Depois de ter perdido nos quartos de final, na quinta-feira, frente a Israel (68-64), a seleção portuguesa procurava o quinto lugar no 'seu' Europeu, e o 'passaporte' para o Mundial do escalão seguinte, a disputar no próximo ano, na República Checa.
O triunfo folgado frente à Bélgica (77-61), no sábado, deixou as comandadas de Agostinho Pinto a uma vitória desse inédito apuramento, garantindo hoje uma das 16 vagas na fase final, com a vitória frente à Hungria, por seis pontos.
A partida com a Hungria começou de forma muito equilibrada, espelhada nos 18-17 ao final dos primeiros 10 minutos, tendo faltado às portuguesas eficácia na hora de atirar ao cesto.
Portugal não conseguiu corrigir estas lacunas e a Hungria aproveitou para 'fugir' no marcador até ao intervalo, ao qual chegou com uma vantagem de oito pontos (42-34).
As comandadas de Agostinho Pinto procuraram nivelar o encontro e, a meio do terceiro período, um 'triplo' de Ema Karim colocou Portugal na frente, pela primeira vez (44-45).
Com sucessivas mudanças de liderança no marcador, o terceiro período acabou por ditar uma escassa vantagem de três pontos (52-49) para a equipa magiar.
O jogo só ficaria decidido nos minutos finais, com Ema Karim, mais uma vez, a dois minutos do fim, da linha de três pontos, a empatar a partida a 63-63.
A formação portuguesa, embalada pelos mais de dois mil espetadores presentes em Matosinhos, não vacilou e, no último minuto, Carolina Silva, com 'nervos de aço', desempatou a partida, ao marcar os seis pontos da diferença final da linha de lance livre (100% eficácia).
Ema Karim destacou-se neste encontro ao apontar 22 pontos e quatro ressaltos. Já a poste Carolina Silva, de 16 anos, concretizou 10 pontos, sete ressaltos e três assistências.
As outras vagas disponíveis no Europeu de sub-18 foram ocupadas pelas finalistas França e Espanha e pelas semifinalistas Sérvia e Israel, que, tal como Portugal, se juntam à anfitriã República Checa.
Jogo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos.
Hungria - Portugal, 63-69.
Ao intervalo: 42-34.
Sob a arbitragem de Zdenko Tomasovic (Eslováquia), Cisil Gungor (Turquia) e Nermin Hodzic (Alemanha), as equipas alinharam:
Hungria: Kinga Josepovits (8), Patricia Kokai (8), Lili Gabor (4), Eszter Ratkai (12), Zsofia Poczkodi (4) e Eliza Farbas (1). Jogaram ainda: Leila Drahos, Dalma Grets (3), Dora Toman (7), Aliz Janzso (3), Greta Szucs (2) e Reka Toman (11).
Treinador: Miklos Laczka.
Portugal: Magda Freire, Clara Silva (14), Leonor Peixinho (5), Madalena Amaro (4) e Maria Andorinho (2). Jogaram ainda: Ema Karim (22), Sofia Sousa, Rita Nazário (4), Carolina Silva (10) e Marta Rodrigues (8).
Treinador: Agostinho Pinto.
Marcha do marcador: 18-17 (1.º período), 42-34 (intervalo), 52-49 (3.º período) e 63-69 (final).
Assistência: 2.445 espetadores.
Leia Também: Austrália bate Bélgica e volta ao pódio no basquetebol feminino em Paris