Mbappé é arma do Real Madrid para bicampeonato ante Barça crente em Yamal

Kylian Mbappé, do Real Madrid, é a novidade mais sonante da edição 2024/25 da I Liga espanhola, que arranca na quinta--feira, com os 'merengues' à procura do bicampeonato frente ao FC Barcelona do 'prodígio' Lamine Yamal.

Notícia

© Getty Images

Lusa
13/08/2024 08:55 ‧ 13/08/2024 por Lusa

Desporto

La Liga

Oficializado como reforço em 03 de junho, após terminar contrato com o Paris Saint--Germain, o dianteiro de 25 anos é aposta madridista para um ataque onde pontificam Bellingham, Rodrygo e Vinicius Júnior, na antecâmara de uma prova que se estende até 25 de maio, com quatro jogadores lusos -- João Félix (Atlético de Madrid), Rui Silva (Betis), André Almeida (Valência) e Samuel Costa (Maiorca).

 

Apresentado em 16 de julho, no Estádio Santiago Bernabéu, perante cerca de 80.000 espetadores, o internacional francês confessou estar a realizar o sonho de jogar pelo "maior clube da história do futebol", que procurou ainda robustecer o ataque com Endrick, 'promessa' brasileira de 18 anos, ex--Palmeiras.

Sem Toni Kroos, médio alemão que terminou a carreira no Euro2024, após 10 épocas seguidas nos 'blancos', a equipa treinada por Carlo Ancelotti manteve a 'referência' Modric para uma temporada em que o eterno rival e candidato ao título FC Barcelona, vice--campeão em 2023/24, mudou de treinador.

Vencedor da Liga dos Campeões de 2020, pelo Bayern Munique, e ex--selecionador da Alemanha, Hansi Flick rendeu a 'lenda culé' Xavi Hernández e mostrou--se pronto a lutar por títulos na sua apresentação pelos catalães, em 25 de julho.

O técnico alemão pediu também a Lamine Yamal para "manter os pés no chão", entre um rol de elogios às qualidades do 'fenómeno' de 17 anos, expoente da seleção espanhola que venceu o Euro2024, depois de se afirmar pelo 'Barça' no campeonato anterior, ao ser utilizado em 37 jogos.

O extremo é o nome mais sonante de um clube que se reforçou com o catalão Dani Olmo, outro dos destaques da Espanha campeã europeia, ex--Leipzig, numa janela de transferências em que o Atlético de Madrid, quarto classificado em 2023/24, se tem mostrado mais ativo.

Despojados do pódio pela 'sensação' Girona após 11 épocas seguidas no top 3, sempre com o técnico Diego Simeone, os 'colchoneros' investiram nas aquisições do defesa Le Normand, campeão europeu pela Espanha, à Real Sociedad, do médio Gallagher (ex--Chelsea) e dos avançados Sorloth (ex--Villareal) e Julián Alvarez (ex--Manchester City), com o luso João Félix a espreitar a saída.

O Girona tenta defender o estatuto europeu sem o goleador Artem Dovbyk, de saída para a Roma, e o médio Aleix García, transferido para o Bayer Leverkusen, mas com Abel Ruiz, avançado ex--Sporting de Braga, assim como os bascos do Athletic Bilbau, que também recorreu ao clube bracarense para contratar Alvaro Djaló, e da Real Sociedad.

O Betis é a outra formação que parte como 'europeia' para uma temporada em que o vizinho Sevilha começa com um novo treinador, o ex--Las Palmas García Pimienta, em resposta a uma temporada 'aflitiva', encerrada sob o comando do ex--Benfica Quique Flores.

A contratação de Luis Carrión para o lugar de García Pimienta no Las Palmas, a saída de Jagoba Arrasate do Osasuna para o Maiorca, a escolha de Vicente Moreno para ocupar a vaga de treinador no clube de Pamplona e a alteração no FC Barcelona são as outras mudanças técnicas do campeonato.

A comunidade da Andaluzia parte 'desfalcada' para o campeonato, com a dupla de Sevilha, após as descidas de Cádiz, Granada e Almería, enquanto a Comunidade Autónoma de Madrid é a região mais representada em prova, com cinco emblemas, face ao regresso do Leganés, o campeão da II Liga, que subiu a par do Valladolid e do Espanyol.

Alavés, Celta de Vigo, Getafe, Rayo Vallecano, Valência e Villarreal são as outras formações participantes na 95.ª edição do principal campeonato espanhol, que tem como totalistas o Athletic Bilbau, o FC Barcelona e o Real Madrid.

O embate entre o Athletic Bilba e o Getafe, agendado para quinta-feira, às 19:00 locais (18:00 em Lisboa), é o jogo de abertura de um campeonato em que os embates mais antecipados, os do 'el clásico', estão marcados para 27 de outubro, com os madrilenos a receberem os catalães na 11.ª jornada, e para 11 de maio, em Barcelona, à passagem da 35.ª ronda.

Leia Também: Mbappé na lista de convocados do Real Madrid para a Supertaça Europeia

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Óbito

Inglaterra de luto pela morte do campeão mundial George Eastham

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Museu do Caramulo

Exposição de carros de André Villas-Boas encerra já em janeiro

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas