Ao segundo jogo, o Benfica carimbou o primeiro triunfo na I Liga, este sábado, ao derrotar o Casa Pia, por 3-0, no Estádio da Luz, num jogo em que o contestado Roger Schmidt soube como 'fintar' os assobios, ainda que com algum sofrimento à mistura.
A primeira parte não teve grandes oportunidades, embora não tenha faltado espaço para a tal demonstração de impaciência do público na Luz. Contudo, já no segundo tempo de insistências, os últimos 20 minutos teriam uma história bem mais sorridente para as águias.
Após as mexidas do treinador alemão, Vangelis Pavlidis abriu o ativo (70'), Tiago Gouveia ampliou a vantagem (80') e Fredrik Aurnses fechou as contas (90'), sempre de dez em dez minutos, confirmando os primeiros três pontos para o emblema da Luz.
Assobios antes, assobios depois
Após as críticas, Roger Schmidt - que não escapou a uma monumental assobiadela assim que o seu nome foi anunciado nas colunas do Estádio da Luz - decidiu promover apenas uma alteração, fruto da entrada de António Silva para o lugar de Morato. Já João Pereira fez quatro mexidas, da baliza até à frente de ataque.
Num início de jogo algo morno, a primeira contrariedade para os encarnados aconteceu à passagem do minuto 20, quando Beste sofreu uma lesão num sprint e teve de ser substituído por Álvaro Carreras. Após essa alteração 'forçada', João Mário testou as luvas de Sequeira e Pavlidis e Prestianni ainda criaram perigo, mas também os gansos deixaram um aviso a Trubin, com o cabeceamento de Samuel Obeng a passar por cima.
Com os 45 minutos concluídos, o árbitro Iancu Vasilica apitou para o intervalo e houve espaço para… nova assobiadela. Uma 'fatia' significativa dos mais de 50 mil adeptos presentes na Luz não deixou de demonstrar o seu descontentamento em torno do (pouco futebol) que se estava a passar dentro das quatro linhas.
Foi só preciso mexer...
O Casa Pia praticamente abdicou de atacar no segundo tempo e, como tal, o Benfica apoderou-se da bola, ainda que com sérias dificuldades na hora de colocar a baliza a rondar a baliza de Sequeira. Prestianni e Pavlidis tentaram a sua sorte, até que Schmidt decidiu fazer uma tripla alteração aos 65 minutos, com as entradas de Marcos Leonardo, Orkun Kokçu e Tiago Gouveia.
Cinco minutos depois das primeiras mexidas, Tiago Gouveia cruzou para a área e descobriu Pavlidis que, de cabeça, abriu o ativo, na sua estreia a marcar em jogos oficiais com a camisola encarnada. Dez minutos depois, o jovem avançado português tratou de traduzir uma jogada de insistência em golo, mostrando ser uma opção acertada do treinador alemão. Pelo meio, Nuno Moreira ainda falhou escandalosamente o empate.
Já depois de algumas ameaças para um terceiro golo, eis que isso acabaria por acontecer em cima do minuto 90, quando Aursnes apareceu de forma oportuna na grande área e sentenciou qualquer dúvida que pudesse existir. O Benfica soma, assim, os primeiros três pontos na Luz, mantendo-se a três dos rivais Sporting e FC Porto, enquanto o Casa Pia continua sem somar pontos.
[Notícia atualizada às 22h31]
Leia Também: Pavlidis marca primeiro golo da época do Benfica e Luz respira de alívio
Leia Também: A assistir e a marcar. Tiago Gouveia salta do banco para brilhar na Luz
Onzes
Benfica: Anatoliy Trubin, Alexander Bah, António Silva, Tomás Araújo, Jan-Niklas Beste, Florentino Luís, Fredrik Aursnes, Leandro Barreiro, João Mário, Gianluca Prestianni e Vangelis Pavlidis
Casa Pia: Sequeira, João Goulart, José Fonte, Nermin Zolotic, Larrazabal, Miguel Sousa, Beni Mukendi, Pablo Roberto, Leonardo Lelo, Nuno Moreira e Samuel Obeng.
Antevisão
Menos de uma semana após o mau arranque de época em Famalicão (derrota por 2-0), o Benfica volta a jogar na I Liga, este sábado, com a receção ao Casa Pia no regresso ao Estádio da Luz, sendo novamente o dito 'grande' a entrar em campo depois dos seus rivais.
As águias procuram, assim, reagir à desilusão que enfrentaram no Minho no passado fim de semana, sendo que também os gansos querem responder à derrota diante do Boavista (0-1) na ronda inaugural do campeonato.
Após uma semana em que Roger Schmidt viu o seu nome ser colocado à porta da saída do clube da Luz, que rapidamente desmentiu tal cenário, o Benfica prevê ter uma boa assistência no regresso a casa.
O duelo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Iancu Vasilica, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Benfica-Casa Pia: Águia quer 'picar' ganso para curar desilusão