Ditaram os sorteios das provas da UEFA que Sporting de Braga e Vitória SC batalhariam por um lugar nos playoffs da Liga Europa e Liga Conferência Europa, respetivamente, contra equipas... da Suíça. O histórico dos dois rivais minhotos frente a formações helvéticas até é positivo, mas com contornos distintos.
Esta quinta-feira, os arsenalistas recebem o Servette (terceiro classificado na última temporada), na Pedreira, a partir das 20h30, pelo que a deslocação da equipa de Daniel Sousa até Genebra acontecerá apenas na próxima quinta-feira, dia 15 de agosto. Já os vimaranenses visitam o reduto do Zurique (quarto classificado na época transata), em duelo agendado para as 18 horas, decidindo depois a eliminatória no Estádio D. Afonso Henriques daqui a uma semana.
Se o histórico do Sporting de Braga contra equipas suíças não conta com nenhuma derrota (duas vitórias e três empates), o mesmo não se pode dizer do Vitória SC - com dois triunfos, um empate e uma derrota -, cujo único 'tropeção' (polémico) valeu a desilusão de não continuar o sonho... da Liga dos Campeões.
Sporting de Braga luta pela invencibilidade
Sem nunca ter defrontado o Servette no passado, o Sporting de Braga arrancou o seu histórico contra equipas suíças com uma vitória diante do Grasshoppers (2-0), na fase de grupos da Taça UEFA, em 2006/07, seguindo-se depois um duplo empate frente ao Young Boys (0-0 no Minho e 2-2 em Berna) a resultar na passagem à fase de grupos da Liga Europa, em 2011/12, fruto do poder decisivo dos golos marcados fora de casa.
Já em 2015/16, igualmente na Liga Europa, os bracarenses venceram na deslocação ao reduto do Sion (1-2), sendo que o empate em casa (2-2) confirmou a passagem aos 'oitavos' da prova europeia. Segue-se agora nova aventura helvética para o quarto classificado da última temporada na I Liga, desta vez com um adversário em estreia no seu horizonte.
© Getty Images
Última visita do Vitória SC virou 'pesadelo'
A aventura europeia do Vitória SC diante de emblemas suíços arrancou há 50 anos, quando defrontou o Neuchatêl Xamax na fase de grupos da Taça Intertoto, em 1974/75. Os vimaranenses aplicaram uma goleada por 5-2 em casa e, na primeira vez a jogar em solo helvético, triunfaram por 1-0 em Neuchatêl.
Já no século XXI, fruto de um terceiro lugar alcançado na época 2007/08, o emblema de Guimarães teve a hipótese de disputar o sonho da Liga dos Campeões, por via da terceira pré-elliminatória da prova milionária, em 2008/09, altura em que apanhou pela frente o Basileia. Já depois do empate em casa (0-0), seguiu-se uma dramática derrota na Suíça, por 2-1, com polémica à mistura - Roberto fez o 2-2 praticamente em cima do minuto 90, mas um fora de jogo mal assinado custou a eliminação da equipa portuguesa. A próxima visita do quinto classificado da época transata servirá, por isso, para tentar contrariar o 'pesadelo' enfrentado há 16 anos.
© Reprodução Vitória SC
Leia Também: Vitória SC já tem rival na Liga Conferência (e má notícia para Sp. Braga)