, esta estável e que "todas as medidas estão a ser tomadas por parte da equipa de saúde COP para a monitorização e prover, na Aldeia Olímpica, o tratamento conservador devido ao atleta". Também a atleta Melanie Santos desenvolveu sintomatologia idêntica, mas de forma menos aguda.

"A World Triathlon, federação internacional da modalidade, garantiu, nos dias de competição de Triatlo, que a avaliação da qualidade da água cumpria com os regulamentos definidos. Não obstante o cumprimento dos limites de segurança exigidos, a presença de alguns dos parâmetros avaliados comporta um risco de infeção neste contexto ambiental", refere ainda o comunicado oficial do organismo português.

Estes, recorde-se, não são os primeiros casos de sintomas de infeção de atletas presentes nos Jogos Olímpicos, após nadarem no rio Sena. A qualidade da água do rio francês tem gerado uma grande polémica e, de resto, levou a vários adiamentos de provas e treinos.

Confira o comunicado do Comité Olímpico de Portugal na íntegra:

"O Comité Olímpico de Portugal (COP) informa, através da sua Direção de Medicina Desportiva, que o atleta Vasco Vilaça desenvolveu, nas últimas horas, sintomas compatíveis com infeção gastrointestinal no decorrer da sua estadia nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

O quadro clínico é estável e todas as medidas estão a ser tomadas por parte da equipa de saúde COP para a monitorização e prover, na Aldeia Olímpica, o tratamento conservador devido ao atleta.

A World Triathlon, federação internacional da modalidade, garantiu, nos dias de competição de Triatlo, que a avaliação da qualidade da água cumpria com os regulamentos definidos. Não obstante o cumprimento dos limites de segurança exigidos, a presença de alguns dos parâmetros avaliados comporta um risco de infeção neste contexto ambiental.

Durante os últimos dias, também a atleta Melanie Santos desenvolveu sintomatologia idêntica, mas de forma menos aguda.

O COP está atento e a proporcionar os melhores cuidados de saúde aos seus atletas. Continuaremos a monitorizar e prevenir situações similares."

Leia Também: Treino de natação em águas abertas vai decorrer após cancelamento

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Leganés 'pica' Benfica após derrota ante o Barcelona: "Qualquer coisa..."

Espanha

Leganés 'pica' Benfica após derrota ante o Barcelona: "Qualquer coisa..."

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1844
2Benfica1841
3FC Porto1840
4Sp. Braga1834
5Santa Clara1831
6Casa Pia1827
7Vitória SC1826
8Moreirense1823
9Gil Vicente1822
10Estoril1821
11Famalicão1820
12Rio Ave1820
13C.D. Nacional1819
14Estrela1816
15Arouca1816
16Farense1815
17AVS1815
18Boavista1812
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Citroën

Citroën 2CV pode mesmo regressar mais de 30 anos depois

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas