As notas do Nacional-Sporting: Pote, o motor do rolo compressor

Leões com vitória categórica na Madeira.

Notícia

© Reprodução Site Sporting CP

Francisco Amaral Santos
18/08/2024 07:37 ‧ 18/08/2024 por Francisco Amaral Santos

Desporto

Análise

O Sporting assinou, na tarde de sábado, um autêntico passeio na ilha da Madeira, 'despachando' o Nacional (6-1), em jogo da 2.ª jornada da I Liga. Os leões estavam obrigados a ganhar depois de o FC Porto ter vencido, na véspera, nos Açores, mas a primeira parte não deixou pistas para aquilo que acabaria por suceder no segundo tempo. 

 

Depois de três golos nos primeiros 45 minutos, registaram-se outros quatros na segunda metade do jogo, pese embora todos para a mesma baliza, com o Sporting a não dar qualquer margem aos recém-promovidos insulares. 

Pedro Gonçalves havia aberto o marcador, antes de Gyokeres e Trincão bisarem, ao passo que Daniel Bragança, a novidade promovida por Rúben Amorim no onze, também fez o gosto ao pé. Os leões seguem na liderança, com a companhia, pontual, do rival FC Porto. 

Vamos aos protagonistas.

A figura 

É certo que Pedro Gonçalves apenas marcou um golo, ao contrário de Francisco Trincão e Viktor Gyokeres, que bisaram, mas a importância do médio português no jogo do Sporting é mais do que decisiva. Sabe movimentar-se como poucos e tem um critério indiscutível na hora de entregar a bola. Exibição de mão cheia para o camisola 8 dos leões. 

A surpresa 

Aos dias de hoje substituir um jogador como Morten Hjulmand, mas Daniel Bragança passou o teste na Madeira com distinção, conseguindo aliar uma boa exibição com um belo golo. A saída, anunciada por Rúben Amorim, de Mateus Fernandes também se justifica pelo rendimento de Bragança. 

A desilusão

É verdade que o Sporting não facilitou, mas Lucas França não conseguiu ser a última barreira necessária para evitar o descalabro do Nacional. Sofrer seis golos é sinónimo de pesadelo para qualquer guarda-redes. 

Os treinadores

Tiago Margarido 

O Nacional teve duas caras na tarde de ontem e fica por perceber qual será a versão que mais vezes marcará presença nesta edição da I Liga. A ousadia depressa deu lugar ao excesso de zelo e o pendor ofensivo desenfreado motivou a  desorganização defensiva. Há boas ideias implementadas por Tiago Margarido, mas falta alguma maturidade competitiva aos jogadores. O trabalho está em curso. 

Rúben Amorim

Amorim decidiu apenas mexer no lugar em que era obrigado, por força da lesão de Hjulmand, e viu a equipa apresentar-se a grande nível, com a ligação entre Gyokeres, Pote e Trincão a dar muitos frutos. A equipa está em crescendo, mas a defesa continua a acusar algumas desconcentrações. 

O árbitro

Luís Godinho teve uma tarde tranquila, tirando o lance de grande penalidade, que parece ter decidido da melhor maneira, recebendo sinal verde do VAR. 

Leia Também: Rúben Amorim abre porta de saída a um jogador: "São aqueles dilemas..."

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Zeki Amdouni mostra marca após pancada no Farense-Benfica

Taça de Portugal

Zeki Amdouni mostra marca após pancada no Farense-Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1741
2FC Porto1740
3Benfica1738
4Sp. Braga1731
5Santa Clara1731
6Vitória SC1725
7Casa Pia1724
8Moreirense1722
9Famalicão1720
10Rio Ave1720
11Gil Vicente1719
12Estoril1718
13Estrela1716
14C.D. Nacional1716
15AVS1715
16Arouca1715
17Farense1714
18Boavista1712
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Fórmula 1

Lando Norris é da McLaren, mas não esconde o gosto... pela Ferrari

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas