'Enhorabuena'. FC Porto de 'sotaque' espanhol vence e é líder à condição

Azuis e brancos triunfaram de forma tranquila nos Açores e somaram a terceira vitória oficial da temporada.

Notícia

© Reprodução X FC Porto

Notícias ao Minuto
16/08/2024 18:59 ‧ 16/08/2024 por Notícias ao Minuto

Desporto

I Liga

O FC Porto soma e segue esta temporada. Na visita desta sexta-feira ao Santa Clara, em jogo que abriu a segunda jornada da I Liga, os azuis e brancos triunfaram por 2-0 e alcançaram a terceira vitória em outros tantos jogos oficiais esta temporada.

 

Iván Jaime voltou a estar em destaque no lado azul e branco e marcou o primeiro golo em Ponta Delgada. O brasileiro Galeno foi o autor do outro golo, numa partida que contou com uma expulsão na equipa da casa.

Filme do jogo:

Em relação à equipa inicial que derrotou o Gil Vicente na jornada inaugural, por 3-0, Vítor Bruno fez duas alterações. Eustáquio e Gonçalo Borges começam no banco e saltam para a titularidade Vasco Sousa e Fran Navarro. Já Vasco Matos repetiu o mesmo 'onze' que na semana passada goleou na visita ao Estoril (4-1).

Apesar do FC Porto ter mais bola nos minutos iniciais, foi mesmo a equipa da casa a primeira a criar perigo no Estádio São Miguel, em Ponta Delgada. Ao quinto minuto da partida nos Açores, Safira ficou com a baliza escancarada ao receber um passe de Gabriel Silva, mas Diogo Costa teve a frieza necessária para evitar o golo praticamente em cima da linha.

A resposta dos azuis e brancos a este sinal de perigo foi… um golo. Aos 16 minutos, e aproveitando um erro da defensiva contrária, Nico González deixou a bola para Iván Jaime, no lado direito, que rematou forte para o seu terceiro golo em outros tantos jogos que o espanhol já realizou na presente temporada. O criativo está mesmo a ser um dos nomes em destaque neste arranque de época.

Nem dez minutos passaram até o FC Porto chegar ao segundo na ilha de São Miguel aos 25 minutos. Fran Navarro conquistou a falta na grande área, após toque de Gabriel Batista. Fábio Veríssimo apontou de pronto para a marca de grande penalidade, num lance que acabaria confirmado pelo VAR, e Galeno atirou a contar.

Por volta da meia-hora de jogo, o mesmo internacional brasileiro esteve em destaque na área contrária. Após um erro crasso de Diogo Costa, a bola chega a Vinícius Lopes. O avançado do Santa Clara atirou na direção da baliza, mas Galeno apareceu em cima da linha de golo para impedir o remate certeiro do compatriota.

Depois de nenhuma das equipas ter feito alterações em tempo de intervalo, o Santa Clara ficou reduzido a dez unidades por volta da hora de jogo. Adriano Firmino pisou Alan Varela e viu de imediato cartão amarelo. Depois de rever o lance no vídeo-árbitro, Fábio Veríssimo decidiu mudar a cor do cartão e expulsou o jogador do Santa Clara.

O jogo entrou numa fase de menor fulgor de cada lado, destacando-se apenas um remate de Gonçalo Borges para uma grande defesa de Gabriel Batista. Do lado açoriano, Frederico Venâncio tentou dar o ar da sua graça com um remate no coração da área. mas a bola saiu ao lado da baliza à guarda de Diogo Costa.

Com este resultado, o FC Porto assume provisoriamente a liderança da I Liga com seis pontos, ficando à espera do desenrolar dos restantes encontros da jornada. O Santa Clara é o quarto classificado com três pontos.

Momento do jogo: O golo de Iván Jaime pouco depois do quarto de hora lançou o FC Porto rumo a uma vitória tranquila e justa dos azuis e brancos.

Equipas iniciais

Onze do Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney Lima, Frederico Venâncio, Alysson, Lucas Soares, Pedro Ferreira, Adriano, Matheus Araújo, Vinícius, Alisson Safira e Gabriel Silva.

Suplentes:  Santa Clara: Gabriel Batista, Sidney, Venâncio, Alysson, Lucas Soares, Pedro Ferreira, Adriano, Mateus Araújo, Vinicius, Safira e Gabriel Silva Suplentes: Néneca, Calila, Matheus Pereira, Ricardinho, Luís Rocha, Paulo Henrique, João Costa, Sérginho e Klinsmahn 

Onze do FC Porto: Diogo Costa, Martim Fernandes, Otávio Ataíde, Zé Pedro, Wenderson Galeno, Vasco Sousa, Alan Varela, Iván Jaime, Nico González, Fran Navarro e Danny Namaso.

Suplentes: Cláudio Ramos, Eustáquio, Grujic, Pepê, André Franco, João Mário, David Carmo, Toni Martínez e Gonçalo Borges

Antevisão

É um duelo entre duas equipas que sorriram na primeira jornada que vai acontecer, na tarde desta sexta-feira, no Estádio São Miguel, em Ponta Delgada. Santa Clara e FC Porto dão o pontapé de saída na segunda jornada da I Liga. 
 
Num embate entre dois dos sete vencedores da primeira ronda do campeonato nacional, o FC Porto volta a viajar para um dos arquipélagos nacionais para tentar seguimento ao que foi a estreia vitoriosa em casa diante do Gil Vicente, por 3-0.

Já o Santa Clara, de regresso ao primeiro escalão do futebol nacional, entrou na I Liga com uma goleada na Amoreia ante o Estoril (4-1) e procurará tentar conquistar pontos frente aos azuis  e brancos, tal como aconteceu no último jogo entre as duas equipas a contar para a I Liga, Em 2022/23, o FC Porto empatou com os açorianos (1-1).

O duelo desta sexta-feira entre o Santa Clara e o FC Porto tem apito inicial agendado para as 16h00 (17h00, hora de Portugal Continental), será ajuizado por Fábio Veríssimo, árbitro da Associação de Futebol de Leiria, e poderá acompanhá-lo no Desporto ao Minuto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Inglaterra

Man. United destaca números de Bruno Fernandes: "Magnífico"

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1436
2Benfica1332
3FC Porto1331
4Santa Clara1427
5Sp. Braga1324
6Vitória SC1321
7Moreirense1420
8Famalicão1318
9Casa Pia1417
10Gil Vicente1416
11Rio Ave1315
12Estoril1414
13Estrela1312
14C.D. Nacional1312
15AVS1412
16Boavista1411
17Arouca1411
18Farense149
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Autocar

Os pequenos carros mais icónicos do mundo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas