O Barcelona tem sido um autêntico 'viveiro' de contratações por parte de clubes portugueses. Quem não se lembra de Simão Sabrosa, Deco ou Jérémy Mathieu terem trocado o conjunto da Catalunha pelo campeonato português? Este mercado de transferências pode trazer mais um 'cliente' que engordará a ponte área Barcelona-Portugal.
O Sporting, ao que tudo indica, estará em conversas avançadas com o Barcelona para contratar a título definitivo o brasileiro Vítor Roque, que é visto como um elemento dispensável por parte da equipa técnica liderada por Hans-Dieter Flick.
A SAD leonina liderada por Frederico Varandas terá demonstrado disponibilidade para fazer chegar, a Camp Nou, uma proposta na ordem dos 20 milhões de euros, podendo esta verba aumentar em 10 milhões de euros mediamente objetivos.
A concretizar-se o negócio, Vítor Roque aumentaria o contingente de futebolistas que trocaram diretamente o Barcelona pelo Sporting. O caso mais recente foi o de Trincão, que se tem assumido como um dos esteios da equipa leonina esta temporada. Outras trocas de sucesso entre os catalães e os leões foram Jérémy Mathieu ou Fábio Rochemback. Mas nem tudo são rosas nesta ligação. Chegado em janeiro de 2023, Bellerín não conseguiu sequer vencer a concorrência de Ricardo Esgaio e foi embora.
Outros nomes oriundos do Barcelona e que não vingaram de leão ao peito foram o jovem José Marsà, que fez oito jogos na equipa principal do Sporting, ou o já retirado Jeffrén Suárez, que nunca conseguiu confirmar as suas qualidades.
Barcelona/Sporting |
Francisco Trincão |
Héctor Bellerín |
Jeffrén Suárez |
Jérémy Mathieu |
José Marsà |
Fábio Rochemback |
Gaël Etock |
Alex Zahavi |
Benfica e FC Porto também são 'clientes' do Barcelona
Esta relação estreita entres clubes portugueses e jogadores contratados ao Barcelona não tem apenas o Sporting na lista de compradores. Benfica e FC Porto tão são clientes habituais de futebolistas contratualmente ligados aos catalães e ambos com casos de sucesso e de enorme insucesso também.
No Benfica, por exemplo, surgem à cabeça os nomes de Grimaldo, Simão Sabrosa, Nolito ou Geovanni, que fizeram as delícias dos adeptos encarnados quando trocaram a Catalunha por Lisboa. Por outro lado, Keirrison, Douglas ou o mais recentemente Todibo são atletas que os adeptos do Benfica quererão, certamente, deixar guardados no esquecimento.
O FC Porto também já sorriu com jogadores contratados ao Barcelona. Quem não se lembra da magia que Deco ou Ricardo Quaresma espalharam no relvado do Dragão? E até Vítor Baía foi à Catalunha, mas rapidamente voltou a 'casa' para encher a baliza portista. Nico González trocou os catalães pelos portistas no verão passado e começa agora a apresentar-se como um elemento essencial para o novo treinador Vítor Bruno.
Mas tal como os rivais, também houve casos de insucesso no FC Porto de futebolistas que vieram do Barcelona. Cristian Tello, por exemplo, era produto da La Masia, mas nunca foi capaz de se assumir como indispensável nos portistas. Do lado inverso, Aloísio guarda muitas saudades nas memórias dos adeptos do conjunto azul e branco.
Entre casos de sucesso e outros flops vindos do Barcelona para Portugal nos último anos, Vítor Roque procurará, se se mudar para o Sporting, escrever a sua história no futebol europeu. É que desde que chegou à Catalunha, o jovem de 19 anos não conseguiu justificar os 40 milhões que os catalães pagaram ao Athletico Paranaense em janeiro passado.
Leia Também: Vítor Roque quer o Sporting e já há proposta choruda 'na forja'
Leia Também: Atenção, Sporting. Betis chega a Barcelona para 'roubar' Vitor Roque