Meteorologia

  • 17 SEPTEMBER 2024
Tempo
27º
MIN 21º MÁX 34º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

'Enhorabuena'. FC Porto de 'sotaque' espanhol vence e é líder à condição

Azuis e brancos triunfaram de forma tranquila nos Açores e somaram a terceira vitória oficial da temporada.

'Enhorabuena'. FC Porto de 'sotaque' espanhol vence e é líder à condição
Notícias ao Minuto

18:59 - 16/08/24 por Notícias ao Minuto

Desporto I Liga

O FC Porto soma e segue esta temporada. Na visita desta sexta-feira ao Santa Clara, em jogo que abriu a segunda jornada da I Liga, os azuis e brancos triunfaram por 2-0 e alcançaram a terceira vitória em outros tantos jogos oficiais esta temporada.

 

Iván Jaime voltou a estar em destaque no lado azul e branco e marcou o primeiro golo em Ponta Delgada. O brasileiro Galeno foi o autor do outro golo, numa partida que contou com uma expulsão na equipa da casa.

Filme do jogo:

Em relação à equipa inicial que derrotou o Gil Vicente na jornada inaugural, por 3-0, Vítor Bruno fez duas alterações. Eustáquio e Gonçalo Borges começam no banco e saltam para a titularidade Vasco Sousa e Fran Navarro. Já Vasco Matos repetiu o mesmo 'onze' que na semana passada goleou na visita ao Estoril (4-1).

Apesar do FC Porto ter mais bola nos minutos iniciais, foi mesmo a equipa da casa a primeira a criar perigo no Estádio São Miguel, em Ponta Delgada. Ao quinto minuto da partida nos Açores, Safira ficou com a baliza escancarada ao receber um passe de Gabriel Silva, mas Diogo Costa teve a frieza necessária para evitar o golo praticamente em cima da linha.

A resposta dos azuis e brancos a este sinal de perigo foi… um golo. Aos 16 minutos, e aproveitando um erro da defensiva contrária, Nico González deixou a bola para Iván Jaime, no lado direito, que rematou forte para o seu terceiro golo em outros tantos jogos que o espanhol já realizou na presente temporada. O criativo está mesmo a ser um dos nomes em destaque neste arranque de época.

Nem dez minutos passaram até o FC Porto chegar ao segundo na ilha de São Miguel aos 25 minutos. Fran Navarro conquistou a falta na grande área, após toque de Gabriel Batista. Fábio Veríssimo apontou de pronto para a marca de grande penalidade, num lance que acabaria confirmado pelo VAR, e Galeno atirou a contar.

Por volta da meia-hora de jogo, o mesmo internacional brasileiro esteve em destaque na área contrária. Após um erro crasso de Diogo Costa, a bola chega a Vinícius Lopes. O avançado do Santa Clara atirou na direção da baliza, mas Galeno apareceu em cima da linha de golo para impedir o remate certeiro do compatriota.

Depois de nenhuma das equipas ter feito alterações em tempo de intervalo, o Santa Clara ficou reduzido a dez unidades por volta da hora de jogo. Adriano Firmino pisou Alan Varela e viu de imediato cartão amarelo. Depois de rever o lance no vídeo-árbitro, Fábio Veríssimo decidiu mudar a cor do cartão e expulsou o jogador do Santa Clara.

O jogo entrou numa fase de menor fulgor de cada lado, destacando-se apenas um remate de Gonçalo Borges para uma grande defesa de Gabriel Batista. Do lado açoriano, Frederico Venâncio tentou dar o ar da sua graça com um remate no coração da área. mas a bola saiu ao lado da baliza à guarda de Diogo Costa.

Com este resultado, o FC Porto assume provisoriamente a liderança da I Liga com seis pontos, ficando à espera do desenrolar dos restantes encontros da jornada. O Santa Clara é o quarto classificado com três pontos.

Momento do jogo: O golo de Iván Jaime pouco depois do quarto de hora lançou o FC Porto rumo a uma vitória tranquila e justa dos azuis e brancos.

Equipas iniciais

Onze do Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney Lima, Frederico Venâncio, Alysson, Lucas Soares, Pedro Ferreira, Adriano, Matheus Araújo, Vinícius, Alisson Safira e Gabriel Silva.

Suplentes:  Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney, Venâncio, Alysson, Lucas Soares, Pedro Ferreira, Adriano, Mateus Araújo, Vinicius, Safira e Gabriel Silva Suplentes: Néneca, Calila, Matheus Pereira, Ricardinho, Luís Rocha, Paulo Henrique, João Costa, Sérginho e Klinsmahn 

Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Zé Pedro, Wenderson Galeno, Vasco Sousa, Alan Varela, Iván Jaime, Nico González, Fran Navarro e Danny Namaso.

Suplentes: Cláudio Ramos, Eustáquio, Grujic, Pepê, André Franco, João Mário, David Carmo, Toni Martínez e Gonçalo Borges

Antevisão

É um duelo entre duas equipas que sorriram na primeira jornada que vai acontecer, na tarde desta sexta-feira, no Estádio São Miguel, em Ponta Delgada. Santa Clara e FC Porto dão o pontapé de saída na segunda jornada da I Liga. 
 
Num embate entre dois dos sete vencedores da primeira ronda do campeonato nacional, o FC Porto volta a viajar para um dos arquipélagos nacionais para tentar seguimento ao que foi a estreia vitoriosa em casa diante do Gil Vicente, por 3-0.

Já o Santa Clara, de regresso ao primeiro escalão do futebol nacional, entrou na I Liga com uma goleada na Amoreia ante o Estoril (4-1) e procurará tentar conquistar pontos frente aos azuis  e brancos, tal como aconteceu no último jogo entre as duas equipas a contar para a I Liga, Em 2022/23, o FC Porto empatou com os açorianos (1-1).

O duelo desta sexta-feira entre o Santa Clara e o FC Porto tem apito inicial agendado para as 16h00 (17h00, hora de Portugal Continental), será ajuizado por Fábio Veríssimo, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, e poderá acompanhá-lo no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório