José Freitas, a mulher Nazaré e Ricardo Parente esperavam pacientemente a chegada do atleta aos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, no centro histórico de Viana do Castelo, destacando-se pelas t-shirts de apoio: nas costas da camisola, um pequeno porco, um leitão, com asas e que pedala furiosamente uma bicicleta -- "#flyingpiggy", lê-se.
Fazem parte de uma espécie de claque de Iúri Leitão e são amigos de Santa Marta de Portuzelo.
"É um orgulho para nós! Nunca mais será esquecido, está no nosso coração", assegura Nazaré Freitas à Lusa, enquanto o marido lembra os "arrepios" que sentiu ao ver as provas que deram a medalha de prata no concurso de omnium e o ouro, com Rui Oliveira, em Madison, ao vizinho que tem a alcunha de 'Flying Piggy'.
"Estávamos no cortejo de Santa Marta [de Portuzelo], mas nem o vimos bem, estávamos a ver a prova no telemóvel", sorriem.
Para Ricardo, "o Marcelo [Rebelo de Sousa] devia vir cá. Se fosse no futebol... É o único atleta português que ganhou duas medalhas nos mesmos Jogos Olímpicos. As modalidades também merecem", aponta.
Às 21:15, menos de duas horas depois de aterrar no Porto, Iúri Leitão chega à praça repleta de gente atrás de um cortejo de bombos que só para de tocar, já com o ciclista no palco, largos minutos depois.
Incrédulo com a receção, o jovem de 26 anos leva as mãos à cabeça algumas vezes.
"Este é um dia inesquecível. Nunca imaginei que a receção pudesse ter esta dimensão. Estou completamente incrédulo. Consigo sentir o orgulho que as pessoas sentem por este resultado e por ser um vianense a conseguir estes feitos históricos únicos no desporto nacional", disse mais tarde, aos jornalistas.
O ciclista notou que esta é "a parte mais importante da temporada" e sente-se no melhor momento de forma de sempre.
"Não posso dizer que estou propriamente surpreendido porque foi exatamente para isto que trabalhei (...). Se não aproveitar agora o embalo vou estar a desperdiçar o trabalho que fiz até agora. Isto é o que eu faço há muitos anos e trabalho para ser um dos melhores do mundo", disse.
Antes, no palco, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Nuno Ferraz, resumiu o sentimento geral: "És o nosso orgulho! Santa Marta de Portuzelo é a capital do folclore e agora tem o Iúri no coração", atirou.
Já o diretor regional do norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, considera o atleta "uma inspiração como desportista e ser humano: representa tudo o que queremos no desporto em Portugal".
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, junta-se à "emoção incrível", agradecendo: "obrigado por trazeres o espírito olímpico para a nossa praça maior".
"Queremos que sejas o nosso imperador, o imperador de Viana do Castelo, porque vencer como ele venceu só está ao alcance dos imperadores", diz o autarca que promete que, na próxima reunião de câmara, vai propor a atribuição de cidadão de honra da cidade a Iúri Leitão.
Já na varanda, Luís Nobre oferece ao novo "imperador" de Viana o icónico coração de ouro de Viana do Castelo em filigrana e a seguir entra o "We are the champions", música dos Queen que se tornou hino dos campeões.
Leia Também: Atletas portugueses recebidos em apoteose no regresso ao país