Meteorologia

  • 14 NOVEMBER 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 17º
Veja aqui o calendário
Veja aqui o calendário
Betano

Benfica 'mete a segunda' em noite de 'Estrelas' com pouco brilho

Águias mantêm-se a três pontos de Sporting e FC Porto.

Benfica 'mete a segunda' em noite de 'Estrelas' com pouco brilho
Notícias ao Minuto

22:28 - 24/08/24 por Miguel Simões

Desporto I Liga

O Benfica voltou a sorrir na I Liga, este sábado, ao derrotar o Estrela da Amadora, por 1-0, numa noite em que as várias 'Estrelas' em campo não produziram assim tanto brilho quanto se pensaria.

 

Orkun Kokçu, uma novidade no onze das águias, foi o responsável pelo único golo do encontro, aos 19 minutos, com 'culpas' para o guardião Bruno Brígido - ele que, apesar da má abordagem, brilharia mais tarde com quatro defesas de alto nível.

Num jogo que permitiu a (re)estreia de Renato Sanches na Luz, Roger Schmidt leva ainda duas 'dores de cabeça' para casa em função das leões de Fredrik Aursnes e Tiago Gouveia, seguindo a três pontos dos rivais Sporting e FC Porto, que se defrontam na próxima jornada.

Desta vez não foi um suplente utilizado

Após a contestação em torno do onze inicial do triunfo frente ao Casa Pia (3-0), Roger Schmidt promoveu três mudanças com as entradas de Nicolás Otamendi, Álvaro Carreras e Orkun Kokçu para os lugares de António Silva, Beste e João Mário (este último fora da lista de convocados), respetivamente. Já Filipe Martins colocou Nani pela primeira vez a titular, 'prescindido' de Kikas.

As águias entraram mais fortes e, pese embora não tenham criado oportunidades flagrantes nos primeiros minutos, ainda ameaçaram em investidas de Tomás Araújo, Vangelis Pavlidis e Orkun Kokçu, até que chegaria o tento inaugural. Aos 19 minutos, o médio turco mostrou o quão útil pode ser como titular e, na sequência de um passe de Pavlidis, deixou o público da Luz a festejar graças a um lance em que Bruno Brígido nãi ficou nada bem na fotografia.

Os tricolores sentiram o peso do golo e Miguel Lopes foi o primeiro a tentar a sua sorte, antecedendo mais uma contrariedade para Roger Schmidt que, depois da lesão madrugadora de Beste na última partida, teve de substituir Fredrik Aursnes por Tiago Gouveia, pelo mesmo motivo, em cima da meia hora de jogo. 

Até ao intervalo, Kokçu ainda ameaçou o bis e, já no último lance do primeiro tempo, Pavlidis acabaria por introduzir a bola no fundo das redes, mas o lance acabou anulado por Hélder Malheiro, devido a uma falta sobre o guarda-redes Bruno Brígido.

'Culpado' evitou males maiores

Sem qualquer alteração ao intervalo de parte a parte, os encarnados voltaram a entrar mais fortes e, além de Pavliis, também Tiago Gouveia testou as luvas do guarda-redes dos tricolores (que mostrava sinais de redenção ao golo sofrido), numa altura em que a sua equipa tentava responder em contra-ataque ou até em bolas paradas.

À entrada para os últimos 20 minutos, Nani foi substituído por Caio Santana e, ao mesmo tempo, Ángel Di María e Renato Sanches (em estreia) foram lançados por Roger Schmidt, com direito a duas grandes ovações, rendendo Florentino e Prestianni, respetivamente. Eram muitas 'Estrelas' em campo, mas com pouco brilho.

Já nos instantes finais, o jogo ficaria marcado pela lesão de Tiago Gouveia (substituído por Rollheiser), que tinha entrado para render o médio norueguês, ao sair com queixas no braço direito, pelo que esta é mais uma 'dor de cabeça' para Roger Schmidt.

Desta forma, o Benfica passa a somar seis pontos, nos lugares cimeiros da I Liga, mantendo-se a três dos rivais Sporting e FC Porto na liderança, enquanto o Estrela da Amadora segue com apenas um, nos últimos lugares da classificação.

[Notícia atualizada às 22h32]

Leia Também: Kokçu remata, Bruno Brígido compromete e Benfica faz a festa

Onzes

Benfica: Anatoliy Trubin; Alexander Bah, Nicolás Otamendi, Tomás Araújo, Álvaro Carreras; Orkun Kokçu, Florentino Luís, Leandro Barreiro, Fredrick Aursnes; Gianluca Prestianni e Vangelis Pavlidis.

Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Danilo Veiga, Miguel Lopes, Ferro, Nilton Varela; Léo Cordeiro, Leonel Bucca, Nani, André Luiz; Gustavo Henrique e Rodrigo Pinho.

Antevisão

Uma semana após a primeira vitória na I Liga (3-0 diante do Casa Pia), o Benfica volta a jogar no Estádio da Luz, este sábado, desta vez frente ao Estrela da Amadora, com a particularidade de, pela terceira vez à terceira jornada, entrar em campo após os rivais FC Porto e Sporting.

Já com três pontos de atraso para o topo da classificação (fruto da derrota inaugural frente ao Famalicão, por 2-0), o conjunto de Roger Schmidt parte em busca de uma noite 'estrelada' para a conquista de mais três pontos, sabendo que, do outro lado, estará uma equipa à procura do primeiro sorriso da temporada.

Após o empate alcançado frente ao Sporting de Braga (1-1), a equipa de Filipe Martins caiu aos pés do Famalicão (0-3), na Reboleira, pelo que desloca-se à Luz com o intuito de conquistar pontos e, assim, evitar o segundo desaire consecutivo.

O histórico de confrontos sorri largamente ao Benfica (31 vitórias em 39 jogos), sendo de referir que o 40.º encontro poderá ficar marcado pela estreia de Renato Sanches, numa altura em que alguns nomes têm 'abandonado', gradualmente, o extenso boletim clínico dos encarnados.

O jogo tem apito inicial agendado para as 20h30 (horário de Portugal Continental), com arbitragem de Hélder Malheiro, sendo que poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto, no Desporto ao Minuto.

Leia Também: Benfica-Estrela: Águia ambiciona noite 'estrelada' na perseguição ao topo

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório