Campeã olímpica não perdoa a Rússia: "Bombardearam a minha cidade"

Olga Kharlan dedica a medalha de ouro a "todos os soldados que perderam a vida e aos que continuam a lutar para defender" a Ucrânia.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
09/08/2024 09:36 ‧ 09/08/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

Paris'2024

Olga Kharlan concedeu uma emocionada entrevista à edição desta sexta-feira do jornal espanhol Marca, na qual dedicou a medalha de ouro conquistada na prova de esgrima dos Jogos Olímpicos a "todos os soldados que perderam a vida e aos que continuam a lutar para defender" a Ucrânia.

 

"O mundo esqueceu-se de nós, ainda há guerra", recordou a atleta de 33 anos de idade, na qual confessou que Paris'2024 "tem sido muito difícil" para os compatriotas, visto que cada um "tem a sua própria história" e "sofreu à sua maneira" com a invasão por parte das forças militares russas, que dura já desde 2022.

"Alguns atletas perderam alguém, outros estão a lutar na frente, outros morreram na guerra e não podem estar aqui. É um peso para o coração e para a alma, mas estamos aqui pela Ucrânia e estamos muito orgulhosos por representar o nosso país. Estas medalhas são muito especiais", afirmou.

"No meu coração, há emoções diferentes. Neste momento, em parte, estou muito feliz porque conquistei uma medalha para o meu país, e, ainda que fosse por minutos, pude levar alguma alegria temporária ao meu povo. Ao mesmo tempo, estou muito triste pelo que acontece a cada dia", prosseguiu.

"Quando a guerra começou, só queríamos salvar as nossas casas e as nossas famílias. Só nos focámos em sobreviver dia a dia, semana a semana. Quando os russos começaram a bombardear a minha cidade, chorei muito. Foi muito duro. Só rezávamos para que tudo corresse bem", completou.

Leia Também: "Olhem para isto". Paris'2024 não acabou e já há medalhas neste estado

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Eis a curta mensagem de Cristiano Ronaldo após ter chegado aos 927 golos

Arábia Saudita

Eis a curta mensagem de Cristiano Ronaldo após ter chegado aos 927 golos

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2559
2Benfica2456
3FC Porto2550
4Sp. Braga2550
5Santa Clara2540
6Vitória SC2538
7Casa Pia2536
8Estoril2535
9Famalicão2534
10Rio Ave2529
11Moreirense2528
12Arouca2528
13C.D. Nacional2526
14Gil Vicente2423
15AVS2523
16Estrela2523
17Farense2517
18Boavista2515
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Campeão do mundo de F1 preso em WC no aeroporto: "Teto caiu-me em cima"

Fórmula 1

Campeão do mundo de F1 preso em WC no aeroporto: "Teto caiu-me em cima"

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas